BARROCO NO BRASIL E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS.pptx

BetoCavalcante1 7 views 17 slides Sep 09, 2025
Slide 1
Slide 1 of 17
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17

About This Presentation

Material sobre a arte barroca no Brasil, características, materialidades, tipos de barroco num mesmo Brasil.


Slide Content

Barroco Brasileiro Profº Beto Cavalcante

Barroco no Brasil O estilo Barroco desenvolveu-se plenamente no Brasil a partir do século XVIII, perdurando ainda no início do século XIX, nessa época a Europa já havia abandonado esse estilo e voltado-se para o Estilo Clássico.

O Barroco brasileiro pode ser dividido em duas linhas: Barroco das regiões enriquecidas com o açúcar e mineração. Este “estilo’ é mais marcantes nas regiões mais ricas da época, Bahia, Pernambuco, Minas gerais e Rio de Janeiro. Fachada da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Salvador

Barroco das regiões onde não havia comércio do açúcar nem mineração: Destaque paro o Estado de São Paulo. Ao longo do século XVIII, São Paulo ainda era o estado onde partiam grande parte das “bandeiras”. O estado era pobre, devido à carência de uma atividade econômica lucrativa. Dessa forma, o barroco se desenvolveu aqui de forma mais modesta – Igrejas mais simples (o povo não contribuía para suas construções). – Poucas construções restaram na cidade de São Paulo

Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência (1676); Localiza-se no largo de São Francisco; Inicialmente era uma capela muito simples. Foi reformada em 1782, quando ganhou a forma atual.

Altar principal, Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, 1791. São Paulo, SP

Imagem de São Paulo, século XVIII, Escultura de barro cozido policromado. Proveniente da antiga Sé de São Paulo. Museu de arte sacra de São Paulo, SP Imagem de Nossa Senhora com o Menino Jesus, século XVII. Proveniente de Itu, escultura de barro cozido policromado. Museu de arte sacra de São Paulo, SP

Igreja do Carmo, Itu - SP A igreja foi no início uma simples capela. Totalmente construída por volta de 1777.

Barroco em Minas Gerais A partir de 1760, devido ao ciclo do ouro e pedras preciosas, os vilarejos mineiros crescem muito Vila Rica, Mariana, Sabará, Congonhas do Campo, São João Del Rei, Caeté... começam a construir seus primeiros edifícios importantes. É quando temos a expressão mais original do barroco brasileiro. – Fervor do povo patrocinado pelas pedras e metais preciosos. – Arte contida e elegante e ao mesmo tempo colorida e sentimental – Predomina a arte religiosa. – Pintura geralmente arquitetônica – Artistas autodidatas (aprendiam a partir apenas de modelos ilustrados)

Elementos mais característicos: Portada esculpida e paredes de alvenaria caiada. Tentaram construir com a TAIPA DE PILÃO – não deu certo  construções de pedra. Essas construções demoraram um pouco para se consolidar, assim a taipa continuou a ser utilizada: – Os espaços eram quadrados ou retangulares (a taipa não permitia construção de espaços muito complexos) – Assim a parte interna, para acomodar o visual barroco, era revestida de madeira, dando formas diferentes ao espaço.

Igreja de São Francisco de Assis, Ouro Preto - MG Sua construção tem início em 1766pelo mestre de obras Domingos Moreira de Oliveira, originário da região do Porto (Portugal).

Igreja de São Francisco de Assis, Ouro Preto - MG Em 1770, com a construção já adiantada, Aleijadinho entra em cena e trabalha por mais de 20 anos nessa igreja. – (1770-9 retoma em 1790-4) – Aleijadinho se dedicou ao entalhe e escultura Outro grande nome que trabalhou nesse projeto é Mestre Ataíde – Douramento e pintura

Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho), Portada da Igreja de São Francisco de Assis, 1774. Ouro Preto, MG

Passos da paixão- Aleijadinho

Mestre Ataíde: Manoel da Costa Ataíde (Mariana,MG -1762-1830 também em Mariana) – Pintor, dourador, entalhador – Figuras com traços de mulatos – Aparece em alguns documentos como professor de arte.