Uma base é qualquer substância que libera única e exclusivamente OH-
Size: 1.19 MB
Language: pt
Added: Sep 16, 2016
Slides: 14 pages
Slide Content
Bases Química
CALI O que é? Uma base(também chamada de Álcali) é qualquer substância que libera único e exclusivamente OHˉ(íons hidroxila ou oxidrila) ou solução aquosa.Soluções com es- tas propriedades dizem-se básicos ou alcalinos.As bases possuem baixa concentrações de íons H + ,sendo conside- rado base as soluções que tem 25°C,pH acima de 7.Tam- bém conduzem consente elétrica, assim como os ácidos.
Possuem sabor adstringente que “amarra’’ a boca,ou seja diminui a salivação e são empregados como medicamentos antiácidos entre outros.Muitas bases,como hidróxido de magnésio(leite de magnésia) são fracas e não trazem danos.Outros como o hidróxido de sódio(NaOH ou soda cáustica)são corrosivas e sua manipulação deve ser feita com cuidado.Pode ser determinada forte ou fraca com o grau de solubilidade.
O que é pH? O pH significa “potencial e Hidrogeniônico”, uma escala logarítmica mede o grau de acidez,neutralidade ou alcalini- dade de uma determinada solução. O pH varia de 0 a 14,quanto menor o índice de pH, maior é a acidez de uma substância pH<7-Substância ácida pH>7-Substância básica pH=7-Substância Neutra
Definição A definição de base como substância que, em solução aquosa origina com ânions exclusivamente íons hidroxila, foi proposta por Arrhenius em 1887adotada pela Quími- ca Clássica. A presença da hidroxila explica o sabor, a ação sobre indicadores e sobre os ácidos, e condutibilidade elétrica de suas soluções.
A teria Arrhenius limita-se a substâncias que reagem em meio aquoso e não explica o composta- mento básico de algumas substâncias,com hormônio,que não possui hidroxila e é gasosa nas condições ambientais. Em 1923, o químico dinamarquês Jahannes Nicolaus Bronsted e o inglês Thomas Martin Louery,em estudos desvinculadas entre si propuseram a definição de base como “espécies químicas capazes de receber prótons”.
No mesmo anos de 1923, Grilbet Lewis sur- geriu um novo conceito, definindo como base qualquer substância que doa pares de elétrons não ligan- tes, numa reação química um novo – doando do par ele- trônico, formando ligações dativas. A definição de Lewis é mais qual completa, por se aplicar também a sistemas não aquosas e a casos não previstos no anterior, e é a chave para compressão da química dos minerais na ali- mentação humana.
Classificação As bases de Arrhenius seguem determinadas classifi- cações que, em tese, dependem do número de hidroxilas ligadas ao átomo central. Quanto ao número de OHˉ da molécula: Monobases (1 OHˉ): NaOH,KOH,NH 4 OH , AgOH Dibases (2 OHˉ): Mg(OH) 2, Co(oH) 2 ,Ba(OH) 2 Triases (3 OHˉ): Al(OH 3 ), Fe(OH) 2 Tetrabases(4 OHˉ): Sn(OH) 4 ,Pb(OH) 4, Mn(OH) 4
Quanto ao Grau de dissociação Fortes: Todos os hidróxidos de metais das famílias 1A e 2ª .Exceção de hidróxidos de Berílio e de Magnésio . Fracos: Os demais hidróxidos metálicos e de amônia (NH 4 OH) .
Quanto à solubilidade na água Solúveis: Todos os hidróxidos da família 1A e o hidró- xido de amônia; Pouco solúveis: Hidróxidos da família 2A, em geral; Insolúveis: As demais bases. Sendo que, uma ínfima parcela sempre se dissolve, mas é desconsiderada em relação total.
Equipe: Nicole Fernanda Clara Mª Fernanda Vitória Taynara