Aula 9 - Caderno 1 - Módulo 5 - Ondas Sonoras - EF9MA - Física.pptx

Diogenesmpires 1 views 17 slides Oct 27, 2025
Slide 1
Slide 1 of 17
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17

About This Presentation

Invocar ferramentas culturais (por exemplo, uma fórmula matemática) pode reconfigurar a
autoridade numa interação. O reconhecimento social de certos ‘gêneros de fala’ explica por que
referências escolares podem conferir voz autorizada, mesmo sem domínio pleno.
Encerramento do capítulo
e ...


Slide Content

ONDAS SONORAS Módulo 5 - Aula 9 (Física)

Ondas Sonoras A maioria dos sons são ondas produzidas pela vibração de algum meio material. Por exemplo, em um piano, violão ou guitarra, o som é produzido pela vibração de uma corda. Em um saxofone, por uma paleta vibrante, e em uma flauta, pela vibração da coluna de ar no tubo. A voz humana é gerada pela vibração das cordas vocais. Ao contrário das ondas do mar ou em uma corda, as ondas sonoras não podem ser vistas.

Ondas Sonoras As ondas sonoras são ondas mecânicas (necessitam de um meio material para se propagar) e longitudinais (a direção de vibração coincide com a direção de propagação). Por serem ondas mecânicas, não podem se propagar no vácuo!

Ondas Sonoras Como se formam as ondas sonoras? Elas se formam por meio da compressão e da rarefação das moléculas de ar. Quando uma vibração no ar é produzida, como num batuque em uma panela, uma batida de palmas ou até mesmo um grito, as moléculas do ar se contraem e depois se expandem, produzindo zonas de contração e rarefação, respectivamente.

Ondas Sonoras Como se formam as ondas sonoras?

Ondas Sonoras Esse processo é semelhante ao movimento de uma mola, quando uma onda a atravessa: o balanço de uma mola para a frente e para trás produz regiões mais contraídas e outras mais expandidas, como mostra o vídeo acima.

Ondas Sonoras

Ondas Sonoras

Ondas Sonoras A velocidade de propagação das ondas sonoras é independente da fonte sonora, dependendo apenas da natureza do meio material elástico que vibra. No ar, a 20 ºC, a velocidade do som é 343 m/s. A Velocidade do Som

Ondas Sonoras Como o som se propaga de molécula para molécula, então, QUANTO MAIOR A DENSIDADE do meio material em que o som se propaga, MAIOR A SUA VELOCIDADE nesse meio, visto que as moléculas estão mais próximas entre si, facilitando a propagação dessa perturbação. A Velocidade do Som v sólido > v líquido > v gasoso

Ondas Sonoras E quando um objeto quebra a barreira do som?

Ondas Sonoras Fenômenos sonoros Persistência auditiva : tempo que leva para deixarmos de perceber um som (0,1 s - tempo necessário para ocorrência de eco.) Eco : ocorre quando a pessoa percebe o som por ela emitido duas vezes distintas. Reverberação : Em grandes salas fechadas, ocorre o encontro do som com as paredes. Esse encontro produz reflexões múltiplas que, além de reforçar o som, prolongam-no durante algum tempo depois de cessada a emissão.

Ondas Sonoras

Ondas Sonoras Infrasons Frequências compreendidas abaixo do mínimo percebido pelo ouvido humano (20 Hz). Animais como cães e gatos, por possuírem uma maior capacidade auditiva, podem perceber sons que para os humanos são considerados infrassons.

Ondas Sonoras Ultrasom Frequências compreendidas acima do máximo percebido pelo ouvido humano (20 kHz = 20.000 Hz. Animais como morcegos e golfinhos produzem ultrassons para sua locomoção e caça. Utilizamos as ondas ultrassônicas, por exemplo, em ultrassonografias, diagnósticos por imagens

Qualidade das Ondas Sonoras As qualidades fisiológicas das ondas sonoras estão relacionadas à nossa capacidade de percepção dos sons recebidos. Altura: Qualidade relacionada à frequência das ondas sonoras. A altura não tem relação com o volume. Som alto = Som de alta frequência = Som agudo Som baixo = Som de baixa frequência = Som grave Timbre: Qualidade relacionada ao formato das ondas sonoras produzidas por uma fonte. Mesmo que duas fontes distintas emitam sons com as mesmas características, cada fonte emite ondas com formatos diferentes e, assim, são percebidas de forma distinta. Diz-se, então, que cada fonte sonora possui um timbre característico. Intensidade: Qualidade relacionada à energia emitida por uma fonte sonora que atravessa determinada superfície dentro de certo intervalo de tempo. A intensidade tem relação com o volume do som emitido por uma fonte.

Obrigado e bons estudos!
Tags