Baladão 4.pptx Perfeito para aplicação SPAECE EM TURMA DE 5 ANO
mtbarrospedagogo
5 views
18 slides
Sep 11, 2025
Slide 1 of 18
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
About This Presentation
Boladão
Size: 5.27 MB
Language: pt
Added: Sep 11, 2025
Slides: 18 pages
Slide Content
Dengo - João Gomes Lá-laiá-laiê, na pegada de vaqueiro... Oi! Quando cê vai perceber Que eu lutei pra te ter e te quero ao meu lado Eu sei que a minha fama não é boa E o povo me chama de beijo safado Mas eu não quero mais essa vida de farra Quando é que cê vai perceber Que eu lutei pra te ter e te quero ao meu lado Eu sei que a minha fama não é boa E o povo me chama de beijo safado Mas eu não quero mais essa vida de farra Tô precisando de dengo, não vê? Tô nem aí pra rolê, tô nem aí pra rolê Só tô querendo você Eu só tô querendo você Tô precisando de dengo, não vê? Tô nem aí pra rolê, tô nem aí pra rolê Só tô querendo você Eu só tô querendo você Larga tudo e vem me ver
Questão 01 Nessa música, qual trecho nos remete a uma ideia de tempo ? “Quando é que cê vai perceber”. “Que eu lutei pra te ter”. “Eu sei que a minha fama não é boa”. “E o povo me chama de beijo safado”. Antes de entrar nas alternativas, suscite com as crianças palavras que expressem tempo, fazendo a relação das palavras ditas na lousa. Em seguida, explique que todas aquelas palavras indicam QUANDO DETERMINADA AÇÃO ACONTECER. Como o gabarito IRÁ inicia com a palavra QUANDO, facilmente eles acertarão que essa alternativa remete a tempo . Mas, grife os verbos (ações) das outras alternativas e pergunte se a frase indica quando aquela ação irá acontecer. Os distratores não trazem essa informação, apenas o gabarito. (D26 - Reconhecer o sentido das relações lógico-discursivas marcados por conjunções, advérbios etc.)
Questão 01 Nessa música, qual trecho nos remete a uma ideia de tempo? A) “Quando é que cê vai perceber”. B) “Que eu lutei pra te ter”. C) “Eu sei que a minha fama não é boa”. D) “E o povo me chama de beijo safado”. QUANDO ELE LUTOU PARA TÊ-LA? Q U AN D O E L E SOUB E Q U E SUA FAMA NÃO É BOA? QUANDO O POVO O CHAMOU DE BEIJO SAFADO? (D26 - Reconhecer o sentido das relações lógico-discursivas marcados por conjunções, advérbios etc.)
Questão 02 Nessa música, o eu lírico demonstrou ser amigo. estar apaixonado. querer estar na farra. estar feliz. Como é um item de inferência, os alunos precisam elaborar expectativa sobre as possíveis inferências que as alternativas trazem e confirmá-las ou não com as informações explícitas do texto. Para isso, a expressão SE… ENTÃO… ajuda bastante. (D14 - Inferir informação em texto verbal.)
Questão 02 Nessa música, o eu lírico demonstrou A) querer ser amigo. B) estar apaixonado. C) querer estar na farra. D) estar feliz. SE ELE ESTIVESSE FELIZ, ENTÃO ELE NÃO DIRIA “TÔ PRECISANDO DE DENGO”. SE ELE FOSSE APENAS AMIGO, ENTÃO ELE NÃO IRIA QUERER UM RELACIONAMENTO COM ELA, MAS ELE QUER: “SÓ TÔ QUERENDO VOCÊ”. SE ELE QUISESSE ESTAR NA FARRA, ENTÃO ELE NÃO DIRIA “TÔ NEM AÍ PRA ROLÊ”. (D14 - Inferir informação em texto verbal.)
Questão 03 N o t r e cho “ T ô pre c i sando emprega a linguagem formal. coloquial. técnica. regional. d e dengo , nã o v ê?” , o e u l í r i c o (D29 - Identificar os níveis de linguagem e/ou as marcas linguísticas que evidenciam locutor e/ou interlocutor.) Os alunos precisam do conhecimento linguístico dos tipos de linguagem para responderem ao item. Então, antes de ler o trecho do enunciado, o professor precisa suscitar deles exemplos de cada uma das linguagens sugeridas nas alternativas e anotar na lousa os exemplos ditos, para que, em seguida, o trecho possa ser lido e eles identifiquem a linguagem empregada nele.
Questão 03 N o t r e cho “ T ô pre c i sando emprega a linguagem A) formal. d e dengo , nã o v ê?” , o e u l í r i c o A linguagem coloquial tem a característica d e ser uti l iz a d a e ntr e p e sso a s q u e têm B) coloquial. técnica. padrão. (D29 - Identificar os níveis de linguagem e/ou as marcas linguísticas que evidenciam locutor e/ou interlocutor.) c o ntraç õ e s (“ t ô ” n o l u gar i ntim i da d e (n a mora d os) , f a zer us o d e de “estou”), gírias (“dengo”) e não respeitar as normas gramaticais (uso do verbo conjugado na 3ª pessoa “vê” no lugar de verbo conjugado na 2ª pessoa “vês”).
Questão 04 está em outro rolê. nunca vai aos rolês. não sabe para qual rolê ir. não faz questão de ir ao rolê. D15 - Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. No trecho “Tô nem aí pra rolê”, a expressão “tô nem aí” significa que ele Esse item pode dialogar com descritor da variação linguística, pois “tô nem aí” é uma expressão da linguagem coloquial. Suscite dos alunos contextos em que a expressão “tô nem aí” faria sentido, anote os contextos na lousa, depois questione o significado da expressão. Depois disso, retome a leitura do contexto em que a expressão aparece na letra da música para que os alunos identifiquem o gabarito mais facilmente.
Questão 04 No trecho “Tô nem aí pra rolê”, a expressão “tô nem aí” significa que ele está em outro rolê. nunca vai aos rolês. não sabe para qual rolê ir. D) não faz questão de ir ao rolê. D15 - Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. De acordo com o texto, o eu lírico frequenta festas e não tem uma boa fama, mas ele afirma que quer muito ficar com a moça e que não está nem aí pra rolê, ou seja, ele não faz questão de ir ao rolê, porque o que ele quer mesmo é ficar com ela, dando a entender que, se ela ficasse com ele, ele não iria mais para as festas. A informação explícita “Mas eu não quero m a i s e ssa v i d a d e f a rra” a po i a e ssa inferência.
Acorda Pedrinho – Jovem Dionísio Não sei mais pra onde ir Já que a noite foi... Acorda, Pedrinho Que hoje tem campeonato Vem dançar comigo Vai ver que eu te esculacho Sei que não dá pra ver Mas cê vai ver que hoje não tem chocolate Nem de segunda a sexta-feira Não adianta treinar Cê pode vir, mas vem agora Não enrola, rebola Na hora de ir embora, cê chora Não sei mais pra onde ir Já que a noite foi longa Não sei mais pra onde ir Já que a noite foi longa Longa, longa
Questão 05 Tem chocolate. Tem campeonato. Tem disputa de dança. Tem uma noite longa. D13 - Localizar informação explícita em textos. D e a c o r d o c o m o t ex t o , o qu e t e m hoj e qu e P edr i nh o pr e c i s a acordar? A localização de informações explícitas começa no enunciado, com a identificação, por parte do aluno, de qual informação ele precisa buscar no texto. No caso deste item, ele precisa buscar o q u e t e m ho j e q u e P e dr i nh o pr e cisa a cor d a r . V olta n d o n o texto , n o 2 º movimento de localização, ele encontrará: “Acorda, Pedrinho/ Que hoje tem campeonato”. A última localização é encontrar essa informação do texto nas alternativas.
Questão 05 A) Tem chocolate. B) Tem campeonato. Tem disputa de dança. Tem uma noite longa. D13 - Localizar informação explícita em textos. D e a c o r d o c o m o t ex t o , o qu e t e m hoj e qu e P edr i nh o pr e c i s a acordar? No caso deste item, a informação está idêntica, porém ela poderia estar parafraseada, ou seja, escrita com outras palavras. Portanto, é importante trabalhar com as crianças itens com informações idênticas e parafraseadas.
Questão 06 Na expressão “Cê pode vir, mas vem agora”, a palavra destacada demonstra uma circunstância de alternativa. adição. comparação. oposição. (D26 - Reconhecer o sentido das relações lógico-discursivas marcados por conjunções, advérbios etc.) Na questão 1, esse descritor foi trabalhado com a circunstância no enunciado e a conjunção nas alternativas. Nesta, acontece o contrário: conjunção no enunciado e a circunstância na alternativa. Mas, iniciar com a coleta do conhecimento prévio dos alunos também é importante. Então, peça para os alunos criarem pequenas frases com o MAS, anote-as na lousa e analise-as a partir do percurso: localização de informação explícita – elaboração de expectativas – inferência de informação – identificação da relação lógico-discursiva. Depois, analise a frase do trecho do item.
Questão 06 N a e x p r e s são “C ê pod e v i r , m a s v e m agora”, a palavra destacada demonstra uma circunstância de alternativa. adição. comparação. D) oposição. (D26 - Reconhecer o sentido das relações lógico-discursivas marcados por conjunções, advérbios etc.) Ele diz que o Pedrinho pode ir. Espera-se que ele possa ir a qualquer momento. MAS, ele diz que Pedrinho precisa ir agora, depois parece que não adiantaria ele ir. Analisando os distratores: não é uma alternativa para Pedrinho ir agora, ele precisa ir agora (“Cê pode vir ou vem agora” não faz sentido); não é uma simples adição de informações, porque uma contraria a outra (“Cê pode vir e vem agora” não faz sentido); também não houve comparação de informações (“Cê pode vir como vem agora” não faz sentido). É uma oposição, pois uma informação contraria a outra. Ele pode ir, porém não a qualquer momento, ele tem que ir agora, depois não adianta ir.
Questão 07 lugar. tempo. negação. modo. (D26 - Reconhecer o sentido das relações lógico-discursivas marcados por conjunções, advérbios etc.) No verso “Que hoje tem campeonato”, a palavra destacada dá uma ideia de O hoje dá uma ideia de ONDE haverá o campeonato? O hoje dá uma ideia de QUANDO haverá o campeonato? O hoje dá uma ideia de que NÃO haverá o campeonato? O hoje dá uma ideia de COMO será o campeonato?
Questão 07 No verso “Que hoje tem campeonato”, a palavra destacada dá uma ideia de a) lugar. b) tempo. negação. modo. O hoje dá uma ideia de QUANDO haverá o campeonato.