CADEIAS PRODUTIVAS DO CAFÉ E DE PRODUTOS ORGÂNICOS
CADEIAS PRODUTIVAS DO CAFÉ E DE PRODUTOS ORGÂNICOS Prof. Esp. Diogo Zuliani
Agronegócio cafeeiro Definição da cadeia do agronegócio do café brasileiro. Analise de oferta e demanda da cadeia produtiva do café. Panorama da Cafeicultura Brasileira. Produção e exportação do café Brasileiro. Aula conceitual 3
Café: Gerador de riquezas, produto mais importante da história. Desenvolvimento país = desenvolvimento cultura. Devido às nossas condições climáticas, o cultivo de café se espalhou rapidamente. Influência econômica, social e política (Barões Café).
O café continua hoje, a ser um dos produtos mais importantes para o Brasil e é, sem dúvida, o mais brasileiro de todos. Hoje o país é o primeiro produtor e o segundo consumidor mundial do produto. O café é originário da Etiópia, país localizado na parte central do continente africano.
ESPÉCIES E VARIEDADES COFFEA ARÁBICA. COFFEA CANEPHORA - CAFÉ ROBUSTA.
COFFEA ARÁBICA Qualidade superior (aroma é sabor mais apreciados no mundo inteiro), e de maior aceitação em todos os mercados. Aproximadamente 96% da produção mundial exportável de café são desta espécie – Coffea arábica e apenas 6% de C. canephora .
Espécie é originária das regiões montanhosas do sudeste da Etiópia, entre 1.000 e 2000 metros de altitude. Fonte: Arquivo pessoal.
COFFEA CANEPHORA - CAFÉ ROBUSTA Devido a uma ampla distribuição geográfica na África, é capaz de adaptar-se a variadas condições climáticas. É um cultivar largamente difundido nas regiões quentes do Espírito Santo e em Minas Gerais.
Pode atingir até 5 metros de altura, nas regiões quentes e úmidas. O Robusta, vem tendo aceitação no, mercado norte-americano e europeu, em virtude de seu preço mais reduzido e emprego na indústria de café solúvel. A coloração dos frutos, quando maduros, vão do vermelho claro ao intenso, com ou sem estrias longitudinais.
Fonte: Arquivo pessoal
CADEIA DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO DE CAFÉ I Imagem: https://pixabay.com/ CADEIAS PRODUTIVAS DO CAFÉ E DE PRODUTOS ORGÂNICOS
CADEIA DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO DE CAFÉ Os segmentos do sistema cafeeiro brasileiro são: Fornecedores de insumos Máquinas e equipamentos Primeiro processamento (maquinistas e cooperativas)...
Os segmentos do sistema cafeeiro brasileiro são: Fornecedores de insumos. Máquinas e equipamentos . Primeiro processamento (maquinistas e cooperativas). Segundo processamento (empresas de torrefação e moagem, empresas de solúvel e cooperativas).
Vendedores nacionais (exportadores, cooperativas e atacadistas). Compradores internacionais (empresas de solúvel, empresas de torrefação). Varejo nacional e internacional (supermercados, pequeno varejo, mercado institucional, lojas de café e bares e restaurantes). A matéria-prima do café dá origem a três produtos: café torrado, café torrado e moído e café solúvel.
SUBPRODUTOS: 3x1, cappuccinos, soft-drinks , balas e outros. CLIMA / SOLO Temperatura - 18°C e 22°C Chuva- Boa distribuição nos meses. Altitude - 400 a 900 metros. Solo - O cafeeiro requer solos férteis profundos e com boa porosidade.
PRINCIPAIS PRAGAS E DOENÇAS Broca do café . Bicho Mineiro Fonte: Arquivo pessoal
COLHEITA DERRIÇA NO PANO, EM PENEIRAS OU CESTOS. Fonte: Arquivo pessoal
COLHEITA MECÂNICA Fonte: Arquivo pessoal
PREPARO PÓS-COLHEITA O preparo ou o processamento dos frutos de café, após a colheita, pode ser feito de 2 modos: Por via seca, resultando nos "cafés de terreiro“. Por via úmida, resultando nos"cafés despolpados" ou os "cafés descascados". Na cafeicultura brasileira predomina, em mais de 93%, a preparação do café por "via seca" TERREIRO.
EXPORTAÇÃO DO CAFÉ BRASILEIRO Atualmente, o café responde por 20 % da exportação brasileira. Atualmente, o Brasil é responsável por 54% da produção mundial. Principais mercados internacionais: Alemanha, Estados Unidos, Itália e França. Hoje já conquistando mais dois países:Japão e a China.
O Brasil esta de olho nos mercados dos países Árabes. O Brasil possui 201 empresas exportadoras com estrutura logística que interliga fazenda a portos, sendo que no ano passado era 253. O país se destaca ainda como exportador de café solúvel, com 34 indústrias equipadas e com tecnologias de ponta para atender mercados interno e externo. Apesar do prestígio do solúvel e a conquista de espaço do café torrado e moído.
Com relação aos cafés especiais, conhecidos por gourmets, estima-se que o Brasil tenha condições de dominar 50%-53% do mercado mundial. A exportação de café torrado e moído com marca brasileira é teve inicio em 2002. O consumo doméstico aumentou.
Setores de maior geração de empregos no país: 6 milhões de pessoas, bom distribuidor de renda e melhor ID. Demanda de empregos: aumento da Indústria. Importância agronegócio: participação agricultura familiar (31% da produção). Excesso robusta no blend : redução do consumo.
Café beneficiado: venda para vendedores nacionais e/ou compradores internacionais. Torrefação e moagem mercado interno varejo nacional. Exportadores, cooperativas, centrais de cooperativas. compradores internacionais. Indústria venda da matéria-prima (exportadores).
MERCADO DE CAFÉ ORGÂNICO O aumento do consumo de orgânicos por países desenvolvidos ocorre devido aos alertas quanto ao consumo de alimentos sadios e sem uso de agrotóxicos. A produção brasileira de café orgânico tem apresentado aumentos anuais de 48%.