Bem-estar emocional – Equilíbrio entre mente e corpo.pptx
KarlaAlves3
0 views
27 slides
Oct 03, 2025
Slide 1 of 27
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
About This Presentation
Bem-estar emocional – Equilíbrio entre mente e corpo.pptx
Size: 28.52 MB
Language: pt
Added: Oct 03, 2025
Slides: 27 pages
Slide Content
1 a 4 o bimestre Aula 1 Ensino Médio Projeto de Vida Bem-estar emocional – Equilíbrio entre mente e corpo
Práticas de autocuidado que promovem o equilíbrio entre saúde mental e física. Compreender a importância do autocuidado e do equilíbrio entre mente e corpo; Desenvolver práticas de bem-estar emocional e físico no cotidiano. Habilidades Autoconfiança; Organização; Tolerância ao estresse.
Bem-estar DRAUZIO VARELLA . O que é ser uma pessoa saudável? Disponível em: https://www.youtube.com/ watch?v =9q7WaQqtWK4 . Acesso em: 17 junho 2025. Assista ao vídeo e, em quartetos , reflitam e respondam às perguntas abaixo: Ao refletir sobre sua rotina diária, como você descreveria seus hábitos em relação a atividade física, alimentação, sono e bem-estar emocional ? Quais aspectos você percebe que poderiam ser aprimorados? Quais estratégias, atividades ou práticas você considera essenciais para manter e promover seu bem-estar emocional e social ? Compartilhe alguns exemplos concretos de como você as incorpora em sua rotina. Autocuidado e saúde Ponto de partida VIREM E CONVERSEM
Slide 3 Habilidade: Autoconfiança, organização e tolerância ao estresse. Tempo: 7 minutos. Dinâmica de condução: exiba o vídeo introdutório indicado, de 1min20 até 9min, e organize os alunos em quartetos para o “Virem e conversem”. Apresente as duas perguntas para reflexão e discussão. Promova uma breve conversa com a turma, talvez focando os desafios comuns (Questão 1) ou as estratégias de bem-estar mais citadas (Questão 2). Expectativa de resposta: espera-se que os alunos façam uma autoavaliação sincera de seus hábitos de saúde e bem-estar; identifiquem tanto práticas positivas quanto áreas que precisam de mais atenção; e listem e exemplifiquem estratégias que utilizam ou consideram importantes para o equilíbrio emocional e social (p. ex.: conversar com amigos, praticar hobbies, ter momentos de lazer etc.). Aprofundamento : introduza o conceito das múltiplas dimensões do bem-estar (físico, emocional, social, adaptando à complexidade da turma). Discuta possíveis barreiras para o autocuidado (falta de tempo, motivação, conhecimento).
Slide 4 Habilidade: Autoconfiança, organização e tolerância ao estresse. Tempo: Seção “Construindo o Conceito“: 10 minutos. Dinâmica de condução: conecte a discussão inicial sobre hábitos com o conceito central de “Autocuidado”. Apresente a definição formal: ações diárias intencionais para preservar ou melhorar a saúde física e mental. Enfatize que desenvolver estratégias para lidar com estresse e ansiedade é uma forma de autocuidado. Destaque os benefícios mencionados: mais organização, confiança e resiliência ao estresse. Pergunte aos alunos se eles veem algumas das práticas positivas que mencionaram anteriormente como exemplos de autocuidado. Expectativa de resposta: espera-se que os alunos compreendam o autocuidado como ações deliberadas e benéficas para a saúde integral e percebam a ligação entre cuidar de si, gerenciar desafios emocionais e fortalecer recursos pessoais (organização, resiliência). Aprofundamento: diferencie autocuidado de mero prazer momentâneo (autocuidado pode exigir esforço, como fazer exercícios). Explore diferentes categorias de autocuidado (físico, emocional, social). Comente sobre a importância do autocuidado preventivo (práticas diárias) versus o reativo (apenas quando já se está esgotado).
Slide 5 Habilidade: Autoconfiança, organização e tolerância ao estresse. Tempo: Seção “Construindo o Conceito“: 10 minutos. Dinâmica de condução : apresente as três dimensões do bem-estar destacadas no slide: Saúde física, Saúde emocional e Saúde social. Explique cada uma delas: Física: cuidado com o corpo (alimentação, atividade física, descanso, saúde). Emocional: gerenciamento do estresse e cultivo de emoções positivas (ressaltar que as estratégias são individuais: “Cada um tem seu jeito“). Social: manutenção de relacionamentos saudáveis e rede de apoio. Peça aos alunos para refletirem individualmente: A qual dessas dimensões eles dão mais atenção? Qual precisaria de mais foco? Expectativa de resposta : espera-se que os alunos consigam identificar e descrever as três dimensões apresentadas, compreender a natureza multidimensional do bem-estar e reconhecer a importância da personalização das práticas de autocuidado emocional. Aprofundamento: discuta a interconexão entre as dimensões (p. ex.: atividade física melhora o humor; isolamento social afeta o emocional). Aborde a ideia de buscar um equilíbrio (não necessariamente igualdade) entre as diferentes áreas.
Slide 6 Habilidade: Autoconfiança, organização e tolerância ao estresse. Tempo: Seção “Construindo o Conceito“: 10 minutos. Dinâmica de condução: apresente os exemplos concretos de atividades para cada dimensão (Física, Mental/Emocional, Social) listados. Use esses exemplos para tornar os conceitos mais práticos e acessíveis. Pergunte: Quais dessas atividades vocês já praticam? Quais acham interessantes e poderiam experimentar? Destaque a variedade de opções, mostrando que o autocuidado pode ser adaptado aos gostos e rotinas de cada um. Expectativa de resposta: espera-se que os alunos reconheçam muitas das atividades listadas como formas de autocuidado, percebam que o autocuidado pode ser incorporado por ações simples e variadas no dia a dia e se sintam motivados a pensar em novas práticas de autocuidado alinhadas aos seus interesses. Aprofundamento: discuta a importância de reservar tempo para o autocuidado, tratando-o como um compromisso importante. Explore opções de autocuidado de baixo custo ou gratuitas. Converse sobre como os interesses e as necessidades de autocuidado podem mudar ao longo da vida.
Slide 7 Habilidade: Autoconfiança, organização e tolerância ao estresse. Tempo: Seção “Colocando em Prática”: 20 minutos. Dinâmica de condução: anuncie a atividade prática “Compartilhando Experiências”, explicando o formato de “Estações”. Preparação prévia: organize 4 “estações” no espaço físico da sala. Cada estação deve ter o título do tema e o comando/pergunta correspondente claramente visíveis (o tema e o comando poderão ser projetados ou impressos). Disponibilize post-its (ou papéis) e canetas em cada estação. Explique detalhadamente o procedimento: os alunos (nos mesmos grupos) iniciarão em uma das estações. Lerão o tema e o comando, discutirão em grupo. Individualmente, cada aluno responderá ao comando em um post-it e o afixará na estação. Haverá um tempo determinado para cada estação (5 minutos). Ao seu sinal, os grupos deverão rotacionar para a próxima estação no sentido horário. O processo se repetirá até que todos os grupos passem pelas 4 estações. Haverá uma partilha final das ideias coletadas. Expectativa de resposta: espera-se que os alunos compreendam e sigam as instruções da dinâmica das estações, participem das discussões em grupo e registrem suas ideias individuais em cada estação. Aprofundamento: comente sobre os benefícios de metodologias ativas como as estações (movimento, discussões focadas, aprendizado colaborativo, exploração de diferentes aspectos de um tema).
Slide 8 Habilidade: Autoconfiança, organização e tolerância ao estresse. Tempo: Seção “Colocando em Prática”: 20 minutos. Dinâmica de condução: certifique-se de que os comandos estejam claramente expostos nas respectivas estações antes de iniciar a atividade. Durante a rotação, circule entre os grupos para verificar a compreensão dos comandos e estimular a discussão e o registro individual. Ao final das rotações, recolha a folha com os post-its de cada estação para a discussão final. Expectativa de resposta : espera-se que os grupos discutam os temas específicos de cada estação. Que os alunos gerem ideias práticas e concretas em seus post-its sobre atividade física, manejo do estresse, conexões sociais e hábitos para ter mais energia. Que o conjunto de post-its represente um banco de estratégias de autocuidado gerado pela própria turma. Aprofundamento: na partilha final, compile e discuta as ideias mais frequentes ou interessantes de cada estação. Caso seja possível, use o quadro para agrupar as sugestões dos alunos.
Slide 9 Habilidade: Autoconfiança, organização e tolerância ao estresse. Tempo: 2 minutos. Dinâmica de condução: utilize este slide para fazer a conexão explícita entre autocuidado, bem-estar e o Projeto de Vida. Apresente a sequência lógica: Autoconhecimento (entender necessidades/limites) → Autocuidado eficaz (escolher ações que nutrem) → Qualidade de vida → Energia e direção para o Projeto de Vida. Enfatize que o bem-estar não é um objetivo separado das metas de vida, mas sim a base que sustenta a busca por essas metas de forma sustentável e significativa. Discuta como conhecer a si mesmo ajuda a personalizar o autocuidado e a evitar o esgotamento na busca por objetivos. Expectativa de resposta: espera-se que os alunos compreendam que cuidar de si é parte essencial do planejamento e execução do Projeto de Vida, percebam a importância do autoconhecimento para um autocuidado efetivo e vejam a relação direta entre bem-estar e capacidade de perseguir sonhos e objetivos. Aprofundamento: explore como diferentes metas do Projeto de Vida podem demandar diferentes estratégias de autocuidado. Converse sobre a importância de reconhecer os próprios limites e ajustar as práticas de autocuidado conforme necessário.
Slide 10 Habilidade: Autoconfiança, organização e tolerância ao estresse. Tempo: Seção “Ser Sempre+”: 10 minutos. Dinâmica de condução: introduza esta seção (“Ser Sempre+”) como uma aplicação prática dos conceitos a um cenário realista. Apresente o estudo de caso do aluno sobrecarregado no final do ano letivo. Leia o cenário para a turma. Certifique-se de que entenderam a situação de múltiplas demandas e os sintomas de estresse e sobrecarga descritos (sono ruim, ansiedade, humor instável, dúvida). Prepare o terreno para a discussão do próximo slide, pedindo que já comecem a pensar em conselhos para esse aluno com base no que aprenderam sobre autocuidado. Expectativa de resposta: espera-se que os alunos compreendam o cenário e os sentimentos do estudante fictício, bem como identifiquem os fatores de estresse e os sintomas resultantes. Aprofundamento: valide a experiência de estresse e pressão como algo comum no Ensino Médio, mas ressalte a importância de aprender a lidar com isso de forma saudável. Defina brevemente estresse e ansiedade, se necessário.
Slide 11 Habilidade: Autoconfiança, organização e tolerância ao estresse. Tempo: Seção “Ser Sempre+”: 10 minutos. Dinâmica de condução: organize os alunos em trios para a dinâmica “VIREM E CONVERSEM”. Apresente as perguntas para discussão sobre o estudo de caso: conectar aos 3 eixos: físico, emocional, social. Conduza uma “troca” final com a turma, coletando as principais estratégias e insights dos trios para lidar com a situação do estudo de caso. Expectativa de resposta: espera-se que os alunos identifiquem os impactos negativos do estresse no bem-estar geral, sugiram estratégias concretas de organização (planejamento, priorização), listem técnicas de manejo de estresse e ansiedade (apoio social, relaxamento etc.), e reconheçam o papel da mentalidade e da autoconfiança na superação de desafios. Aprofundamento: discuta a necessidade de saber priorizar atividades. Explore exemplos de diálogo interno positivo versus negativo. Reforce a importância de pedir ajuda (colegas, família, professores, orientador educacional) em momentos de sobrecarga.
Slide 12 Habilidade: Autoconfiança, organização e tolerância ao estresse. Tempo: 1 minuto. Dinâmica de condução : utilize este slide para o fechamento da aula e para incentivar um compromisso pessoal. Leia ou comente o texto, enfatizando que o desenvolvimento do bem-estar é um processo contínuo feito de “pequenos passos”. Apresente a pergunta final de reflexão. Peça que pensem individualmente e identifiquem uma ação específica e realizável, bem como que se comprometam a tentar. Opcional : peça que anotem esse “pequeno passo” no Diário de Práticas e Vivências. Opcional : convide alguns voluntários a compartilhar qual “pequeno passo” escolheram. Expectativa de resposta: espera-se que os alunos reflitam sobre as estratégias discutidas e escolham uma ação concreta e viável para aplicar em sua rotina na próxima semana. Aprofundamento: comente sobre a importância da consistência na formação de hábitos. Sugira que compartilhem seu “pequeno passo” com um amigo para apoio mútuo. Reforce que o autocuidado é uma jornada de aprendizado e ajustes constantes.