aula 1 - EDUCAÇÃO FÍSICA DA ANTIGUIDADE ATÉ A IDADE CONTEPORÂNEA.pptx

2,824 views 27 slides Feb 28, 2024
Slide 1
Slide 1 of 27
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27

About This Presentation

contexto histórico da Educação Física


Slide Content

INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO FÍSICA PROF. ME LEONARDO MENDES BARBOSA

EDUCAÇÃO FÍSICA DA ANTIGUIDADE ATÉ A IDADE CONTEMPORÂNEA

PRÉ – HISTÓRIA A história da Educação Física reflete a presença da atividade física, desde os tempos pré-históricos, pois a sobrevivência dependia do aprimoramento de habilidades motoras relacionadas com as capacidades físicas necessárias para encontrar alimento (caçar, subir em árvores) e, também, para a própria defesa.

Gradualmente, as sociedades antigas na China, Egito, Grécia e Roma adotaram a Educação Física como parte do treinamento militar de seus exércitos. Passar dos tempos...

CURIOSIDADE: AINDA NA ANTIGUIDADE..... A Educação Física era muito importante para o povo chinês. Foram eles os criadores do Kung Fu, praticado pela seita Tao- tsé , que consistia em uma ginástica terapêutica que utilizava os exercícios de acordo com a doença a ser tratada. Além das práticas físicas, existia também o aspecto religioso, que tratava as enfermidades do corpo e da alma. A Índia é a nação que atingiu o maior grau de elevação espiritual da humanidade . Os Hindus criaram a YOGA. A yoga, através de uma ginástica de posições , a Hatha - yoga, junto com a respiração adequada , é uma doutrina que busca á integração corpo e mente do indivíduo e sua integração com sua essência divina .

O campo da educação física passou por vários ciclos ao longo de sua longa história..... autoritarismo extremo GRÉCIA ANTIGA - ESPARTANOS Os espartanos e atenienses foram os primeiros a desenvolver um tipo de educação física. semelhante a uma ditadura, Crianças do sexo masculino, a partir dos sete anos, eram retiradas de suas famílias e treinadas para aprender habilidades militares básicas, enquanto viviam em barracas. Quando atingiam a idade de quatorze anos, eles começavam aprender táticas de luta em grupo e a participar efetivamente no serviço militar dos vinte aos trinta anos Figura. ESPARTA

Depois de trinta anos , os homens poderiam então se casar com uma mulher que tivesse feito algum treinamento específico , a fim de fazer bebês fortes. A filosofia dos espartanos era basicamente pensada em ter um exército preparado para que eles invadissem outros países , se desejado , e para evitar que outros países os invadissem . LIBERDADE DE INTERESSES....

Democrática A filosofia dos atenienses foi muito diferente em comparação com os espartanos. A cultura ateniense foi muito democrática, e focada em treinar a mente e o corpo. Ler e escrever fazia parte da sociedade, bem como a atividade física, que teve lugar no centro da cidade, onde o ginásio foi localizado. A educação física filosófica dos atenienses foi o ponto alto da educação física por muitos anos. GRÉCIA ANTIGA - ATENIENSES O campo da educação física passou por vários ciclos ao longo de sua longa história.....

ÉPOCA ROMANA Época um pouco perturbadora, mas é, no entanto, um ciclo de educação física. A educação física para os romanos, num primeiro momento, visava ao treinamento militar, seguindo como influência Grega (Ateniense) voltada à prática de atividades com função higienista e desportiva (Ramos, 2006, p. 34)

IDADE MÉDIA A perda de visibilidade e importância dos exercícios que prosseguiu com a queda do Império Romano continuou de maneira acentuada na Idade Média. O que se vê na Idade Média é a Atividade Física sendo utilizada como preparação militar. (Oliveira, 2006, p. 34) Neste momento da história, a Educação Física, apesar de não merecer um destaque especial, recebeu uma atenção cuidadosa Preparação física dos cavaleiros Guerra santa e cruzadas

Educação Física  foi quase abandonada Com o domínio da igreja, para garantir o poder e a riqueza, tudo que se fazia com relação ao exercício físico era considerado pecado e passivo de punição. Somente os nobres praticavam as justas e os torneios.

IDADE MÉDIA MOMENTO DA HISTÓRIA MARCAD POR DOIS MEONTOS MOMENTO 1: MOMENTO 2: período das Cruzadas, onde a igreja posteriormente organizou durante os séculos XI, XII e XIII. A exigência de preparação física militar, cuja base foi constituída, sem dúvida, pelos exercícios corporais”. (Capinussú.,2005 p. 54) destaque os jogos e torneios, “representam a culminância dos exercícios físicos dos cavaleiros e serviam, nos tempos de paz, como preparação para a guerra”.

“Alguns jogos simples e de pelota, a caça e a pesca constituíram, ao lado dos exercícios naturais, divertimento para todas as classes sociais. O futebol estanho aperfeiçoado teve sua origem na idade média. ( jogo de cácio ) (Ramos, 2006, p. 34) Tênis – suas origens na idade média – conhecida como jogo de raqueta.

IDADE MODERNA Exercícios como agentes da educação Com o reconhecimento do início da Idade Moderna, que historicamente se dá em 1453 com a tomada de Constantinopla pelos Turcos, os exercícios naturais ganham força e se tornam um reforço na educação, pois, “com a adoção das ideias clássicas, a partir do século XVIII, no Ocidente, manifesta-se o interesse pela vida natural e os exercícios são empregados como agentes da educação, embora de maneira teórica e empírica” (Ramos, 2006, p. 34)

Neste momento da história , houve importantes importantes acontecimentos na área da Educação Física : os exercícios físicos assumiram papel de alta significação , e isso favoreceu a Educação Física , pois, refletiu um passo seguro dado em busca do seu próprio conhecimento . No início dos anos 1700, houve uma grande mudança na educação física, que pode ser em grande parte atribuída a três pessoas: Rousseau, Johan Simon, e Guts Muths . A partir deste momento que a Educação Física passou a ser vista e estudada com fins humanistas, com abordagens da formação corporal para a saúde do corpo e mente, desligada da preparação militar e voltada para a educação

Erasmo de Roterdam cooperou para evolução da ginástica, Calvino favorável a alguns aspectos do problema pedagógico; Rousseau primeira pessoa a promover a educação para as massas e ele também pensou em jogo como sendo educacional Rousseau Em 1712, propôs as atividades físicas para as crianças como sendo necessárias ao seu desenvolvimento cognitivo.

Johan Simon considerado o primeiro professor de ginástica moderna e acreditava que a educação física deveria ser ensinada junto com a leitura e escrita. Guts Muths desenvolveu uma série de aparelhos de ginástica e preparação física, acreditava que educação física desenvolvia habilidades sociais muito importantes Pestalozzi com sua pedagogia experimental, “por meio de suas contribuições, teóricas e práticas, muitos influíram na ação educacional, que proporcionou o grande movimento de sistematização da ginástica” (Oliveira, 2006, p. 34)

A sistematização da ginástica proporcionada na Idade Moderna se tornará elemento importante na Idade Contemporânea, favorecendo o surgimento dos movimentos ginásticos do Centro (na Alemanha), onde foram criados “aparelhos como barra fixa e as barras paralelas, sendo os alemães, portanto, os precursores do esporte que hoje se chama ginástica olímpica” (Oliveira, 2006, p. 34)

A prática dos jogos desportivos na Inglaterra e o surgimento da psicomotricidade (Ramos, 2006, p. 34)

IDADE CONTEMPORÂNEA Na atualidade, o que se tem é a prática da Atividade Física associada à figura de uma pessoa saudável.

o uso de exercícios físicos como reabilitação o uso de equipamentos para melhorar o desempenho de atletas, que visam o máximo de rendimento numerosos sistemas de preparação desportiva IDADE CONTEMPORÂNEA (Ramos, 2006, p. 34)

numerosos sistemas de preparação desportiva, Além disso, todo esse panorama da atividade física passa a ser cada vez mais massificada e disseminada pela mídia nos lares, “torna-se mais desportiva e universaliza seus conceitos nos nossos dias e dirige - se para o futuro, plena de ecletismo (teorias, fundamentações), moldada pelas novas condições de vida e ambiente” (Ramos, 1982, p. 341)

PADRÃO DE BELEZA NA SOCIEDADE ATUAL

A história do desenvolvimento das civilizações relaciona-se com a Educação Física por meios dos fundamentos Médicos- higiênicos – terapêuticos; Fisiológicos; Morais; Religiosos/espirituais; Guerreiros.

REVISÃO: • A história da educação física reflete a presença da atividade física, desde o início da humanidade, pois a sobrevivência dependia do aprimoramento de habilidades motoras, tanto para a caça, quanto para a defesa. • A Educação Física passou por diversas fases bem caracterizadas de acordo com cada período histórico. • A Educação Física está em constante transformação, criando novas oportunidades profissionais nos mais diversos campos de atuação.

1 Diferencie a Educação Física em Atenas da de Esparta. 2 Caracterize a Educação Física na Idade Média. 3 Explique de que maneira podemos afirmar que a Educação Física deixou de ser tratada como prática de preparação militar para se tornar instrumento de preparação de corpo e mente, com fins humanistas. AUTOATIVIDADE
Tags