AULA - O QUE É FELICIDADE - ARISTÓTELES- Prof. noe Assunção

noeassuncao1 5,751 views 10 slides Jun 05, 2017
Slide 1
Slide 1 of 10
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10

About This Presentation

Aula elaborada para o 3 ano do ensino médio do módulo de Filosofia do Colégio Estadual Roselândia - Barra Mansa - RJ, como objeto de aprendizagem no estudo da Felicidade


Slide Content

Núcleo de Filosofia e Sociologia do Colégio Estadual Roselândia Prof. Noe Assunção

FELICIDADE Para Aristóteles a FELICIDADE era muito mais do que apenas uma sensação própria a um indivíduo voltado para a alegria ou os prazeres . Não queria dizer bem-estar pessoal, nem qualidade de vida, não queria dizer apenas ter saúde ou bens, nem realização profissional, nem estar em paz consigo mesmo e com os que vivem ao seu redor, nem a mera satisfação com mercadorias e bens desejados por todos nós. Antes a felicidade era a máxima virtude. Um modo de ser humano, sem almejar ser divino, nem deixar-se ser mero animal .

AFINAL, O QUE É Para ARISTÓTELES a palavra VIRTUDE é entendida como a propriedade mais característica e essencial de um ser, aquela cujo exercício conduz à excelência ou perfeição desse ser, trazendo-lhe PRAZER . Por exemplo: a virtude de uma faca é o seu corte, de uma laranjeira é produzir laranjas, de um dentista é tratar dos dentes...

QUAL A VIRTUDE ESSENCIAL QUE DIFERENCIA O SER HUMANO DOS DEMAIS SERES?

O PENSAR DE FORMA RACIONAL

Não basta ter uma VIRTUDE ( Racionalidade) – é preciso exercitá-la

Sem tirar os pés do chão, ARISTÓTELES dizia que não se pode abandonar a companhia da família e dos amigos, a riqueza e o poder. Todos esses elementos, e o prazer que deles resulta, promoveriam o bem estar material e a paz social , indispensáveis à vida plena. O sábio não pode ter uma vida plena de contemplação se não houver alimentos, se os filhos chorarem de fome ou se a cidade estiver em desgraça. O gozo dos prazeres estaria vinculado a outras VIRTUDES , a generosidade, a cortesia, a coragem, a paciência, a justiça , que em seu conjunto contribuiriam para a FELICIDADE completa do ser humano.

Como buscar a FELICIDADE num mundo com tantas COISAS RUINS?

NESSE MOMENTO ARISTÓTELES INICIA OS SEUS ESTUDOS SOBRE ÉTICA Para Aristóteles, autor do clássico Ética a Nicômaco , o maior problema da ética era a FELICIDADE . ÉTICA era a forma de vida que levava à FELICIDADE . A busca da FELICIDADE dava o sentido da vida humana em sua dimensão pessoal e coletiva. A polis, de onde vem a palavra política, dependia da ética. E se falar em ética era falar em felicidade, a felicidade como parte da ética tinha um cunho político. Isso é o que nós perdemos de vista em nossos dias.