Conceituação É uma disciplina que tem como objeto o estudo das línguas naturais . É relativamente nova, tornou-se autônoma no início do Séc. XX, com a publicação do Curso de Linguística Geral , de Saussure. É o estudo científico da língua( gem ) (WEEDWOOD,2002); É a disciplina que estuda cientificamente a linguagem. (MARTELOTTA , 2011 );
Linguística é a disciplina que estuda cientificamente a linguagem. O que é linguagem? O que significa cientificamente ? Só a linguística se interessa pela linguagem?
Linguagem e Língua O termo “linguagem” apresenta mais de um sentido. Qualquer processo de comunicação, como a linguagem dos animais, a corporal, a das artes, da sinalização, entre outras. Nessa acepção, as línguas naturais são formas de linguagem.
Os linguistas, por sua vez, entendem a linguagem como uma habilidade, como a capacidade que apenas os seres humanos possuem de se comunicar através de línguas. Língua é normalmente definido como um conjunto de signos utilizado como meio de comunicação entre os membros de um grupo social ou comunidade linguística.
A linguística possui diferentes escolas, por isso há diferentes definições para linguagem/língua. Há, no entanto, algumas características que podem ser mais gerais: A linguagem exige uma técnica articulatória complexa. Existe uma base neurobiológica composta de centros nervosos que são utilizados na comunicação verbal.
A linguagem tem uma base cognitiva, que rege as relações entre o homem e o mundo biossocial e, consequentemente, a simbolização ou representação desse mundo em termos linguísticos. Cada segmenta a realidade de uma forma peculiar e impõe tal segmentação a todos os que a falam, ou seja, a linguagem é importante não só para a organização do pensamento, mas também para a compreensão e categorização do mundo que nos cerca.
A linguagem tem uma base sociocultural que lhe atribui aspectos variáveis que ela apresenta no tempo e no espaço. A linguagem possui uma base comunicativa que fornece os dados que regulam a interação entre os falantes.
OBJETO DE ESTUDO E CIENTIFICIDADE O estudo das língua naturais, aquelas que surgem espontaneamente como meio de comunicação social. CARÁTER CIENTÍFICO Fundamenta-se em dois princípios: o empirismo e a objetividade
A Linguística tem um objeto de estudo próprio: a capacidade da linguagem, que é observada a partir dos enunciados falados e escritos. Esses enunciados são investigados e descritos à luz de princípios teóricos e de acordo com uma terminologia específica e apropriada. A universalidade desses princípios teóricos é testada através da análise de enunciados em várias línguas . A Linguística tende a ser empírica e não especulativa ou intuitiva. Baseia seus estudos em métodos rígidos de observação. A maioria dos modelos linguísticos contemporâneos trabalha com dados publicamente verificáveis por meio de observações e experiências.
A linguística como estudo científico O linguista busca sistematizar suas observações sobre a linguagem, relacionando-a a uma teoria linguística. São criados métodos rigorosos para a descrição das línguas. A linguística tem objeto de estudo próprio: a língua (falada ou escrita).
A tende a ser empírica, não especulativa ou intuitiva. A linguística tem atitude não preconceituosa em relação aos diferentes usos da língua. Ela é uma ciência descritiva, não prescritiva. A gramática de uma língua ou de uma variedade da língua é a descrição das regularidades que sustentam a sua estrutura. Não há intenção normativa.
Todas as variedades da língua têm gramática. Não existe língua mais complexa ou melhor que outra. Todo falante domina as regras de funcionamento de sua língua. Não existem línguas complicadas para seus falantes nativos. Todas as variedades de são igualmente apropriadas para o estudo.
O linguista descreve a língua em suas múltiplas manifestações e oferece hipóteses e teorias consistentes para explicar os fenômenos linguísticos.
GRAMÁTICA: NORMATIVO/DESCRITIVO GRAMÁTICA TRADICIONAL: Assumiu , desde sua origem, o seu ponto de vista prescritivo/normativo em relação à língua; Primeira descrição linguística: Gramática de Panini (Sec. IV a.C.) • Tinha o propósito de assegurar a conservação literal dos textos sagrados e a pronuncia correta das preces Gramáticas árabe, gregas e latinas • Descreviam a língua cuidadosamente mas também prescreviam o uso correto
TAREFA DO GRAMÁTICO É tarefa do gramático dizer o que é a língua , descrevê-la e, ao privilegiar alguns usos, dizer como deve ser a língua . A conjunção do descritivo e do normativo, efetuada pela gramática tradicional, opera uma redução do objeto de análise que, de intrinsecamente heterogêneo, assume uma só forma: a do uso considerado correto da língua . Na maioria dos casos, é esse o único que vai ser estudado e difundido pela escola , em detrimento de um conhecimento mais amplo da diversidade e variedade dos usos linguísticos
NORMATIVO: FALSAS NOÇÕES Abordar a língua exclusivamente sob a perspectiva normativa contribui para gerar uma série de falsos conceitos e até preconceitos : ✔ A língua escrita é um modelo para a língua falada; ✔ Existem línguas mais “lógicas”; ✔ Existem línguas mais ricas; ✔ Algumas línguas são muito pobres.
LINGUÍSTICA : DESCRITIVO/EXPLICATIVO (1) “Fui no Ibirapuera”. (2) “Ela foi na feira”. (3) “Quero ir à Bahia”. (4) “Nunca fui ao Maracanã”. (5) “Vá já para casa ”. Questão: Qual dessas formas seriam aceitas pela tradição gramatical como corretas?
A norma padrão aceitaria as formas dos exemplos(3,4,5) e rejeitariam exemplo(1,2). A visão prescritiva da linguagem não admite mais de uma forma correta, nem aceita possibilidade de escolha ; Não admite que uma forma seja mais adequada para uso do que para outro ; Não admite que há expressões mais apropriadas para a língua escrita do que para a língua falada ; ao uso coloquial do que a uma situação formal de comunicação;
A ABORDAGEM DESCRITIVA DA LINGUÍSTICA Reconhece todas as variedades da língua (variantes padrão e não-padrão ) como legítimas; Entende que a gramática de uma língua ou de um dialeto é a descrição das regularidades que sustentam sua estrutura; Descreve o seu objeto(língua) como ele é, não especula, nem faz afirmações sobre como a língua deveria ser.
O objetivo é descrever o fato linguístico, sem intenção normativa ou histórica , pretende tão somente depreender as estruturas das frases, dos morfemas , dos fonemas e das regras que permitem a combinação destas; Desenvolveu uma metodologia que visa analisar as frases efetivamente realizadas reunidas num corpus (conjunto de ocorrências linguísticas que serão investigadas)que inclui todo tipo de realização linguísticas até mesmo aquelas consideradas “erradas” pela tradição gramatical.
Atividade 1 – Defina língua e linguagem. 2 – O que é linguística? Quais são suas principais características? 3 – Quais diferenças você consegue observar entre um estudo pautado na linguística e um pautado na gramática normativa?