PROPRIEDADE DOS MATERIAIS ESCOLA MUNICIPAL DO BANCO CENTRAL DISCIPLINA: CIÊNCIAS PROF.ª VANESSA SOUZA
Matéria, corpo e objeto MATÉRIA: tudo que tem massa, ocupa lugar no espaço e pode, portanto, de alguma forma, ser medido. EXEMPLO: madeira, alumínio, ferro, ar, etc. CORPO: uma porção limitada da matéria. EXEMPLO: tábua, barra de ferro. OBJETO: é um corpo fabricado para um determinado fim. EXEMPLO: porta de madeira, portão de ferro.
As propriedades da matéria são classificadas em:
GERAIS São comuns a toda e qualquer espécie de matéria, independentemente da substância de que ela é feita. • MASSA: Todos os corpos possuem massa. • EXTENSÃO: Todos os corpos ocupam lugar no espaço. • EXTENSÃO: Todos os corpos ocupam lugar no espaço. • IMPERNETRABILIDADE: Dois corpos não ocupam, ao mesmo tempo, um mesmo lugar no espaço. • DIVISIBILIDADE: Os corpos podem ser divididos em partes cada vez menores. • COMPRESSIBILIDADE: Os corpos possuem a propriedade de poder diminuir de tamanho, sob a ação de forças externas. • ELASTICIDADE: Os corpos possuem a propriedade de voltar à forma e volume originais, cessada a causa que os deformou.
ESPECÍFICAS São propriedades que permitem identificar uma determinada espécie de matéria. DENSIDADE: é a relação entre o peso e o volume ocupado por uma matéria. PROPRIEDADES MAGNÉTICAS: a capacidade que um objeto tem de atrair e repelir outros objetos. TEMPERATURA DE FUSÃO E EBULIÇÃO: o ponto de fusão é a temperatura em que uma substância pura que estava no estado sólido passa para o estado líquido. O ponto de ebulição é a temperatura em que uma substância pura passa do estado líquido para o estado de vapor. SOLUBILIDADE: é a propriedade física das substâncias de se dissolverem, ou não, em um determinado líquido.