Aula 3 - Sistema reprodutivo feminino.pptx

ThaisMesquita24 18 views 36 slides Sep 06, 2025
Slide 1
Slide 1 of 36
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30
Slide 31
31
Slide 32
32
Slide 33
33
Slide 34
34
Slide 35
35
Slide 36
36

About This Presentation

Sistema reprodutivo feminino.pptx


Slide Content

Sistema Reprodutor Feminino Saúde da Mulher II Profª THAIS MESQUITA MUROS

Introdução Define-se como o sistema de órgãos da mulher envolvidos nos processos reprodutivos; É formado pelas seguintes estruturas principais: gônadas (ovários), tubas uterinas , útero , vagina interna e pela vulva (vagina externa).

Vagina

Vulva É delimitada e protegida por duas pregas cutâneo-mucosas intensamente irrigadas e inervadas, os grandes lábios . Mais internamente, encontra-se os pequenos lábios .

Vulva Na vulva também está o clitóris , que é um pequeno órgão altamente sensível (homólogo à glande do pênis) formado por tecido erétil. Logo abaixo, localiza-se a abertura vaginal e uretral .

Vagina Interna A vagina interna é um canal de 6 a 10 cm de comprimento, de paredes elásticas, que liga o colo do útero aos genitais externos.

Vagina Interna Contém de cada lado de sua abertura, porém internamente, as denominadas Glândulas de Bartholin , que secretam um muco lubrificante. A Glândula de Skene segrega uma enzima que intervém na excitação e na ejaculação feminina.

Vagina Interna A entrada da vagina é protegida por uma membrana circular - o hímen - que fecha parcialmente o orifício vulvo -vaginal, podendo ter formas diversas. Geralmente, essa membrana se rompe nas primeiras relações sexuais.

Vagina Interna É revestida por uma membrana mucosa , cujas células liberam glicogênio. Bactérias presentes na mucosa vaginal (Lactobacilos) fermentam o glicogênio, produzindo ácido lático impedindo a proliferação da maioria dos micro-organismos patogênicos.

Útero

Útero O útero possui a forma de uma pera invertida, é musculoso e oco. Na sua região superior/lateral está ligado com as tubas uterinas e na região inferior está ligado com a vagina.

Útero Corpo Istmo Colo Fundo Óstio É formado pelas seguintes regiões: fundo , corpo , istmo , colo e óstio .

Útero O interior do útero é revestido por um tecido muito vascularizado e sua parede é formada por três camadas: perimétrio , miométrio e endométrio .

Útero: Perimétrio Perimétrio : camada mais externa do útero, constituída principalmente por uma membrana úmida e delgada de células epiteliais ( serosa ) associada à uma fina camada de tecido conjuntivo.

Útero: Miométrio Miométrio : encontra-se abaixo da serosa e é responsável por boa parte da espessura da parede uterina; é formado por feixes de fibras musculares lisas separadas por tecido conjuntivo.

Útero: Endométrio Endométrio : camada interna de células que reveste a cavidade uterina. Todo mês ele se torna mais espesso para receber o óvulo fertilizado; caso não ocorra a fertilização, se eliminada através da menstruação.

Tubas Uterinas

Tubas Uterinas Tubos contráteis, com 10 cm de comprimento, que se localizam na região súpero-lateral do útero; Responsáveis por promoverem o encontro dos gametas feminino e masculino (fecundação).

Tubas Uterinas Partindo do ovário para o útero, a tuba uterina é subdividida em 3 partes: infundíbulo , ampola e istmo .

Tubas Uterinas: Infundíbulo Infundíbulo: Porção mais lateral da tuba uterina. Sua base é irregular, e circundada por fímbrias, uma das quais, a fímbria ovárica, é a mais desenvolvida e está anexada ao ligamento tubo-ovárico;

Tubas Uterinas: Ampola Ampola : É a parte mais longa e mais calibrosa , com aproximadamente 7 cm. É ligeiramente tortuosa e possui paredes delgadas. Considerada a parte mais importante por ser o local onde ocorre a fecundação .

Tubas Uterinas: Istmo Istmo : É a parte medial da tuba que sofre um estreitamento, mede cerca de 3 a 4 cm de comprimento, é retilínea, de parede espessas e menos móvel. É a continuação da ampola para o trajeto até o corpo do útero.

Tubas Uterinas: Túnicas Serosa : mais externa, semelhante ao perimétrio do útero; Muscular : composta de camadas de fibras; Mucosa : constituída de pregas tubais que facilitam a locomoção do óvulo ao útero.

Ovários

Ovários Os ovários são órgãos sexuais primários responsáveis pela produção de óvulos e dos hormônios sexuais femininos: estrógeno e progesterona ; Normalmente a mulher possui dois desses órgãos.

Ovários Com relação a sua anatomia, possuem uma forma oval e aplanada, semelhante à de uma amêndoa. Apresenta duas partes: uma interna e outra externa .

Ovários A parte externa abriga uma grande quantidade de folículos, local onde se encontram os óvulos. A cada ciclo menstrual, um novo folículo será desenvolvido ( folículo de Graaf ).

Ciclo Menstrual

Ciclo Menstrual A menstruação é a eliminação do tecido endometrial, sangue , secreções e muco do útero, e dura de três a sete dias; em contrapartida, o ciclo menstrual se refere a todos os processos anteriores e posteriores a este ato, durando cerca de 28 dias . Divide-se em duas fases principais: proliferativa e secretora (ou luteínica ).

Conhecendo os hormônios femininos FSH:   hormônio folículo estimulante , é produzido pela hipófise e tem como função regular a maturação dos ovários ; LH:   hormônio luteinizante , é responsável pela maturação dos folículos, ovulação e produção de progesterona , sendo fundamental para a capacidade reprodutiva da mulher; Estrogênios :   responsáveis pela regulação do ciclo hormonal durante a idade fértil. Durante a puberdade, os estrogênios estimulam o desenvolvimento dos seios e o amadurecimento e desenvolvimento do sistema reprodutor; Progesterona:   produzido pelos ovários , sendo importante para regular o ciclo menstrual da mulher e preparar o útero para receber o óvulo fecundado. Os níveis aumentam logo depois da ovulação e permanece alto em caso de gravidez. No entanto, caso não exista gravidez, há diminuição da concentração de progesterona, levando à eliminação do revestimento do útero , caracterizando a menstruação.

Fase Proliferativa Aumento da produção de estrógeno e proliferação das células do endométrio; Amadurecimento do folículo primário; Fim da produção de estrógeno; Produção de LH e Ovulação .

Fase Secretora Transformação do folículo rompido em corpo lúteo ; Produção de estrógeno e progesterona. Fim da produção de LH e FSH; Amadurecimento do útero para receber o embrião formado.

Fase Secretora Se não houver fecundação, o endométrio é eliminado através da menstruação , iniciando um novo ciclo menstrual.

Fase Secretora: Gráfico proliferativa Fase segregativa Fase proliferativa

Referências FREITAS, F. et al. Rotinas em Ginecologia. 6.ed. Porto Alegre: Artmed, 2011. [Acervo Físico]. http://www.unifesp.br/dmorfo/histologia/ensino/utero/histologia.htm http://www.afh.bio.br/reprod/reprod2.asp
Tags