Trajetórias possíveis no percurso do ensino médio Objetivos Apresentar a organização do ensino médio, com ênfase no currículo flexível e nas oportunidades de aprofundamento e diversificação dos conhecimentos nos itinerários formativos. Reforçar a importância da parte diversificada do currículo da 1ª série, com ênfase nas unidades curriculares de projeto de vida, pré-IF e tutoria no ensino médio.
1º Momento: Roda de conversa “O ensino médio brasileiro é feito para poucos. Muitos não chegam ao ensino médio. Dos que chegam, muitos não ficam. Dos que ficam, muitos não aprendem. Dos que aprendem, muitos não veem sentido no que aprenderam.” (Chico Soares)
Apresente uma solução para o seguinte problema: 1. Quais são as dificuldades para que as pessoas tenham acesso e concluam o ensino médio e apontem soluções para como superá-las.
2º momento: Como está organizado o ensino médio? Com a reestruturação, o ensino médio passou a ser composto por uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC ) e pelos itinerários formativos. A BNCC trata dos conhecimentos essenciais, as competências, habilidades e aprendizagens pretendidas para os estudantes do ensino médio. Abrange, atualmente, os seguintes componentes curriculares: Língua Portuguesa, Língua Inglesa , Arte, Educação Física, Matemática, Química, Física, Biologia, Geografia, Filosofia, História e Sociologia. Ressalta-se que, nessa estrutura curricular, a BNCC não pode ultrapassar as 1.800 h no ensino médio .
Os itinerários formativos, por sua vez, são caracterizados como um conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho, que os estudantes poderão escolher no ensino médio (PORTAL DO MEC, 2022 ). Áreas dos itinerários: 1. Linguagens e suas tecnologias; 2. Matemática e suas tecnologias; 3. Ciências da natureza e suas tecnologias; 4. Ciências humanas e sociais aplicadas; 5. Formação técnica e profissional.
Por meio dos itinerários formativos, é possível ter : [...] trajetórias distintas, oferecidas aos estudantes do ensino médio, que se organizam por um desenho que atende às características peculiares e específicas de seus conhecimentos, por meio da flexibilização e integração entre as áreas de conhecimento e a formação técnica e profissional, que estarão articuladas aos cursos das etapas subsequentes ao ensino médio . (DCTMA , 2022, p. 110).
3º momento: E agora? Quando e como escolher o meu itinerário ? Na 1ª série do ensino médio, o estudante recém-chegado do ensino fundamental traz diversas questões próprias da sua faixa etária e, agora, se vê diante da responsabilidade de escolher a trilha que terá de cursar durante todo o ensino médio. E essa escolha deverá ser pautada no seu projeto de vida e precisará ser bem refletida, pois ela repercutirá também no Enem.
O que é? Projeto de Vida: necessidade do autoconhecimento, de desenvolver a capacidade de dar sentido à sua existência , tomar decisões, planejar o futuro e agir no presente com autonomia e responsabilidade . Pré- Ifs : funcionam como caminhos para aprofundar os conhecimentos da Formação Geral Básica (FGB), parte baseada nas aprendizagens essenciais previstas na BNCC
Atividade C onstrução de um painel integrado: Grupo 1: Como o projeto de vida contribui com o pré-IF? Grupo 2: Como o projeto de vida contribui com a tutoria? Grupo 3: Como o pré-IF contribui com o projeto de vida? Grupo 4: Como o pré-IF contribui com a tutoria? Grupo 5: Como a tutoria contribui com o projeto de vida? Grupo 6: Como a tutoria contribui com o pré-IF?