Aula 2 floresta solo

agropatricia 484 views 18 slides Nov 18, 2015
Slide 1
Slide 1 of 18
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18

About This Presentation

AAAA


Slide Content

INVESTIGANDO OS TIPOS DE SOLOS (CAPÍTULO 08) CIÊNCIAS Prof. Mariane

TIPOS DE SOLO

SOLO ARENOSO É constituído em sua maior parte (70%) por areia. O espaço entre as partículas de areia permite uma boa circulação de ar e água, reduzindo a capacidade de retenção de água, ou seja, ele é muito permeável. O solo arenoso é comum em regiões de praias e dunas, onde há predomínio de vegetação rasteira e arbustiva.

SOLO ARGILOSO É um solo rico em argila, cujas partículas muito finas são capazes de reter grande quantidade de água. O solo argiloso é úmido e compacto, o que dificulta a circulação de ar. Quando seco, ele endurece, podendo rachar ou empedrar. Do solo argiloso é retirada a argila, matéria-prima para a fabricação de tijolos, telhas, porcelanas e panelas-de-barro.

SOLO HUMÍFERO Este solo apresenta maior quantidade de húmus que os demais. O húmus sofre ação de microrganismos e libera nutrientes essenciais ao desenvolvimento das plantas. O solo humífero é arejado e tem boa capacidade de absorção de água, mas não a acumula, ou seja, é permeável. Geralmente o solo humífero é fofo, úmido e possui coloração escura.

PROPRIEDADES DOS SOLOS

POROSIDADE Os solos apresentam uma capacidade variável de armazenamento de água e ar, que é determinada pela presença de poros, ou seja, espaços entre as partículas que os compõem. Quanto maior o espaço ocupado pelos poros, mais poroso é o solo.

PERMEABILIDADE É a capacidade que o solo tem de deixar passar água e ar através de suas camadas. Um solo com grande permeabilidade permite que certa quantidade de água passe com mais rapidez do que em um solo com pouca permeabilidade.

pH DOS SOLOS O pH mede a acidez, a alcalinidade ou a neutralidade dos solos. A escala de pH varia de 0 a 14. As substâncias ácidas têm pH entre 0 e 7 e as substâncias básicas (alcalinas) entre 7 e 14. O pH é neutro quando não é nem básico nem ácido (7).

Os solos brasileiros são ácidos Quando os solos envelhecem, ou seja, sofrem intemperismo, ocorre a acidificação desses solos. Como o Brasil possui a ação constante de agentes de intemperismo (vento, chuva, temperatura) devido a seu clima, os solos daqui são mais velhos e, por consequência, mais ácidos.

Em solos ácidos as plantas não conseguem absorver adequadamente alguns nutrientes, como o nitrogênio, o potássio e o fósforo. Para que elas se desenvolvam adequadamente, é necessário corrigir o pH do solo. Uma das maneiras de corrigi-los é adicionar calcário. Esta técnica é chamada de calagem.

Algumas plantas crescem perfeitamente em solos ácidos ou básicos. Em solos ácidos ocorre a presença do sapé. Já em solos básicos é comum aparecerem samambaias.

As hortênsias são indicadores naturais do pH do solo. Quando as flores são azuis indicam que o solo é ácido. Quando as flores são vermelhas indicam que o solo é básico.

EXERCÍCIOS Cite as principais características de cada solo (arenoso, argiloso e humífero) diferenciando um do outro. Explique qual característica permite que a panela de barro seja feita somente com argila e não com areia. Quanto mais poroso for um solo, a capacidade dele de armazenar água aumenta ou diminui? Por quê? Explique o que é permeabilidade. Explique o que é pH do solo. O que a variação dele interfere na planta?
Tags