AVANÇOS DA BIOTECNOLOGIA 2015 E. E. PROFº LUIZ GONZAGA RIGHINI
Objetivo Entender e compreender os avanços da biotecnologia bem como suas vantagens e desvantagens.
O que é Biotecnologia? A origem da palavra Biotecnologia é grega: bio = vida; logos = conhecimento e tecnos = práticas em ciência Entende-se por biotecnologia o conjunto de técnicas que envolvem a manipulação de organismos vivos para a obtenção de produtos específicos ou modificação de produtos. A biotecnologia também utiliza o DNA em técnicas de DNA recombinante
Portanto,a Biotecnologia consiste na utilização de organismos vivos para solucionar problemas ou desenvolver novos produtos.
História O uso da Biotecnologia teve o seu início com os processos fermentativos, cuja utilização transcende, de muito, o início da era Cristã, confundindo-se com a própria história da humanidade. A produção de bebidas alcoólicas pela fermentação de grãos de cereias já era conhecida pelos sumérios e babilônios antes do ano 6.000 a.C. Mais tarde, por volta do ano 2.000 a. C., os egípcios, que já utilizavam o fermento para fabricar cerveja, passaram emprega-lo também na fabricação de pão.
Na década de 40, durante a segunda guerra mundial, os antibióticos passaram a integrar os processos industriais fermentativos, principalmente nos Estados Unidos, basendo-se inicialmente na síntese da penicilina e, posteriormente, da estreptomicina . Foi, todavia, a partir da década de 50 que a Biotecnologia, com a descoberta da síntese química do DNA, e com as técnicas de manipulação genética:DNA recombinante, fusão celular ou hibridoma, passou de fato a existir.
6.000 a. C : bebidas alcoólicas (cerveja e vinho) são produzidas por sumérios e babilônios 2.000 a. C : panificação e bebidas fermentadas são utilizadas por egípcios e gregos 1875 d. C: p asteur mostra que a fermentação é causada por microrganismos 1880-1910 : surgimento da fermentação industrial (ácido láctico, etanol, vinagre)
A vanço científico e tecnológico da Biotecnologia. 1910-1940: síntese de glicerol, acetona e ácido cítrico 1940-1950: antibióticos são produzidos em larga escala por processos fermentativos 1953: estabelecida a estrutura do DNA 1973: início da engenharia genética 1982: insulina humana é produzida
Na agricultura é utilizada para melhoria dos produtos visando numa maior produtividade, e a preservação do meio ambiente. Em relação ao meio ambiente, é uma ferramenta importantíssima, que pode ser utilizada para ver espécies e extinção, além de ajudar no processo de prevenção do meio ambiente. Na saúde o benefício é o desenvolvimento de novas técnicas para medicina, tanto humana quanto animal. Vantagens da Biotecnologia
Desvantagens da Biotecnologia Apesar de só querer a melhora em todos os sentidos, também existem desvantagens na biotecnologia como: alergias, por conta dos produtos modificados; desequilíbrio de ecossistema, por não ser uma coisa natural, e sim modificada; também podem existir contaminações genéticas. Segundo o Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), a biotecnologia é um processo que utiliza agentes biológicos para mudar algo. Contudo não é uma ciência recente, e existe há milhares de anos, desde a fermentação de pães, bebidas e queijos.
Produtos obtidos através da Biotecnolgia Agricultura: m udas de plantas, plantas transgênicas, adubos e pesticidas; Alimentação: c erveja , vinho, pães e queijos Indústria: metais, enzimas, biosensores, biogás, ácidos, etc . Medicamentos: i nsulina , hormônio do crescimento e outros hormônios, antibióticos e vacinas . Meio Ambiente: Purificação da água, tratamento do esgoto e do lixo.
Os Avanços A Biotecnologia Moderna vem sendo muito significativa na questão do patenteamento de matéria viva, vindo a tomar corpo com os anúncios do sequenciamento do genoma humano, visto que é através do conhecimento do código genético que pretende-se revolucionar a ciência nos próximos anos. São muitas as informações obtidas com a determinação da seqüência do genoma humano, como por exemplo, a evolução dos diagnósticos de doenças a partir de amostras de ácido desoxirribonucléico, bem como diante do notável desenvolvimento de medicamentos e também terapias para combater danos sofridos a humanidade.
Área de conhecimento A biotecnologia engloba conhecimento das áreas de microbiologia, genética, bioquímica, biologia molecular, química e informática. A introdução da informática ajudou na evolução das técnicas permitindo a automação, demonstrando que a ciência e a tecnologia , quando trabalham juntas, trazem muitos benefícios á todos.
Evolução A evolução da biotecnologia fez as pessoas perceberem que se inicia uma nova esfera de importância humana, destacando a busca pelas múltiplas inovações relativas aos processos e formas de vida. Na verdade, atualmente a biotecnologia invadiu os organismos viventes (animais, plantas e microorganismos e outro material biológico) e seus subgrupos celulares, para trabalhar a matéria viva e obter dela um resultado útil, para fabricação ou modificação de produtos que implicam em melhorias na qualidade de vida do ser humano, otimizando de uma maneira racional a forma como se interagem com a natureza de modo a suprirem as necessidades de sobrevivência.
A nova Biotecnologia A engenharia genética aplica á Biotecnologia , além de substituir processos e produtos tradicionais, apresenta grandes perspectivas de melhorar o bem estar da população por meio de melhores soluções para problemas de saúde, alimentação, energia, materiais e meio ambiente.