Aula sobre os ecossistemas e biomas terrestres, fatores bióticos, abióticos, habitat, nicho ecológico e todas as relações existentes entre os componentes da natureza.
Ciências/Biologia Prof. Leandro Luiz ECOSSISTEMA Conjunto de organismos; Influência de fatores bióticos e abióticos; Conjunto de comunidades que interagem em determinado espaço.
Ciências/Biologia Prof. Leandro Luiz ECOSSISTEMA FATORES ABIÓTICOS Nutrientes, água, chuva, umidade, solo, ar, gases, temperatura, pH. FATORES BIÓTICOS Todos os organismos vivos. Produtores primários, consumidores, decompositores e parasitas.
Ciências/Biologia Prof. Leandro Luiz ECOSSISTEMA O ecossistema é a unidade básica de estudo da Ecologia.
Ciências/Biologia Prof. Leandro Luiz ECOSSISTEMAS BRASILEIROS O Brasil apresenta grande extensão territorial, isso confere diferentes tipos de clima e de solo, resultando em diferentes condições ambientais e ecossistemas.
Ciências/Biologia Prof. Leandro Luiz AMAZÔNIA Maior ecossistema brasileiro; 60% do território brasileiro.
Ciências/Biologia Prof. Leandro Luiz CAATINGA Compreende o Nordeste do Brasil; Vegetação adaptada a seca.
Ciências/Biologia Prof. Leandro Luiz CERRADO Segundo maior bioma brasileiro; Amapá, Maranhão, Piauí, Rondônia, Distrito federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Tocantins, Bahia.
Ciências/Biologia Prof. Leandro Luiz MATA ATLÂNTICA 15% do território brasileiro; Ecossistema mais ameaçado.
Ciências/Biologia Prof. Leandro Luiz MATA DOS COCAIS Abrange parte do Nordeste; Vegetação de transição: floresta atlântica e caatinga.
Ciências/Biologia Prof. Leandro Luiz PANTANAL Centro-Oeste do Brasil; Maior planície inundável do mundo.
Ciências/Biologia Prof. Leandro Luiz MATA DE AURACÁRIAS Sul do Brasil; Representatividade: Auracárias (Pinheiro-do-Paraná).
Ciências/Biologia Prof. Leandro Luiz MANGUE Regiões alagadas; Encontro de água doce e salgada (estuário).
Ciências/Biologia Prof. Leandro Luiz PAMPA Rio grande do Sul; Gramíneas, plantas rasteiras, arbustos e árvores de pequeno porte.
Ciências/Biologia Prof. Leandro Luiz HABITAT Lugar onde um organismo vive e se desenvolve, representado pelo conjunto de fatores bióticos e abióticos. Caracterizado por uma forma vegetal ou característica física predominante. São diferenciados em terrestres e aquáticos. Entre os aquáticos temos ainda, os de água doce e marinho. Apresentam características únicas que permitem a existência das mais variadas formas de vida.
Ciências/Biologia Prof. Leandro Luiz HABITAT
Ciências/Biologia Prof. Leandro Luiz HABITAT Nenhum organismo pode viver em todos os tipos de ambiente da Terra. Assim, cada um se especializou para viver sob determinados tipos de habitats. Savana Africana Manguezal Recifes
Ciências/Biologia Prof. Leandro Luiz HABITAT São os encontrados na natureza, sem intervenção do homem. São aqueles construídos pelo homem Habitat Natural Habitat Natural
Ciências/Biologia Prof. Leandro Luiz DESTRUIÇÃO DOS HABITATS Crescimento das cidades; Desmatamento; Abertura de estradas; Expansão agropecuária.
Ciências/Biologia Prof. Leandro Luiz NICHO ECOLÓGICO É conjunto de condições e recursos que permitem a uma espécie sobreviver no ambiente. Representa o papel ecológico de um indivíduo no ecossistema. Cada espécie possui um nicho diferente. Isso porque não existem duas espécies exatamente iguais, cada uma possui diferentes formas e exigências de interagir com o ambiente. Descreve como um organismo vive em um ecossistema . Isso inclui as relações ecológicas que mantém, como escapam de predadores, do que e como se alimentam e a forma de reprodução.
Ciências/Biologia Prof. Leandro Luiz NICHO ECOLÓGICO Se o habitat é o local onde a espécie vive, o nicho ecológico é a função que a espécie desenvolve nesse local.
Ciências/Biologia Prof. Leandro Luiz NICHO ECOLÓGICO Exemplo Nicho Ecológico: A onça-pintada é um animal de hábito noturno. É um animal carnívoro e alimenta-se de veados, capivaras, macacos, antas, tatus, tamanduás, jacarés, cobras, peixes, porco-selvagem e diversas aves. São animais territorialistas , demarcando seu território com urina, excrementos e marcas de garras, sobretudo, nas árvores. Habitat: A onça-pintada vive em florestas da América do Norte, Central e Sul.