Cortes e cavidades do corpo humano Anatomia humana – Profa Carolina Santos
Revisão da aula anterior Dinâmica de problematização
Dinâmica A dinâmica da problematização visa que os alunos consigam associar os conhecimentos adquiridos na cadeira até o momento com as situações que já observaram do cotidiano. No contexto da matéria, a turma em conjunto pode pensar em uma situação-problema que evidencie o prejuízo do profissional de técnico de enfermagem não ter conhecimento prática da anatomia humana. Serão duas equipes: Equipe 1: Problemática no Hospital Equipe 2 : Problemática no Posto de Saúde ATÉ 20 MINUTOS PARA O PLANEJAMENTO ATÉ 15 MINUTOS DE APRESENTAÇÃO (CADA EQUIPE)
Dinâmica 1) Situação-problema: Paciente prejudicado pela falta de conhecimento de anatomia do técnico de enfermagem. Atores: paciente, acompanhante, técnico de enfermagem, equipe no geral. OU 2) Situação-problema: Transtorno com a equipe do local por erro do técnico de enfermagem na descrição da evolução do prontuário do paciente. Atores: paciente, acompanhante, técnico de enfermagem, equipe no geral. OU 3) Outra situação-problema definida pela equipe que consiga evidenciar o referido. Livre escolha.
Dinâmicas Lembretes: Todos da equipe devem participar; Contornar a situação-problema apresentando resolução; Haverá debate após cada apresentação; Vale 0-0,5 ponto na AV1. Critério: manejo e coerência da apresentação frente ao conteúdo trabalhado.
Generalidades A anatomia é a ciência que estuda, macro e microscopicamente, a constituição e o desenvolvimento do corpo humano. A anatomia pode ser dividida em três grandes grupos: Anatomia macroscópica e Anatomia microscópica. 1) Anatomia Macroscópica é o estudo das estruturas observáveis a olho nu, utilizando ou não recursos tecnológicos os mais variáveis possíveis.
Generalidades Anatomia Microscópica é aquela relacionada com as estruturas corporais invisíveis a olho nu e requer o uso de instrumental para ampliação, como lupas, microscópios ópticos e eletrônicos. Este grupo é dividido em : Citologia (estudo da célula) Histologia (estudo dos tecidos e de como estes se organizam para a formação de órgãos).
Generalidades Anatomia Humana, a Anatomia Vegetal e a Anatomia Comparada também são especializações da anatomia. Na Anatomia Comparada faz-se o estudo comparativo da estrutura de diferentes animais (ou plantas) com o objetivo de verificar as relações entre eles, o que pode elucidar sobre aspectos da sua evolução.
Divisão do corpo humano Classicamente o corpo humano é dividido em: cabeça, pescoço, tronco e membros.
Posição anatômica A posição anatômica é uma posição de REFERÊNCIA, que dá significado aos termos direcionais utilizados na descrição nas partes e regiões do corpo. As discussões sobre o corpo, o modo como se movimenta, sua postura ou a relação entre uma e outra área assumem que o corpo como um todo está numa posição específica chamada POSIÇÃO ANATÔMICA. O corpo está numa postura ereta (em pé, posição ortostática ou bípede) com os membros superiores estendidos ao lado do tronco e as palmas das mãos voltadas para frente. A cabeça e pés também estão apontados para frente e o olhar para o horizonte.
Posição anatômica
Planos anatômicos Para estudarmos a Anatomia Humana é necessário conhecermos os chamados planos anatômicos, pois eles são fundamentais para que se conheça melhor o corpo humano e seus componentes. Assim a localização e a situação dos diferentes órgãos do corpo serão facilitadas. Planos de secção: Seccionam (cortam) o corpo; Planos de delimitação: A penas delimitam (tangenciam) o corpo.
Planos de delimitação
Suponhamos que o indivíduo, em posição anatômica, esteja dentro de um caixão. As seis paredes que constituem o caixão representariam os planos de delimitação: Plano Superior : seria a parede que está por cima da cabeça do indivíduo. Plano Inferior : é o que está passando por baixo dos pés. Plano Anterior : é o plano que passa adiante do corpo. Plano Posterior : é o que passa por trás do indivíduo, ou seja, atrás das costas. Planos Laterais : são as duas paredes laterais, que limitam os membros (superiores e inferiores), de ambos os lados do corpo .
https://www.youtube.com/watch?v=m70MKi48wqI
Planos de secção
Plano Mediano : plano vertical que passa longitudinalmente através do corpo, dividindo-o em metades direita e esquerda. Também pode ser chamado de plano sagital mediano. Um plano próximo do mediano é um plano paramediano . Planos frontais : são planos verticais que passam através do corpo em ângulos retos com o plano mediano, dividindo o corpo em partes anterior (frente) e posterior (de trás). Planos Sagitais : são planos verticais que passam através do corpo, paralelos ao plano mediano. Planos Transversais (Horizontais ): são planos que passam através do corpo em ângulos retos com os planos coronal e mediano. Divide o corpo em partes superior e inferior.
https://www.youtube.com/watch?v=1rAsy6WnCUg
Termos anatômicos TERMOS DE POSIÇÃO E DIREÇÃO Anterior / Ventral / Frontal : na direção da frente do corpo. Posterior / Dorsal : na direção das costas (traseiro). Superior / Cranial : na direção da parte superior do corpo. Inferior / Caudal : na direção da parte inferior do corpo. Medial: mais próximo do plano sagital mediano (linha mediana). Lateral : mais afastado do plano sagital mediano (linha mediana) . Proximal : próximo da raiz do membro. Na direção do tronco. Distal : afastado da raiz do membro. Longe do tronco ou do ponto de inserção . Superficial: significa mais perto da superfície do corpo. Profundo : significa mais afastado da superfície do corpo.
Termos anatômicos TERMOS DE MOVIMENTOS Flexão: curvatura ou diminuição do ângulo entre os ossos ou partes do corpo. Extensão : endireitar ou aumentar o ângulo entre os ossos ou partes do corpo. Adução : movimento na direção do plano mediano. Abdução : afastar-se do plano mediano. Rotação Medial : traz a face anterior de um membro para mais perto do plano mediano. Rotação Lateral : leva a face anterior para longe do plano mediano. Pronação : movimento de rotação medial do antebraço e mão de modo que a palma da mão olha para o plano posterior.
Termos anatômicos TERMOS DE MOVIMENTOS Supinação: movimento de rotação lateral do antebraço e mão de modo que a palma da mão olha para o plano anterior, como na posição anatômica. Inversão : movimento da sola do pé em direção ao plano mediano. Eversão : movimento da sola do pé para longe do plano mediano. Dorsiflexão (flexão dorsal): movimento de flexão na articulação do tornozelo, como acontece quando se caminha morro acima ou se levantam os dedos do solo. Plantiflexão (flexão plantar): dobra o pé ou dedos em direção à face plantar, quando se fica em pé na ponta dos dedos.
Estrutura celular, tecidos e sistemas
Introdução A anatomia humana é um ramo da Biologia que estuda os sistemas do corpo humano e o funcionamento dos mesmos. No nosso corpo, existem órgãos e complexos sistemas que interagem uns com os outros, de forma a garantir que as funções vitais do organismo estejam em funcionamento. Homeostase é o equilíbrio que esses sistemas devem ter para a realização dessas funções. Juntamente com anatomia, estuda-se também a fisiologia, ou seja, o funcionamento dos sistemas. A fisiologia é uma ciência que pesquisa as funções dos seres vivos. A fisiologia humana estuda a função de cada parte do corpo e tem uma grande ligação com a anatomia humana
Estrutura celular, tecidos e sistemas As células são unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos. As células passam por diversos processos de diferenciação para executar funções no organismo. O conjunto de células semelhantes formam os tecidos , que atuam para desempenhar uma mesma função. O agrupamento de tecidos formam os órgãos, que quando integrados formam os sistemas.
Estrutura celular, tecidos e sistemas
Estrutura celular, tecidos e sistemas
Atividade rápida – Individual Diferencie anatomia x fisiologia. Dê um exemplo de como a estrutura do corpo pode determinar cada função. Quais são os tecidos que formam os sistemas e quais suas respectivas funções? 20 MINUTOS 0,5 PONTO
Resposta As ciências da anatomia e da fisiologia são o fundamento para a compreensão das estruturas e das funções do corpo humano. A estrutura do corpo está projetada para cumprir uma função específica e como a estrutura de uma parte determina, com frequência, as funções que consegue desempenhar. Exemplo: ossos do crânio x ossos do dedo Apesar de serem ossos estão em posição de funcionamento diferentes. A estrutura é estudada pela anatomia, enquanto a função é estudada pelas fisiologia.
Resposta Os quatro principais: Epitelial, Conjuntivo, Nervoso e muscular. Tecido epitelial: Função: Proteger, absorver, secretar e excretar. Tecido conjuntivo: É o mais abundante em todo corpo e tem função de sustentar outros tecidos. Tecido nervoso: Responsável por enviar os comandos. Tecido muscular: Esta diretamente relacionado ao mecanismo de locomoção. Tecido adiposo: reserva de energia, protetor e sustentador dos órgãos, isolante térmico.
Sistemas 1.Tegumentar 2.Esquelético 3.Linfático e Imunológico 4.Muscular 5.Nervoso 6.Circulatório 7.Respiratório 8.Digestório 9.Urinário 10.Genital: masculino e feminino 11.Endócrino