Aula 2 - Anatomia - Cortes e cavidades do corpo humano.pptx

CarolinaSantos800238 4 views 31 slides Sep 18, 2025
Slide 1
Slide 1 of 31
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30
Slide 31
31

About This Presentation

AULA DE ANATOMIA


Slide Content

Cortes e cavidades do corpo humano Anatomia humana – Profa Carolina Santos

Revisão da aula anterior Dinâmica de problematização

Dinâmica A dinâmica da problematização visa que os alunos consigam associar os conhecimentos adquiridos na cadeira até o momento com as situações que já observaram do cotidiano. No contexto da matéria, a turma em conjunto pode pensar em uma situação-problema que evidencie o prejuízo do profissional de técnico de enfermagem não ter conhecimento prática da anatomia humana. Serão duas equipes: Equipe 1: Problemática no Hospital Equipe 2 : Problemática no Posto de Saúde ATÉ 20 MINUTOS PARA O PLANEJAMENTO ATÉ 15 MINUTOS DE APRESENTAÇÃO (CADA EQUIPE)

Dinâmica 1) Situação-problema: Paciente prejudicado pela falta de conhecimento de anatomia do técnico de enfermagem. Atores: paciente, acompanhante, técnico de enfermagem, equipe no geral. OU 2) Situação-problema: Transtorno com a equipe do local por erro do técnico de enfermagem na descrição da evolução do prontuário do paciente. Atores: paciente, acompanhante, técnico de enfermagem, equipe no geral. OU 3) Outra situação-problema definida pela equipe que consiga evidenciar o referido. Livre escolha.

Dinâmicas Lembretes: Todos da equipe devem participar; Contornar a situação-problema apresentando resolução; Haverá debate após cada apresentação; Vale 0-0,5 ponto na AV1. Critério: manejo e coerência da apresentação frente ao conteúdo trabalhado.

Generalidades A anatomia é a ciência que estuda, macro e microscopicamente, a constituição e o desenvolvimento do corpo humano. A anatomia pode ser dividida em três grandes grupos: Anatomia macroscópica e Anatomia microscópica. 1) Anatomia Macroscópica é o estudo das estruturas observáveis a olho nu, utilizando ou não recursos tecnológicos os mais variáveis possíveis.

Generalidades Anatomia Microscópica é aquela relacionada com as estruturas corporais invisíveis a olho nu e requer o uso de instrumental para ampliação, como lupas, microscópios ópticos e eletrônicos. Este grupo é dividido em : Citologia (estudo da célula) Histologia (estudo dos tecidos e de como estes se organizam para a formação de órgãos).

Generalidades Anatomia Humana, a Anatomia Vegetal e a Anatomia Comparada também são especializações da anatomia. Na Anatomia Comparada faz-se o estudo comparativo da estrutura de diferentes animais (ou plantas) com o objetivo de verificar as relações entre eles, o que pode elucidar sobre aspectos da sua evolução.

Divisão do corpo humano Classicamente o corpo humano é dividido em: cabeça, pescoço, tronco e membros.

Posição anatômica A posição anatômica é uma posição de REFERÊNCIA, que dá significado aos termos direcionais utilizados na descrição nas partes e regiões do corpo. As discussões sobre o corpo, o modo como se movimenta, sua postura ou a relação entre uma e outra área assumem que o corpo como um todo está numa posição específica chamada POSIÇÃO ANATÔMICA. O corpo está numa postura ereta (em pé, posição ortostática ou bípede) com os membros superiores estendidos ao lado do tronco e as palmas das mãos voltadas para frente. A cabeça e pés também estão apontados para frente e o olhar para o horizonte.

Posição anatômica

Planos anatômicos Para estudarmos a Anatomia Humana é necessário conhecermos os chamados planos anatômicos, pois eles são fundamentais para que se conheça melhor o corpo humano e seus componentes. Assim a localização e a situação dos diferentes órgãos do corpo serão facilitadas. Planos de secção: Seccionam (cortam) o corpo; Planos de delimitação: A penas delimitam (tangenciam) o corpo.

Planos de delimitação

Suponhamos que o indivíduo, em posição anatômica, esteja dentro de um caixão. As seis paredes que constituem o caixão representariam os planos de delimitação: Plano Superior : seria a parede que está por cima da cabeça do indivíduo. Plano Inferior : é o que está passando por baixo dos pés. Plano Anterior : é o plano que passa adiante do corpo. Plano Posterior : é o que passa por trás do indivíduo, ou seja, atrás das costas. Planos Laterais : são as duas paredes laterais, que limitam os membros (superiores e inferiores), de ambos os lados do corpo .

https://www.youtube.com/watch?v=m70MKi48wqI

Planos de secção

Plano Mediano : plano vertical que passa longitudinalmente através do corpo, dividindo-o em metades direita e esquerda. Também pode ser chamado de plano sagital mediano. Um plano próximo do mediano é um plano paramediano . Planos frontais : são planos verticais que passam através do corpo em ângulos retos com o plano mediano, dividindo o corpo em partes anterior (frente) e posterior (de trás). Planos Sagitais : são planos verticais que passam através do corpo, paralelos ao plano mediano. Planos Transversais (Horizontais ): são planos que passam através do corpo em ângulos retos com os planos coronal e mediano. Divide o corpo em partes superior e inferior.

https://www.youtube.com/watch?v=1rAsy6WnCUg

Termos anatômicos TERMOS DE POSIÇÃO E DIREÇÃO Anterior / Ventral / Frontal : na direção da frente do corpo. Posterior / Dorsal : na direção das costas (traseiro). Superior / Cranial : na direção da parte superior do corpo. Inferior / Caudal : na direção da parte inferior do corpo. Medial: mais próximo do plano sagital mediano (linha mediana). Lateral : mais afastado do plano sagital mediano (linha mediana) . Proximal : próximo da raiz do membro. Na direção do tronco. Distal : afastado da raiz do membro. Longe do tronco ou do ponto de inserção . Superficial: significa mais perto da superfície do corpo. Profundo : significa mais afastado da superfície do corpo.

Termos anatômicos TERMOS DE MOVIMENTOS Flexão: curvatura ou diminuição do ângulo entre os ossos ou partes do corpo. Extensão : endireitar ou aumentar o ângulo entre os ossos ou partes do corpo. Adução : movimento na direção do plano mediano. Abdução : afastar-se do plano mediano. Rotação Medial : traz a face anterior de um membro para mais perto do plano mediano. Rotação Lateral : leva a face anterior para longe do plano mediano. Pronação : movimento de rotação medial do antebraço e mão de modo que a palma da mão olha para o plano posterior.

Termos anatômicos TERMOS DE MOVIMENTOS Supinação: movimento de rotação lateral do antebraço e mão de modo que a palma da mão olha para o plano anterior, como na posição anatômica. Inversão : movimento da sola do pé em direção ao plano mediano. Eversão : movimento da sola do pé para longe do plano mediano. Dorsiflexão (flexão dorsal): movimento de flexão na articulação do tornozelo, como acontece quando se caminha morro acima ou se levantam os dedos do solo. Plantiflexão (flexão plantar): dobra o pé ou dedos em direção à face plantar, quando se fica em pé na ponta dos dedos.

Estrutura celular, tecidos e sistemas

Introdução A anatomia humana é um ramo da Biologia que estuda os sistemas do corpo humano e o funcionamento dos mesmos. No nosso corpo, existem órgãos e complexos sistemas que interagem uns com os outros, de forma a garantir que as funções vitais do organismo estejam em funcionamento. Homeostase é o equilíbrio que esses sistemas devem ter para a realização dessas funções. Juntamente com anatomia, estuda-se também a fisiologia, ou seja, o funcionamento dos sistemas. A fisiologia é uma ciência que pesquisa as funções dos seres vivos. A fisiologia humana estuda a função de cada parte do corpo e tem uma grande ligação com a anatomia humana

Estrutura celular, tecidos e sistemas As células são unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos. As células passam por diversos processos de diferenciação para executar funções no organismo. O conjunto de células semelhantes formam os  tecidos , que atuam para desempenhar uma mesma função. O agrupamento de tecidos formam os órgãos, que quando integrados formam os sistemas.

Estrutura celular, tecidos e sistemas

Estrutura celular, tecidos e sistemas

Atividade rápida – Individual Diferencie anatomia x fisiologia. Dê um exemplo de como a estrutura do corpo pode determinar cada função. Quais são os tecidos que formam os sistemas e quais suas respectivas funções? 20 MINUTOS 0,5 PONTO

Resposta As ciências da anatomia e da fisiologia são o fundamento para a compreensão das estruturas e das funções do corpo humano. A estrutura do corpo está projetada para cumprir uma função específica e como a estrutura de uma parte determina, com frequência, as funções que consegue desempenhar. Exemplo: ossos do crânio x ossos do dedo Apesar de serem ossos estão em posição de funcionamento diferentes. A estrutura é estudada pela anatomia, enquanto a função é estudada pelas fisiologia.

Resposta Os quatro principais: Epitelial, Conjuntivo, Nervoso e muscular. Tecido epitelial: Função: Proteger, absorver, secretar e excretar. Tecido conjuntivo: É o mais abundante em todo corpo e tem função de sustentar outros tecidos. Tecido nervoso: Responsável por enviar os comandos. Tecido muscular: Esta diretamente relacionado ao mecanismo de locomoção. Tecido adiposo: reserva de energia, protetor e sustentador dos órgãos, isolante térmico.

Sistemas 1.Tegumentar 2.Esquelético 3.Linfático e Imunológico 4.Muscular 5.Nervoso 6.Circulatório 7.Respiratório 8.Digestório 9.Urinário 10.Genital: masculino e feminino 11.Endócrino

Obrigada!
Tags