Aula didática de apresentação para a instituição IFPI sobre Estratificação e estrutura social , abordando desigualdade social.

BetinaAraujo2 2 views 31 slides Sep 15, 2025
Slide 1
Slide 1 of 31
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30
Slide 31
31

About This Presentation

A aula corresponde a uma análise acerca da estrutura social de nossa sociedade e de como ela é segregada. Analisando os fatores econômicos, sociais, políticos e culturais. Compreendendo os tipos de estratificação social e os tipos de sociedades que formaram ao longo do tempo e entendendo essa...


Slide Content

Estrutura e organização social: instituições sociais; classes sociais, estratificação e desigualdade; pobreza e exclusão social; preconceito e discriminação Profa: Betina Ferreira de Araújo 1

OBJETIVOS 2 Compreender o conceito de estratificação social; Analisar a desigualdade e o preconceito na sociedade capitalista; Refletir sobre a contribuição de Karl Marx para entender a sociedade .

INTRODUÇÃO 3 Por que algumas pessoas têm tanto e outras tão pouco? A sociedade é, de fato, igual para todos ? E nquanto outras lutam para ter o mínimo? Será que a desigualdade é algo natural ou foi construída historicamente ?"

4 Fonte: https://significados.com.br Dois “Brasis”

5 O QUE É ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL?

6 “ É a divisão da sociedade em grupos hierarquizados com acesso desigual a recursos, poder e prestígio ” ( Giddens , Anthony, 2005).

KARL MARX 7 📅 Nascimento: 5 de maio de 1818 – Trier, Alemanha ⚒️ Principais Ideias: Crítica ao capitalismo, luta de classes, materialismo histórico e dialético 📖 Obras Principais: O Capital (1867), Manifesto Comunista (1848) Falecimento: 14 de março de 1883 – Londres, Inglaterra. Karl Marx foi um filósofo, economista e sociólogo alemão, considerado um dos pensadores mais influentes da história. Ele dedicou sua vida a estudar como o capitalismo funciona e como ele afeta a vida dos trabalhadores. Suas ideias inspiraram revoluções, movimentos sociais e debates sobre economia e política até os dias de hoje.

8 Para Karl Marx ... “A desigualdade não é natural, nem acidental — ela é fruto direto das relações de produção no sistema capitalista. Ele dizia que toda sociedade é marcada por uma luta entre classes com interesses opostos .” Ex.: por que será que um trabalhador que passa o dia todo em uma construção ou no sol vendendo água ganha menos que o dono da empresa?

9 . LUTA DE CLASSES BURGUESIA X PROLETARIADO

10 BURGUESIA X PROLETARIADO Fonte: https //: simplypsychology.org.bourgeoisie-proletariat

11 BURGUESIA X PROLETARIADO Fonte: https //: simplypsychology.org.bourgeoisie-proletariat

12 BURGUESIA X PROLETARIADO "A história de todas as sociedades até hoje tem sido a história das lutas de classes" ( Manifesto Comunista , 1848 ). Antiguidade Idade Média R. Industrial Contemporaneidade

13 O Surgimento do Capitalismo Moderno: Sistema econômico Propriedade privada meios de produção Lucro

14 ESTRUTURA B ase material da sociedade Modo de produção Força produtivas (matérias-primas) e relações de produção

15 SUPERESTRUTURA Instituições, ideologias, normas, escola, religião, mídia, educação... Ligação com a desigualdade A estrutura gera desigualdade ao concentrar os meios de produção nas mãos de poucos . A superestrutura justifica essa desigualdade como “natural” ou “merecida”, impedindo que ela seja percebida como injusta.

16 Como a Desigualdade Social se manifesta no Brasil?

17 Realidade Brasileira e reprodução da desigualdade Segundo dados da OXFAM e do IBGE, o 1% mais rico detém quase metade da renda nacional, enquanto milhões vivem em situação de extrema pobreza . “

18 Desigualdade social no Brasil- Dados do IBGE “ Redução gradual de desigualdade de renda

19 Fonte: https //:cnn.brasil.com.br

20 Fonte: https //:cnn.brasil.com.br

21 Fonte: www.arionaurocartuns.com.br

22 “Essa desigualdade estrutural também carrega recortes de raça e gênero. A maioria dos pobres no Brasil é negra e periférica. Isso não é coincidência — é o resultado de um histórico de exclusão econômica, racial e política.”

23 Fonte: www.arionaurocartuns.com.br

24 Fonte: www.arionaurocartuns.com.br

25 : Onde entra o preconceito? Criminalização da pobreza; Racismo estrutural; Mac hismo e outras formas de discriminação .

26 : “As desigualdades de classe se cruzam com desigualdades de raça e gênero e reproduzem de forma estrutural” ( Munanga e Gomes)

27 : Fonte: www.cafecomsociologia.com.br

28 : Fonte: www.cafecomsociologia.com.br

28 : Diante disso, se a desigualdade é uma construção social ela pode ser desconstruída?

28 : CONCLUSÃO A desigualdade social é fruto de uma estrutura econômica que privilegia alguns e marginaliza muitos. Karl Marx nos ajuda a entender que essa desigualdade é histórica e produzida pelas relações de exploração. Mas também vimos que raça, gênero e outras formas de identidade agravam essa realidade, como apontam pensadores contemporâneos .

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS MARX , Karl. O Manifesto Comunista . Boitempo , 2010. GIDDENS, Anthony. Sociologia . Artmed, 2005. GOMES, Nilma Lino. A sociedade do preconceito . Rio de Janeiro: DP&A, 2000. MUNANGA, Kabengele . Rediscutindo a mestiçagem no Brasil . Petrópolis: Vozes, 2004. OXFAM Brasil. Relatórios sobre desigualdade social . IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.