Aula proteção do sistema de distribuição

CarolinaRaimundo6 15 views 22 slides Sep 21, 2025
Slide 1
Slide 1 of 22
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22

About This Presentation

Sistema de distribuição


Slide Content

SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO DO SISTEMA ELÉTRICO DE DISTRIBUIÇÃO

FALHAS TRANSITÓRIAS. GALHOS DE ÁRVORES; PÁSSAROS; SITUAÇÕES CLIMÁTICAS; FALHAS PERMANENTES . DEGRADAÇÃO; ABALROAMENTOS; VANDALISMO; FALHAS PERMANETES FALHAS TRANSITÓRIAS TIPOS DE FALHAS

TIPOS DE FALHAS >>>Aproximadamente 80% das faltas são transitórias<<< Principais causas de faltas temporárias em alimentadores aéreos Vento Pássaros Raios Outros

SELETIVIDADE; VELOCIDADE; SENSIBILIDADE; SEGURANÇA; AUTOMAÇÃO; CONFIABILIDADE; CARACTERÍSTICAS DE UM SISTEMA DE PROTEÇÃO

EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO Religador de Rede Chave fusível Chave Fusível religadora Seccionalizador Fusesaver (substitui os fusíveis)

CUSTO DE INTERRUPÇÕES DE ENERGIA ELÉTRICA CUSTOS ECÔNOMICOS. CUSTOS SOCIAIS. SANÇÕES DA ANEEL. PROCESSOS JUDICIAIS. INSATISFAÇÃO DO CLIENTE. BAIXO ÍNDICE DE APROVAÇÃO EM PESQUISAS.

RELIGADOR

RELIGADOR Comando do religador Implementação de ajuste de corrente de fase e de neutro. Função de religamento automático, podendo ser ajustado pelo usuário. Monitora Potencia; tensão e corrente. Retirada de eventos Pode ser automatizado Localizador de defeitos

CHAVE FUSÍVEL TIPOS DE ELOS K, T E H Os elos do tipo K suportam 50% a mais da sua corrente nominal, utilizado na proteção de ramal. Elo de 6K, corrente de 9A tarja verde; Elo de 10K, Corrente de 15A tarja vermelha; Elo de 15K, Corrente de 22,5A tarja azul; Elo de 25K, corrente de 37,5A tarja branca. Os elos do tipo H, utilizado para proteção de transformador Elo de 1H, para corrente de 1A; Elo de 2H, para corrente de 2A; Elo de 3H, para corrente de 3A; Elo de 5H, para corrente de 5A.

CHAVE FUSÍVEL DESVANTAGENS DE SE UTILIZAR CHAVE FUSÍVEL K, T E H O Fusível é lento para baixas correntes, isso pode colocar em risco a população quando um condutor partir e cair energizado. Ao romper o fusível o consumidor tem que ligar para informar a interrupção, isso faz com que tenha um aumento no indicador (DEC). Para a interrupção da corrente só é possível com o auxilio do DAC (dispositivo de abertura em carga), quando necessário o seccionamento para a manutenção do circuito. Não é possível automatizar a chave fusível, abertura e fechamento remoto.

CHAVE FUSÍVEL SOLUÇÃO TECNILÓGIACA PARA MELHORIA DO INDICADOR EM RAMAIS K, T E H Monitor de ramal (Detector de Falta de Fase na Rede)>>> Monitora a tensão da rede, trata-se de um equipamento que ao detectar a falta de energia elétrica, envia para a central um SMS. As chaves fusíveis estão sendo substituídos por equipamentos que interromper a corrente em carga e possui religamento automático, sem queima de fusível, funcionado como um religador de rede.

CHAVE FUSÍVEL Em média 49% do DEC das concessionárias são consumidas em chaves ramais

CHAVE FUSÍVEL RELIGADORA Tem como objetivo reduzir as faltas transitórias; Ao romper um elo, o cartucho cai, ativando o contato para o segundo elo; Normalmente é utilizada na área rural onde possui vegetação que tocam na rede em períodos de ventos.

SECCIONALIZADOR Fica a jusante do religador O seccionalizador conta o número de faltas do religador É ajustado para uma atuação a menos do religador Funcionamento: ao detectar uma corrente de falha, o seccionalizador inicia a contagem, no segundo religamento do religador o dispositivo abre isolando o defeito. Mesmo sendo um dispositivo monopolar, ele abre as três fases mesmo o defeito ocorrendo em apenas uma, pois ele se comunica através de rádio frequencia , trocando informação entre as fases. E se o defeito ocorrer a montante do seccionalizador e a jusante do religador, o seccionalizador vai abrir após o religamento ?