Humanização Hospitalar Docente: Rosângela Lessa São Felipe Bahia
Re l aci o n a me n to Interdisciplinar Docente:Rosângela Lessa Comunicação
RELAÇÕES INTERPESSOAIS As relações inte r pes s o a is desenvolvem-se em decorrência do processo de interação. Não há processos unilaterais na interação humana: tudo que acontece no r e lacion a mento interpessoal decorre de duas fontes: EU e OUTRO( s ).
RELAÇÕES INTERPESSOAIS FORÇAS QUE IMPU L SIONAM Empatia Motivação Iniciativa Competência Apoio FORÇAS QUE RESTRINGEM Vaidade Apatia Dependência Timidez Manipulação
O relacionamento entre os membros de um grupo, sejam de simpatia e amizade ou de antipatia e confronto, resulta na criação ou na destruição de sua eficácia como equipe, RELAÇÕES INTERPESSOAIS
È fácil ?
RELAÇÕES INTERPESSOAIS Buscar idéias; Debater propostas; Não combater pessoas; Evitar questões pessoais; Levar em consideração apenas as idéias e as informações, jamais os aspectos pessoais de quem as expõe.
Reflita sobre a sua forma de agir.
Relacionamento interpessoal X Enfermagem CUIDAR 1- Mudança na forma de se relacionar com o pcte. 2- Relação Terapêutica X Relação pessoal
M é dico Tec. Em Nutricionista Téc. em Farmacêutico Laboratório Téc. de RX Fisioterapeuta Enfermagem Enfermeiro As s istente Social Bioquímico
COMUNICAÇÃO Comunicare = “por em comum”. Pressupõe o entendimento das partes envolvidas
CO M UNICAÇÃO É o processo de transmitir informações de pessoa para pessoa, através da fala, escrita, de imagem e sons, com objetivo de gerar conhecimentos/informações.
COMUNICAÇÃO Significa tornar comum. Estabelece quando duas ou mais pessoas trocam idéias entre si, que são compreendidas.
Capacidade do homem de comunicar-se por meio de uma língua. R ep r esen tação d o pen sa m en to por meio d e sina i s que permitem a comunicação e a interação entre as pessoas. -Linguagem verbal -Linguagem não verbal: -Linguagem mista:
LINGUAGEM Sistema de signos que permite construir uma interpretação da realidade através de sons, letras, cores, imagens, gestos etc. (1)
CO M UNICAÇÃO Componentes básicos: emissor, mensagem, receptor. Canais de transmissão: o emissor transmite a mensagem usando aparelho fonador, mãos, corpo,olhos, face, aparelhos sonoros, aparelhos visuais. Canais de percepção: a mensagem é recebida através dos 5 órgãos dos sentido.
CO M UNICAÇÃO Obstáculos à comunicação: eles dificultam ou impedem a comunicação efetiva . Podem estar relacionado ao emissor (desconhecimento do assunto), do canal (meioinadequado),receptor(não compreende).
Barreiras na Comunicação EXTERNAS Distância entre emissor e receptor. Iluminação do espaço onde se comunica. INTERNAS Falar uma língua diferente do receptor. Empregar com sentidos diferentes
COMUNICAÇÃO EM ENFERMAGEM
CO M UNICAÇÃO Comunicação em enfermagem é o processo pelo qual a equipe de enfermagem oferece e recebe informações do indivíduo cliente/paciente, para planejar, executar e participar com os demais membros da equipe de saúde, da assistência prestada no processo saúde/doença.
COMUNICAÇÃO INFORMAL Comunicação verbal : passagem de plantão, reuniões, visita às unidade de enfermagem, comunicação com os pacientes e familiares. Comunicação escrita: ordem de serviços, quadro de avisos, relatórios e prontuário do paciente.
COMUNICAÇÃO INFORMAL Comunicação não-verbal: é aquela em que mesmo com a ausência de fala há transmissão da mensagem. Existem três formas: Linguagem por sinais Linguagem por ações Linguagem por objetos
CO M UNICAÇÃO Discernimento: sabe distinguir o certo do errado. Prever conseqüências da comunicação. Despertar interesse no receptor. Adequação na forma de se comunicar. Conhecer o receptor.
CO M UNICAÇÃO Princípios da escuta ativa: Focalizar: olhe diretamente para a pessoa que fala. Rosto Olhos Postura Gestos
CO M UNICAÇÃO Aceitar: os sentimentos expressos pela outra pessoa mesmo que você não esteja de acordo. Procure colocar-se no lugar da pessoa que está falando.
CONTINUAÇÃO Não concorra com a outra pessoa, discutir, criticar, desviar os olhos, perturbam a pessoa que está falando. Não suponha que as outras pessoas usem palavras da mesma forma que você.
CO M UNICAÇÃO Refletir: ponha em foco a idéia principal da pessoa que fala. Expresse esta idéia com suas próprias palavras. Agir como um espelho
CO M UNICAÇÃO Estimular: faça perguntas que anime a outra pessoa a dar detalhes sobre a situação. Faça perguntas quando não compreende alguma coisa. Seja paciente, não apresse, nem interrompa a outra pessoa.
CO M UNICAÇÃO Características do bom comunicador: Bom ouvinte Ser coerente Poder de síntese: “ sem falar muito e dizer tudo”. Capacidade de planejar e comunicar Equilíbrio entre as expressões e os gestos.
Saber ouvir e transmitir. Tão importante quanto saber cuidar,é saber se expressar!!!