Aula didática de apresentação para a instituição IFPI sobre Estratificação e estrutura social , abordando desigualdade social.
BetinaAraujo2
2 views
31 slides
Sep 15, 2025
Slide 1 of 31
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
About This Presentation
A aula corresponde a uma análise acerca da estrutura social de nossa sociedade e de como ela é segregada. Analisando os fatores econômicos, sociais, políticos e culturais. Compreendendo os tipos de estratificação social e os tipos de sociedades que formaram ao longo do tempo e entendendo essa...
A aula corresponde a uma análise acerca da estrutura social de nossa sociedade e de como ela é segregada. Analisando os fatores econômicos, sociais, políticos e culturais. Compreendendo os tipos de estratificação social e os tipos de sociedades que formaram ao longo do tempo e entendendo essa estratificação atualmente.
Size: 1.55 MB
Language: pt
Added: Sep 15, 2025
Slides: 31 pages
Slide Content
Estrutura e organização social: instituições sociais; classes sociais, estratificação e desigualdade; pobreza e exclusão social; preconceito e discriminação Profa: Betina Ferreira de Araújo 1
OBJETIVOS 2 Compreender o conceito de estratificação social; Analisar a desigualdade e o preconceito na sociedade capitalista; Refletir sobre a contribuição de Karl Marx para entender a sociedade .
INTRODUÇÃO 3 Por que algumas pessoas têm tanto e outras tão pouco? A sociedade é, de fato, igual para todos ? E nquanto outras lutam para ter o mínimo? Será que a desigualdade é algo natural ou foi construída historicamente ?"
4 Fonte: https://significados.com.br Dois “Brasis”
5 O QUE É ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL?
6 “ É a divisão da sociedade em grupos hierarquizados com acesso desigual a recursos, poder e prestígio ” ( Giddens , Anthony, 2005).
KARL MARX 7 📅 Nascimento: 5 de maio de 1818 – Trier, Alemanha ⚒️ Principais Ideias: Crítica ao capitalismo, luta de classes, materialismo histórico e dialético 📖 Obras Principais: O Capital (1867), Manifesto Comunista (1848) Falecimento: 14 de março de 1883 – Londres, Inglaterra. Karl Marx foi um filósofo, economista e sociólogo alemão, considerado um dos pensadores mais influentes da história. Ele dedicou sua vida a estudar como o capitalismo funciona e como ele afeta a vida dos trabalhadores. Suas ideias inspiraram revoluções, movimentos sociais e debates sobre economia e política até os dias de hoje.
8 Para Karl Marx ... “A desigualdade não é natural, nem acidental — ela é fruto direto das relações de produção no sistema capitalista. Ele dizia que toda sociedade é marcada por uma luta entre classes com interesses opostos .” Ex.: por que será que um trabalhador que passa o dia todo em uma construção ou no sol vendendo água ganha menos que o dono da empresa?
9 . LUTA DE CLASSES BURGUESIA X PROLETARIADO
10 BURGUESIA X PROLETARIADO Fonte: https //: simplypsychology.org.bourgeoisie-proletariat
11 BURGUESIA X PROLETARIADO Fonte: https //: simplypsychology.org.bourgeoisie-proletariat
12 BURGUESIA X PROLETARIADO "A história de todas as sociedades até hoje tem sido a história das lutas de classes" ( Manifesto Comunista , 1848 ). Antiguidade Idade Média R. Industrial Contemporaneidade
13 O Surgimento do Capitalismo Moderno: Sistema econômico Propriedade privada meios de produção Lucro
14 ESTRUTURA B ase material da sociedade Modo de produção Força produtivas (matérias-primas) e relações de produção
15 SUPERESTRUTURA Instituições, ideologias, normas, escola, religião, mídia, educação... Ligação com a desigualdade A estrutura gera desigualdade ao concentrar os meios de produção nas mãos de poucos . A superestrutura justifica essa desigualdade como “natural” ou “merecida”, impedindo que ela seja percebida como injusta.
16 Como a Desigualdade Social se manifesta no Brasil?
17 Realidade Brasileira e reprodução da desigualdade Segundo dados da OXFAM e do IBGE, o 1% mais rico detém quase metade da renda nacional, enquanto milhões vivem em situação de extrema pobreza . “
18 Desigualdade social no Brasil- Dados do IBGE “ Redução gradual de desigualdade de renda
19 Fonte: https //:cnn.brasil.com.br
20 Fonte: https //:cnn.brasil.com.br
21 Fonte: www.arionaurocartuns.com.br
22 “Essa desigualdade estrutural também carrega recortes de raça e gênero. A maioria dos pobres no Brasil é negra e periférica. Isso não é coincidência — é o resultado de um histórico de exclusão econômica, racial e política.”
23 Fonte: www.arionaurocartuns.com.br
24 Fonte: www.arionaurocartuns.com.br
25 : Onde entra o preconceito? Criminalização da pobreza; Racismo estrutural; Mac hismo e outras formas de discriminação .
26 : “As desigualdades de classe se cruzam com desigualdades de raça e gênero e reproduzem de forma estrutural” ( Munanga e Gomes)
27 : Fonte: www.cafecomsociologia.com.br
28 : Fonte: www.cafecomsociologia.com.br
28 : Diante disso, se a desigualdade é uma construção social ela pode ser desconstruída?
28 : CONCLUSÃO A desigualdade social é fruto de uma estrutura econômica que privilegia alguns e marginaliza muitos. Karl Marx nos ajuda a entender que essa desigualdade é histórica e produzida pelas relações de exploração. Mas também vimos que raça, gênero e outras formas de identidade agravam essa realidade, como apontam pensadores contemporâneos .
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS MARX , Karl. O Manifesto Comunista . Boitempo , 2010. GIDDENS, Anthony. Sociologia . Artmed, 2005. GOMES, Nilma Lino. A sociedade do preconceito . Rio de Janeiro: DP&A, 2000. MUNANGA, Kabengele . Rediscutindo a mestiçagem no Brasil . Petrópolis: Vozes, 2004. OXFAM Brasil. Relatórios sobre desigualdade social . IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.