MariaCristinaSouzaLe1
97 views
15 slides
May 30, 2024
Slide 1 of 15
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
About This Presentation
Geopolítica ocorreu anteriormente à Primeira Guerra Mundial (1914-1918), período no qual as principais potências europeias buscavam analisar a conjuntura política local com vistas à proteção do seu território. Destaca-se também o viés imperialista das relações estabelecidas entre os pa�...
Geopolítica ocorreu anteriormente à Primeira Guerra Mundial (1914-1918), período no qual as principais potências europeias buscavam analisar a conjuntura política local com vistas à proteção do seu território. Destaca-se também o viés imperialista das relações estabelecidas entre os países europeus e outros territórios, especialmente africanos, muitas vezes justificadas por questões geopolíticas.iuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuGeopolítica ocorreu anteriormente à Primeira Guerra Mundial (1914-1918), período no qual as principais potências europeias buscavam analisar a conjuntura política local com vistas à proteção do seu território. Destaca-se também o viés imperialista das relações estabelecidas entre os países europeus e outros territórios, especialmente africanos, muitas vezes justificadas por questões geopolíticas.
Size: 9.93 MB
Language: pt
Added: May 30, 2024
Slides: 15 pages
Slide Content
Oceania: população e economia
Você deve ter percebido na aula anterior que as características naturais da Oceania influenciam na administração pública, nas decisões políticas e quaisquer decisões que possam vir a tomar sobre o desenvolvimento da região. Desta forma, agora que já estudamos um pouco sobre essas características, poderemos compreender melhor sobre os aspectos populacionais e econômicos desse continente. Quando terminarmos, você estará pronto para: - Identificar os principais aspectos populacionais e econômicos da Oceania; -Explicar como as características naturais da região podem influenciar nos aspectos sociais e econômicos; - Conhecer melhor o desenvolvimento econômico do continente na atualidade; - Entender mais as particularidades culturais da população que vive no continente oceânico e ligação com o Brasil.
Os países oceânicos O continente oceânico é composto por várias ilhas que se localizam entre o Oceano Pacífico e o Índico. As principais são a Austrália e a Nova Zelândia. Também existem três outras classificações para outras variadas ilhas que se encontram na região. São elas: Melanésia (povos com a pele mais escura), Micronésia (ilhas muito pequenas) e Polinésia (grande quantidade de ilhas). Na Polinésia, encontra-se a Ilha do Hawai, que é o 50° Estado dos Estado Unidos e as ilhas denominadas de Polinésia Francesa.
APEC A APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico) é um bloco econômico que foi criado em 1993 na Conferência de Seattle (Estados Unidos da América). Está em fase de implantação e é de extrema importância no cenário econômico mundial, pois somadas as produções industriais de todos os países membros, chega-se a quase metade de toda produção mundial. O PIB dos países membros atinge cerca de 17 trilhões de dólares. Principais objetivos da APEC - Estimular o comércio de produtos e serviços entres os países membros; - Redução das tarifas alfandegárias e taxas de importação e exportação nas relações comerciais entre os países membros.
Fatores climáticos Condições físicas ou geográficas que condicionam o clima interagindo nas condições atmosféricas. Cada região tem seu próprio clima, isto porque os fatores climáticos modificam os elementos do clima. Os fatores climáticos são, latitude, altitude, massas de ar, continentalidade, correntes marítimas, relevo e vegetação. É devido a eles que regiões próximas podem apresentar climas diferentes ou que regiões distantes, apresentem climas semelhantes. A maior parte da Oceania está na zona intertropical. A metade sul da Austrália, a Tasmânia e a Nova Zelândia, apresentam um clima mais moderado, oceânico. No litoral sul da Austrália, o inverno é moderado, e só a Tasmânia é bem mais fria no inverno. As precipitações são frequentemente mais abundantes que na maioria dos países tropicais úmidos, embora haja também regiões secas, como a Austrália central, a dorsal seca do Pacífico equatorial, em cujo centro estão as Ilhas Phoenix, e algumas pequenas zonas mais secas da Melanésia. Como resultado da distribuição das temperaturas e precipitações, há também na Oceania uma zona de clima tropical quente e úmido.
Você Sabia? Sobre as localizações indicadas no mapa, assinale a alternativa que esteja com os números e suas respectivas denominações indicadas corretamente. a) 3 – Nova Zelândia e B – Oceano Índico b) 4 – Austrália e B – Oceano Pacífico c) A – Oceano Atlântico e 1 – Papua Nova Guiné d) A – Oceano Pacífico e 4 – Nova Zelândia
2. Observando a divisão política da Austrália, podemos afirmar que: a) Vitória se encontra na porção oeste do território. b) Queensland encontra-se na porção nordeste do país. c) Austrália Ocidental se encontra à leste do território. d) Nova Gales se encontra a sul de Vitória. Você Sabia?
3. Leia atentamente os itens abaixo: I. O continente oceânico é composto por várias ilhas e se localiza entre o Oceano Pacífico e Índico. II. As principais ilhas da Oceania são a Austrália e a Nova Zelândia. III. A classificação das pequenas ilhas da Oceania são chamadas de micronésias. IV. Polinésias é o nome dado a grande quantidade de ilhas que existe em uma porção da Oceania. Assinale a alternativa que indique as afirmações corretas. a) Apenas I, II e III. b) Apenas III e IV. c) Todas estão corretas. d) Apenas II e IV. Você Sabia?
População da Oceania Com cerca de 38 milhões de habitantes, a população da Oceania é a segunda menor entre os continentes. A Antártida possui o menor contingente populacional, correspondendo apenas 0,5% da população mundial. Em países como Austrália e Nova Zelândia predominam os habitantes descendentes de europeus, sobretudo de britânicos. A população nativa, representada pelos aborígenes australianos e os maoris neozelandeses, foi praticamente dizimada. Nos outros países, ainda existe um grande número de nativos. A Oceania é formada por 14 países, que ocupam uma área de 8.526.462 quilômetros quadrados. A densidade demográfica, obtida por meio da divisão da população total pela área, é de aproximadamente 4,3 habitantes por quilômetro quadrado, portanto, o continente é pouco povoado. Além de ser pouco populosa e pouco povoada, outra característica da Oceania é a diferença no número de habitantes entre os países.
Economia da Oceania A economia continental apresenta grande disparidade, fato que pode ser analisado através da diferença no Produto Interno Bruto (PIB) dos países dessa região. Austrália e Nova Zelândia possuem alto grau de desenvolvimento socioeconômico, estando entre os países mais ricos e com melhor qualidade de vida do planeta. Essas duas nações apresentam forte industrialização e agropecuária altamente mecanizada. Os outros países apresentam economia com pouca expressividade, baseada na agricultura. O turismo é desenvolvido em praticamente todos os países. O diversificado parque industrial australiano impulsiona a economia nacional, com destaque para os segmentos de: química, metalurgia, siderurgia, petroquímica, máquinas e equipamentos, etc. A mineração é outro setor importante para a captação de recursos financeiros. Essa atividade é desenvolvida por meio da extração de bauxita, ouro, ferro, chumbo e manganês. A Nova Zelândia, segunda nação mais rica do continente, possui elevado nível de industrialização (alimentício, transformadoras, metalúrgica, siderúrgica, petroquímica, etc.). Também abriga grandes reservas de petróleo, carvão e gás natural. Outro destaque da economia nacional são os rebanhos de ovinos, caprinos, bovinos e suínos, impulsionando a produção de lã, carne e laticínios.
Agro pecuár ia A agropecuária na Austrália é de grande importância e representatividade mundial. A pecuária, principalmente de ovinos, faz com que o país seja o maior exportador mundial de lã, chegando a exportar cerca de 165 milhões de cabeças e os bovinos, cerca de 124 milhões de cabeças, pela alta produtividade e pela qualidade de sua carne. A agricultura concentra-se na região Sudeste e é bastante moderna e diversificada, destaca-se a produção de cereais, cana-de-açúcar e frutas tropicais . A população rural é de aproximadamente 9%. A área utilizada para atividades agrícolas e pastoris divide-se em lavouras, pastagens cultivadas, pastagens nativas, pastoreio extensivo e sazonal utiizando cerca de 59,2% do território .
Observando as informações indicadas no mapa sobre os recursos minerais e as indústrias, a frase correta seria: a) A cidade de Darwin é a mais industrializada do país. b) Austrália Ocidental é a divisão política que mais abriga regiões industriais no país. c) A região de Quessnsland é a que possui menor variação de recursos minerais. d) A porção sudeste do território abriga a maior parte das regiões industrializadas do país. Você Sabia?
Indique o número que melhor se refere as lacunas, observando as informações expressas no mapa: 1 – áreas não aproveitáveis. 2 – pecuária extensiva. 3 – policultura. ( ) Ocupa a segunda maior porção do território australiano, principalmente pode ser encontrado em regiões desérticas. ( ) Concentra-se no leste do país, principalmente no litoral de Queensland . ( ) Ocupa a maior parte do território do país. Desta forma, a ordem com que os números foram organizados são: a) 312. b) 132. c) 231. d) 123. Você Sabia?
I. A densidade demográfica, obtida por meio da divisão da população total pela área, é de aproximadamente 4,3 habitantes por quilômetro quadrado, portanto, o continente é pouco povoado. II. É pouco populosa e pouco povoada. III. Na Oceania existe diferença entre o número de habitantes dos países. IV. A Austrália, por exemplo, abriga mais de 60% da população continental. Assinale a alternativa que indique corretamente as afirmações corretas sobre o continente oceânico: a) Apenas I e II. b) Apenas III. c) Apenas III e II. d) Todas as afirmativas. Você Sabia?
Na próxima aula você estudará mais detalhadamente sobre regiões ártica e antártica, seus territórios hostis, desafios para à ciência e sustentabilidade.