UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA C.A. João XXIII Departamento de Ciências Naturais Aula 12 Aplicação dos princípios da eletrólise na galvanização com eletrodo ativo 1 Prof. Dr . Leonã S. Flores 2025
METALURGIA
ASPECTOS QUANTITATIVOS E LEI DE FARADAY É muito importante relacionar a quantidade da substância transformada com a quantidade de eletricidade associada a essa transformação. Assim, por exemplo, na oxidação que ocorre no anodo de uma pilha de Daniell , teríamos:
LEI DE FARADAY Na eletricidade, a quantidade de elétrons que passa por um circuito elétrico corresponde à idéia de quantidade de eletricidade (Q) e é medida em coulombs (símbolo C). A intensidade da corrente elétrica (i) é o quociente entre a quantidade de eletricidade (Q) que passou por um circuito e o intervalo de tempo (∆t) correspondente a essa passagem. Temos então: Voltando ao problema mencionado, podemos dizer que o primeiro passo para sua resolução foi dado por Faraday, em 1834, quando verificou experimentalmente que, nas eletrólises:
Qual é a quantidade de eletricidade obtida em uma pilha de Daniell pela oxidação de 0,2612 g de zinco? (Massa atômica do Zn = 65,3.) E qual é a intensidade da corrente produzida, sabendo-se que a pilha funcionou durante 25 minutos e 44 segundos?
Calcule a massa de cobre metálico depositada por uma corrente elétrica de 1,93 A que atravessa uma solução de sulfato cúprico durante 10 minutos (massa atômica do Cu = 63,5)