Regulagem e operação dos arados Regulagem de profundidade. Regulagem de ângulo dos discos/aiveca. Ajustes conforme o tipo de solo e objetivo. Cuidados na operação para evitar desgaste e consumo excessivo de combustível. Sobreposição dos discos.
Operação e Manobras Normalmente se inicia fazendo as “cabeceiras”, ou seja, os cantos dos talhões. Em grades com quadro (controle remoto), os pneus não são utilizados durante o trabalho, permanecendo erguidos. As manobras são sempre feitas com os discos no chão (arando ou nivelando) – Eficiência de trabalho.
Operação e Manobras Ao começar a gradagem deve-se acompanhar as cabeceiras contorno iniciando a operação no sentido que a cabeceira fique sempre do lado esquerdo do tratorista.
Operação e Manobras Sentido de manobras: Durante a gradagem (com os discos no solo), NÃO faça manobras à direita, pois os ângulos formados pelas seções de discos passam a transmitir grande esforço ao equipamento, principalmente os componentes de tração. Se precisar sair do talhão para manobrar ou virar para direita, o que fazer? Controle remoto? Niveladora?
Operação e Manobras Resultado: Perda da eficiência de trabalho e muitas sobrepassadas. Ao trabalhar, a distância aumenta em relação ao “Tiro” inicial.
Operação e Manobras Resultado: Perda da eficiência de trabalho e muitas sobrepassadas. Ao trabalhar, a distância aumenta em relação ao “Tiro” inicial. SOBREPASSADAS: SÃO COMUNS, POR CONTA DAS MANOBRAS; GERAM PERDA DE EFICIENCIA DE TRABALHO (MESMA ÁREA PREPARADA MAIS DE UMA VEZ) EM ÁREAS DE PREPARO DE SOLO FREQUENTES (COMO AQUI NA LAGOA), AS CABECEIRAS GERALMENTE SÃO AREAS DE LAVOURAS COM PROBLEMAS: POÇAS D’ÁGUA, CABECEIRAS DURAS, PÉ DE GRADE E MAIS SECAS.
Operação e Manobras Como melhorar a eficiência de trabalho através de manobras? Abertura de talhões A técnica de abrir talhões melhora a eficiência de trabalho através da agilidade de manobras, mas deixam pequenas falhas que geram sobrepassadas.
Operação e Manobras Como melhorar a eficiência de trabalho através de manobras? Abertura de talhões
Operação e Manobras Abrir talhões deixam as manobras mais rápidas, mas pode deixar falhas no fechamento do talhão. Qual tecnologia temos a disposição para corrigir erros entre passadas? Piloto automático - GPS
Manutenção periódica A manutenção periódica de grades agrícolas foca em manter os discos e eixos em boas condições, garantindo a limpeza, lubrificação e inspeção de componentes desgastados, como rolamentos e parafusos.
Passos para a manutenção periódica
Por que é importante?
Cálculos de Trabalho e Custo de Operação
Seminários - 1 1/09 5 grupos /5 alunos
Tecnologias de GPS Piloto Automático – Pra que serve Objetivo agronômico Principio de Funcionamento Interação com os implementos e máquinas em geral - como plantio, pulverização e colheita
Enleiradores e Trituradores de Pedra
Plainas Agrícolas Objetivo agronômico Principio de Funcionamento Estrutura Demanda de potencia Custo de aquisição e operação
Subsoladores e Escarificadores
Máquinas para Manejo de Palhada e enfenação Objetivo agronômico Principio de Funcionamento Estrutura Demanda de potencia Custo de aquisição e operação Ex : Rolo Faca, ceifadeira, enfardadeira, etc.
Cálculos de Trabalho e Custo de Operação O que é? Capacidade de Campo Teórica (CCT): É o rendimento máximo ideal do conjunto, sem perdas.
Capacidade de Campo Efetiva (CCE): É o rendimento real da operação, levando em conta perdas de tempo. Eficiência de campo ( Ef ): Porcentagem expressa em numero decimal – em torno de 70 a 90%. A Eficiência de Campo ( Ef ) pode variar principalmente devido a: condições do terreno (como obstáculos, tipo de solo, declividade), condições da cultura (como altura, densidade), desempenho da máquina (como velocidade de trabalho, ajustes, manutenção, largura de trabalho real) e tempos perdidos (como manobras, reabastecimento, consertos, paragens para descanso). Colhedora perde Ef com abastecimento de sementes, adubo e manobra... Etc.
Incorporar calcário a 20 cm de profundidade; Implemento; GTCR-CR - Grade Aradora Pesada Controle Remoto - Baldan 16x34” Espaçamento entre discos 360mm Potencia requerida: 176 a 192 cv Dica: Aradoras pesadas 11,5 cv por disco, porém é melhor sobrar potencia. Exemplo 01 – calcular a CCE (Capacidade de campo efetiva);
Trator: Jonh Deere 6210 j - 210 cv (sobra) Com piloto automático Consumo de Diesel: 29,4 l/h Dica: consumo das máquinas é dependente do esforço que elas fazem, para fins de planejamento usa-se 0,12 l/h para cada cv de potencia. Porém a gradagem requer muito esforço do trator, por isso é recomendável ter potencia sobrando a necessidade da grade. Vamos adotar 0,14 l/h por cv
1ª Passo; Qual a largura de trabalho da grade aradora ? Quantidade de Discos 16; 8 no eixo da frente 8 no eixo de traz Espaçamento entre os discos de 360mm ou 36 cm ou 0,36m IMPORTANTE: DEVEMOS CONSIDERAR PARA AS GRADES E NIVELADORES A SOBREPOSIÇÃO DE 5 a 6% PARA EVITAR FALHAS E TAMPAR O SULCO DEIXADO PELAS ARADORAS. É COMUM UTILIZAR – SE TAMBÉM DE SOBREPOSIÇÃO DE 1 DISCO OU ½ DISCO. SEMPRE AFERIR NO CAMPO COM TRENA A LARGURA DE TRABALHO PARA FINS DE CALCULO E CALIBRAÇÃO DE PILOTO AUTOMATICO. A LARGURA PODE VARIAR DE ACORDO COM ÂNGULO DE ABERTURA E REGULAGEM DA GRADE
1ª Passo; PARA O EXEMPLO, VAMOS ADOTAR 6% DE SOBREPOSIÇÃO QUE É O MESMO QUE 94% DE COBERTURA (TRABALHO) OU CALCULAR A LARGAURA DE TRABALHO POR MEIO DA SOBREPOSIÇÃO DE 1 DISCO
2ª Passo; Velocidade de trabalho, quais os fatores de influência? Solo; Seco: Pouca profundidade de corte, consequentemente menor resistência do solo na grade e assim o trator pode deslocar mais rápido. Úmido: Maior profundidade de corte, maior resistência do solo, e assim o trator tende a deslocar mais devagar Qualidade do preparo; Velocidades muito altas tendem a fazer com que a grade pule muito, aumentando o seu desgaste e diminuindo a qualidade de preparo e podem deixar um camaleão por jogar muito solo no sulco. Velocidades muito baixas não tampam o sulco deixado pela grade.
2ª Passo; Vamos adotar 6 km/h ; Eficiência de campo; Usualmente valores entre 70 a 90% (0,70 a 0,90). Variações decorrentes de: Geometria do Talhão; Quantidade de manobra; Operação manual ou com piloto automático; Vamos utilizar um eficiência de campo de 85% ou 0,85
Vamos praticar! EXERCÍCIOS Qual a capacidade efetiva de trabalho por hora de um conjunto trator-arado ao se operar a velocidade de 4,8 km/h? O arado utilizado é de 3 discos com 30 cm de largura de corte/disco e estima-se uma eficiência de campo de 75%
EXERCÍCIOS Um agricultor dispõe de 10 dias para realizar serviço de gradagem. Qual a área total capaz de ser arada no período, contando com jornada diária de trabalho de 8 horas. Qual a potencia mínima do trator requerida para esta operação. Baseado na resposta da letra C, qual o consumo em litros de combustível por hora estimado para esse trator? (0,12 l/h/cv em uso moderado, 0,15 l/h/cv em uso severo) Dados; Um trator que pode desenvolver 5,4 km/h, sem piloto automático; Área de conversão de pastagem para lavoura com solo irregular; Grade- aradora pesada 12 x 30 com espaçamento entre discos de 340mm O operador costuma usar sobreposição de 1 discos entre as passadas Utilizar eficiência de trabalho entre 70 e 90% justificando o valor.
EXERCÍCIOS 3. Um agricultor esta gradeando sua área de pastagem degradada para reforma de sua pastagem, sem saber quantos hectares ele conseguirá preparar por dia ele decidiu medir através dos cálculos que seu agrônomo o ensinou. Esse agricultor está trabalhando com uma grade aradora 12x30 com espaçamento de 34 cm, e fazendo a sua regulagem a velocidade definida é de 6km/h. O agricultor começou o trabalho por uma pastagem de 6,4 hectares, e ele gastou 7 horas de serviço para realizar está operação. Qual a sua eficiência de campo?