Aula 3 - Cálculo de Medicação (Juliano montar).pptx

780 views 15 slides Feb 04, 2024
Slide 1
Slide 1 of 15
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15

About This Presentation

Cálculo de medicação


Slide Content

Farmacologia Aplicada à Enfermagem Aula 3: “Cálculo de Medicação”

IMPORTÂNCIA A administração segura e precisa de medicamentos é uma das mais importantes do profissional de enfermagem. No cuidado diário dos pacientes, o cálculo de medicação e gotejamento é um dos procedimentos fundamentais para o sucesso do tratamento, contribuindo tanto para a recuperação do enfermo quanto para a prevenção de problemas. O esclarecimento sobre o cálculo de medicação está entre as temáticas mais importantes para os profissionais de enfermagem na atualidade, exigindo bastante atenção, perícia e proatividade dos profissionais de enfermagem.

PROPORÇÕES E EQUIVALÊNCIA 1 mL contém 20 gotas 1 gota equivale a 3 microgotas 1 mL contém 60 microgotas 1 gramas equivale a 1000 mg 1 L equivale a 1000 mL 60 min = 1h 1000 mg = 1g UI = Unidades Internacionais- 100UI = 1mL (na seringa, em sua grande maioria)

Cálculo de Medicação A aplicação adequada dos fundamentos da aritmética e da matemática auxilia o profissional de saúde na prevenção de erros relacionados ao preparo, a dosagem e ou à administração de medicamentos. Seguem alguns dos fundamentos mais utilizados na prática da enfermagem.

Cálculo de Medicação REGRA DE TRÊS Relação entre grandezas proporcionais. Pode ser direta ou inversa. Na regra de três direta ao aumentar um fator, aumenta-se também o outro; como no exemplo abaixo ao aumentar o número de ampolas aumenta-se o total de ml. Exemplo: Tenho ampolas de dipirona com 2 ml de solução. Quantos ml existem em três ampolas? Forma direta: 2 ml x 3 ampolas = 6 ml nas três ampolas Observação: O mesmo exemplo anterior, por regra de três:

Cálculo de Medicação REGRA DE TRÊS Exemplo: Tenho ampolas de dipirona com 2 ml de solução. Quantos ml existem em três ampolas? Forma direta: 2 ml x 3 ampolas = 6 ml nas três ampolas. Observação: O mesmo exemplo anterior, por regra de três:

Cálculo de Medicação REGRA DE TRÊS Já na regra de três inversa ocorre uma situação diferente.

Cálculo de Medicação PORCENTAGEM Representada pelo símbolo % (por cento), pode ser "traduzido" como partes de cem, então quando diz-se 45% isso significa que tem-se 45 partes de um total de cem. 5% indica que tenho 5 g de soluto em 100 ml de solvente, se eu tenho um Soro Glicosado a 5%, então eu tenho 5 g de glicose em cada 100 ml desse soro.

Cálculo de Medicação

Cálculo de Gotejamento

Cálculo de Gotejamento O cálculo de gotejamento em minutos é realizado através da fórmula a seguir:

Cálculo de Gotejamento O cálculo de gotejamento em horas é realizado através da fórmula a seguir:

Cálculo de Gotejamento O cálculo de gotejamento em horas é realizado através da fórmula a seguir:

Cálculo de Gotejamento

Obrigado!!! “Cálculo de Medicação”