Balaiada

18,669 views 14 slides Dec 13, 2013
Slide 1
Slide 1 of 14
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14

About This Presentation

No description available for this slideshow.


Slide Content

Trabalho De Geografia

Local A Balaiada foi uma revolução ocorrida no Maranhão entre os anos de 1838 e 1841. Este era contrário ao poder e aos aristocratas rurais que, até então, dominavam aquela região.

Antecedentes No Maranhão havia dois partidos, os liberais ( bem-te-vis) e os conservadores ( cabanos ). A Balaiada nasce da disputa de poder entre eles e pela alta pobreza na região.

Conflitos O conflito tomou o nome de Balaiada , porque Balaio era o apelido de um de seus principais líderes, Manuel Francisco dos Anjos Ferreira. Ele era um fabricante de balaios, e fora vítima da violência policial, que havia violentado duas de suas filhas, sem que houvesse punição nenhuma. Em desejo de vingança, ele se tornou um vingador sanguinário e feroz, e, com seu bando, aterrorizou o interior maranhense, matando, violentando e devastando .

Conflitos O início da revolta foi a detenção do irmão do vaqueiro Raimundo Gomes, acusado pelo sub-prefeito da Vila da Manga. No dia 13 de dezembro de 1838, Raimundo Gomes, com nove outros cabras, invadiu o edifício da cadeia pública da povoação e libertou-o, reforçando seu grupo com os prisioneiros soltos e vinte e dois soldados encarregados da segurança policial da Vila.

Repressão O governo imperial nomeou  o coronel Luís Alves de Lima e Silva como governador da província do Maranhão e Comandante Geral das Forças Militares. O general, que mais tarde seria o Duque de Caxias, atuou no combate aos revoltosos e reconquistou a Vila de Caxias . Após algumas derrotas, o comandante dos balaios, Raimundo Gomes, rendeu-se.

Após a morte de Balaio, Cosme ( ex-escravo e um dos principais chefes dos balaios) assumiu a liderança do movimento e partiu em fuga para o sertão. Daí em diante, a força dos balaios começou a diminuir, até que, em 1840, um grande número de balaios rendeu-se diante da concessão da anistia. Pouco tempo depois, todos os outros igualmente se renderam. Com a completa queda dos balaios, Cosme foi enforcado. Fim da Revolta

Imagens

Obrigado por Sua atenção!!!

CEDOCA – Colégio Estadual Dom Climério de Almeida Andrade Disciplina: Geografia Professor(a):Eduardo 2º A Componentes do Grupo: Airton Ana Isabel Delson Igor
Tags