Práticas Corporais de Aventura Prof. Adoaldo Verneck
Conceito As Práticas Corporais de Aventura são atividades físicas que têm como característica principal tentar superar os desafios e as imprevisibilidades impostas por um meio ambiente desafiador. Elas podem ocorrer tanto com obstáculos naturais, quanto com obstáculos criados pelo ser humano.
Como surgiu o esporte de aventura? A modalidade esporte aventura surgiu no fim da década de 1980, quase em 1990. Na primeira vez que foi usada essa denominação, sua função era nomear esportes de adultos, como skydiving , surfe, montanhismo, paraquedismo, trekking, alpinismo, ciclismo de montanha e paintball .
As Práticas Corporais de Aventura Urbanas São aquelas onde os desafios se dão através de obstáculos criados pelos seres humanos, como escadas, rampas, corrimãos, paredões etc .
As Práticas Corporais de Aventura Urbanas Essas práticas geralmente se utilizam do concreto e do asfalto para desenvolverem suas técnicas. São exemplos de Práticas Corporais de Aventura Urbanas: s kate, patins, bike , parkour entre muitas outras também.
As Prática Corporais de Aventura na Natureza: S ão aquelas onde buscamos superar os desafios impostos pela própria natureza, seja na terra, água ou ar. São exemplos de Aventura na natureza: escalada, arvorismo , surf, canoagem, paraquedismo, entre muitas outras.
As Práticas Corporais de Aventura não surgiram como uma atividade física de lazer ou para melhorar o condicionamento físico, muito menos como forma de competição . Elas surgiram, na verdade, da necessidade humana de explorar o mundo e conquistar novos ambientes, ou como prática militar de treinamento.
Infelizmente, nem todos os praticantes têm esse cuidado com a própria segurança nem com a dos outros, e por diferentes razões acabam se arriscando em movimentos ou locais sem segurança, o que facilmente pode acarretar em acidentes até mesmo fatais.
Outra característica muito importante das Práticas de Aventura é que, como elas se desenvolvem explorando o meio ambiente natural e urbano, a conservação desse meio ambiente é fundamental para a continuidade da prática . Assim, na natureza ou nas praças, parques e ruas as questões ambientais sempre se relacionam com as Práticas de Aventura