AVANÇOS E DESAFIOS DA APS - SANTA MARIA DAS BARREIRAS .pptx
EnfaVanderliaLima
45 views
31 slides
Sep 08, 2025
Slide 1 of 31
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
About This Presentation
DESEMPENHO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SANTA MARIA DAS BARREIRAS. APRESENTA O RETRATO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA NO MUNICIPIO. NUMERO DE EQUIPES DE SAÚDE, TIPOS DE SERVIÇOS OFERTADOS
Size: 10.25 MB
Language: pt
Added: Sep 08, 2025
Slides: 31 pages
Slide Content
Avanços e Desafios da Atenção Primária em Santa Maria das Barreiras Vanderléia Lima Enfermeira Coordenadora da APS
INTRODUÇÃO O QUE É A ATENÇÃO PRIMÁRIA? A Atenção Primária à Saúde (APS), firmada pela Política Nacional de Atenção Básica, é preferencialmente o primeiro contato da população com o Sistema Único de Saúde (SUS) em nível assistencial, atuando como centro de comunicação com os demais pontos da rede. Ela realiza ações de saúde individual e coletiva, ações de promoção, prevenção e proteção de saúde, tratamentos, reabilitação e redução de danos. Busca estar próxima ao local de moradia das pessoas, oferecendo um cuidado integral aos sujeitos, famílias e comunidade considerando a garantia da equidade ao longo dos ciclos de vida.
INTRODUÇÃO QUEM SÃO E O QUE FAZEM AS EQUIPES DE SAÚDE DA FAMILIA ? As equipes possuem diferentes configurações, sendo compostas por médicos/as enfermeiros/as, técnicos/as de enfermagem, agentes comunitários de saúde, odontólogos/as, auxiliares de saúde bucal e equipes multiprofissionais que ampliam o escopo de atuação com diferentes núcleos profissionais (psicologia, nutrição, fisioterapia, terapia ocupacional, educação física, fonoaudiólogo, dentre outros). Realizam, em seu cotidiano, consultas individuais, atividades coletivas, imunização, procedimentos, tratamento e atendimento a condições agudas e crônicas, entre outras ações
POLITICA NACIONAL DE ATENÇÃO BÁSICA (PNAB) A Política Nacional de Atenção Básica estabelece diretrizes para a organização da Atenção Básica na Rede de Atenção à Saúde (RAS) e rege a organização da APS no seu município A PNAB estabelece princípios e diretrizes que visam garantir uma atenção eficiente e resolutiva aos/às usuários/as. É essencial que gestores e profissionais de saúde as conheçam, pois são elas que orientam a forma como a APS deve ser estruturada.
COMO A APS INTEGRA A REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE EM SANTA MARIA DAS BARREIRAS? A APS integra a Rede de Atenção à Saúde (RAS) no SUS, que é composta por um conjunto integrado de serviços e ações que visam garantir o acesso universal e equitativo à saúde para a população. Essa rede é organizada em diferentes pontos de atenção e sistemas de apoio, logístico e de governança
08 06 01 01 02 PANORAMA DA APS EM SANTA MARIA DAS BARREIRAS 05
06 08 28 65 02
01 01 02 05 02 02
01 UBS JOÃO GONÇALVES LEAL (Santa Maria) 01 enfermeiro 01 médico 11 ACS 02 UBS ANTONIO MANOEL DE MELO (Casa de Tábua) 03 UBS SILVIO APARECIDO BERNARDI (Casa de Tábua) 04 UBS MARIA RODRIGUES DA CONCEIÇÃO (Nova Esperança) 05 UBS ECILON NUNES PEREIRA (São João Batista) 06 UBS ODACIR DAL SANTO (Agrovila) 07 UBS AUGUSTO FURLANETTI (Serra Azul) Equipes de Saúde da Família 01 enfermeiro 01 médico ACS 01 enfermeiro 01 médico ACS 01 enfermeiro 01 médico ACS 01 enfermeiro 01 médico ( sem profissional fixo até setembro ) 12 ACS 01 enfermeiro 01 médico 09 ACS 01 enfermeiro 01 médico 02 ACS UBS DIOCLIDES GOMES (Novo Horizonte) 01 enfermeiro 01 médico (a cada 15 dias ) 04 ACS 08
COMO A APS INTEGRA A REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE EM SANTA MARIA DAS BARREIRAS? O trabalho dos profissionais de saúde da APS se difere dos pronto-atendimentos, como as UPA ou de consultórios médicos privados, por ir além de consultas individuais ou do atendimento à demanda que chega até o serviço. As equipes, em especial as da Estratégia de Saúde da Família (ESF), devem fazer um trabalho que olha para a saúde para além do âmbito individual, atento ao local de moradia dos usuários, suas relações tanto com o ambiente, quanto com as pessoas, dando uma importante ênfase para como a família se estrutura e tem suas dinâmicas próprias e à cultura de cada comunidade. Segundo a Política Nacional de Atenção Básica, a APS é responsável por um conjunto de ações:
DESAFIOS DA APS EM SANTA MARIA DAS BARREIRAS DESAFIOS ESTRUTURAIS: Infraestrutura inadequada; Frota veicular insuficiente; Recursos humanos insuficientes; Desigualdades regionais; Dificuldade de acesso; Instabilidade da rede de internet e energia; SUS digital DESAFIOS ASSISTENCIAIS: Demanda crescente (população flutuante) Doenças crônicas; Saúde mental.
DESAFIOS DA APS EM SANTA MARIA DAS BARREIRAS DESAFIOS DE GESTÃO: Gestão de recursos; Integração com outros níveis de atenção; Monitoramento e avaliação. DESAFIOS SOCIAIS E ECONÔMICOS: Pessoas em situação de vulnerabilidade; Educação em saúde; Participação comunitária.
AVANÇOS DA APS – AVALIAÇÃO DO PRIMEIRO QUADRIMESTRE 2025 Descentralização das UBS, com o PEC operando em todas as UBS não havendo a necessidade de encaminhar as fichas de produção para serem digitadas na SMS; Reestruração do odontomóvel e contratação dos profissionais para levar a saúde bucal às comunidades rurais; Aquisição de uma ambulância caminhonete Hilux nova para Serra Azul; Aquisição de uma pick-up Fiat Strada para dar suporte à SMS; Recuperação de 37 posições no ranking estadual dos indicadores de desempenho da Atenção Primária; Avaliação e treinamentos e monitoramento contínuo das equipes de saúde da família.
. INDICADORES DE DESEMPENHO 01 02 03 04 05 06 07
. INDICADORES DE DESEMPENHO
. INDICADORES DO NOVO FINACIAMENTO
. INDICADORES DO NOVO FINACIAMENTO
. INDICADORES DO NOVO FINACIAMENTO
. RESULTADO DOS INDICADORES 3º Q-2023 Fonte: esus feedebeck
. Fonte: esus feedebeck RESULTADO DOS INDICADORES 4º Q-2023
. Fonte: esus feedebeck RESULTADO DOS INDICADORES 1º Q-2025
.
.
" Para cada direito assegurado, há um dever correspondente a ser cumprido, pois direitos e deveres caminham juntos na construção de uma sociedade justa e harmoniosa.” Autor desconhecido .