AULA 3 Potenciais de membrana e de ação.pptx

hugobenedito 0 views 27 slides Oct 05, 2025
Slide 1
Slide 1 of 27
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27

About This Presentation

fisiologia humana


Slide Content

UNIVERSIDADE ALBERTO CHIPANDE FACULDADE DE CI Ê NCIAS DE SA Ú DE MEDICINA GERAL TEMA : FISIOLOGIA DAS MEMBRANAS: POTENCIAL DE MEMBRANA E POTENCIAL DE AC Ã O Hugo Benedito Hugo (Medico Internista) JULHO , 2025

OBJECTIVO DE APRENDIZAGEM Compreender a fisica basica dos potencias de membrana. Diferenciar potencial de membrana, potencial de accao. Identificar o papel dos i õ es no petencial de a ç ã o Compreender ritmicidade, transmiss ã o e excita ç ã o

OBJECTIVO DE APRENDIZAGEM Potencial de Membrana de Repouso e Potencial de Ação. Transmissão Sináptica.

CÉLULAS EXCITÁVEIS Células excitáveis são capazes de alterar o potencial da membrana Os principais tipos de células excitáveis são neurônios e fibras musculares

ESTRUTURA DO NEURÔNIO

A bainha de mielina aumenta a velocidade de propagação do potencial de ação

Existem 2 tipos principais de potencial: Potencial de membrana de repouso e potencial de ação. O potencial de membrana ajuda a gerar o potencial de ação, e esses potenciais de ação atuam como sinais de transporte e retransmissão para o SNC e o cérebro para realizar um movimento ou ação específica.

POTENCIAL DE REPOUSO Potencial de membrana é a diferença de potencial existente entre o meio intra e extra celular de uma célula; O potencial da membrana é -90 mV, isto é, no interior da fibra é 90 mV mais negativo que o potencial no líquido extracelular.

POTENCIAL DE MEMBRANA ORIGEM Potencial de Repouso da Membrana Perme ab i l i d a + de da m e + m brana é menor ao Na que ao k quando a célula está em repouso; Bombeia sódio para fora da fibra e ao mesmo tempo, bombeia potássio para dentro dela ( 3 Na+ para fora em troca de 2 K+ para o interior), deixando um déficit real de íons positivos no interior, isso produz uma carga negativa no interior da membrana celular Íons protéicos negativos que não se difundem de dentro para fora da célula;

POTENCIAL DE ACÇÃO É definido como uma alteração súbita, rápida e transitória do potencial de repouso da membrana, que se propaga. Somente neurônios e células musculares são capazes de gerar potenciais de ação, uma propriedade chamada de excitabilidade.

Cont …. Potenciais de ação são sinais neurais. Os neurônios geram e conduzem esses sinais ao longo dos seus processos para transmiti-los até os tecidos inervados por eles. Esses tecidos serão, então, estimulados, inibidos ou modulados de alguma forma.

Para que serve o potencial de ação? Estimular a contração muscular. Estimular a liberação de neurotransmissores. Estimular a secreção de outras substâncias por células neurais e neuroendócrinas.

FASES DO POTENCIAL DE AÇÃO

e fechados P o r t õ es d e Potencial de membrana de repouso

POTENCIAL DE AÇÃO DESPOLARIZAÇÃO

POTENCIAL DE AÇÃO REPOLARIZAÇÃO

POTENCIAL DE AÇÃO RETORNO AO ESTADO ORIGINAL DE REPOUSO

POTENCIAL DE AÇÃO

11

Exemplo : Anestésicos locais – bloqueiam os canais de sódio dependentes de voltagem evitando a despolarização (potenciais graduais na periferia após lesão) impedindo que o sinal chegue até o encéfalo.

1 SINAPSE

SINAPSES : É um local por onde a informação é transmitida de uma célula a outra. A informação pode ser transmitida por mecanismo elétrico (sinapses elétricas) ou químico (sinapses químicas).

São substâncias químicas produzidas pelos neurônios e são usadas para transmitir informação entre eles. Estes são libertados por um neurônio pré-sináptico para a fenda sináptica, no espaço extra-celular e causam uma alteração na membrana pós-sináptica . Esta célula receptora, pode ser um neurônio com receptores especificas para os neutransmissores , porém, também pode ser uma célula muscular ou uma célula glandular. Definição dos neurotransmissores :

Sinapse elétrica Sinapse química

SINAPSE ELÉTRICA E QUÍMICA

Classificação dos neurotransmissores: Aminas Biogênicas: Dopamina A d r enalina Norad r enal i na Serotonina Histamina Acetilcholina (Ach) Aminoácido s : Glutamato + Aspartato Ácido y-aminobutírico (GABA) – Glicina Neuropeptídeos: Substância P Vasopressina Peptídeo Inibidor Vasoactivo VIP Endorfinas Dinorfina Ocitocina Neurotensina Agentes gasosas: Óxido Nítrico Monóxido de carbono

Obrigado pela atenção
Tags