BIOLOGIA E COMPORTAMENTO DO Rhynchophorus palmarum 

288 views 32 slides Aug 03, 2022
Slide 1
Slide 1 of 32
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30
Slide 31
31
Slide 32
32

About This Presentation

BIOLOGIA E COMPORTAMENTO DO Rhynchophorus palmarum  - Ecologia Química


Slide Content

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA “PRODUÇÃO VEGETAL” Acadêmicos ANDERSON SABINO; CRISTIAN BERNARDO & RODRIGO CAMÂRA Rio Largo/AL, 02 de julho de 2018

BIOLOGIA E COMPORTAMENTO DO Rhynchophorus palmarum   ESTE INSETO TEM ORIGEM AMERICANA E OCORRE DESDE A ARGENTINA ATÉ A CALIFÓRNIA, INCLUINDO AS ANTILHAS, SENDO CONHECIDO COMO PRAGA DO COQUEIRO, NO BRASIL, DESDE O SÉCULO 16. NO BRASIL, É CONSIDERADO O PRINCIPAL INSETO TRANSMISSOR DO NEMATOIDE CAUSADOR DO ANEL VERMELHO Bursaphelenchus cocophilus   QUE ATÉ RECENTEMENTE ERA DENOMINADO Rhadinaphelenchus cocophilus .

CICLO REPRODUTIVO DO Rhynchophorus palmarum   APRESENTA METAMORFOSE COMPLETA, O CICLO DE VIDA, VARIA DE 132 A 215 DIAS, 2 A 3 MESES, O MACHO VIVE CERCA DE 127 DIAS E A FÊMEA CERCA DE 45 DIAS, PONDO, APROXIMADAMENTE, 105 OVOS (4,2 OVOS/DIA).

FASE OVO • AS FÊMEAS OVIPOSITAM, CERCA DE 5 A 6 OVOS POR DIA, TOTALIZANDO APROXIMADAMENTE 250 OVOS POR CICLO DE 3 A 4 MESES. A FASE DE OVO TEM DURAÇÃO DE 2 A 5 DIAS. CARACTERÍSTICAS: TAMANHO - MEDE DE 2,5MM A 2,7MM DE COMPRIMENTO POR 1,25MM A 1,35MM DE LARGURA COLORAÇÃO - BRANCO-AMARELADA COM A SUPERFÍCIE LISA POUCO LUSTROSA. FORMATO CILÍNDRICO, ALONGADOS E FIRMES.

FASE LARVA A LAGARTA POSSUI COLORAÇÃO BRANCO CREME, CABEÇA MARROM-ESCURA E, ESCLEROTIZADA CASTANHO-ESCURA BRILHANTE, QUANDO COMPLETAMENTE DESENVOLVIDA, ATINGE CERCA DE 70MM DE COMPRIMENTO, TEM O CORPO RECURVADO, SUBDIVIDIDO EM 13 SEGMENTOS (ANÉIS) ENRUGADOS, NO ÚLTIMO ÍNSTAR (FASE OU ESTÁGIO) CHEGA A MEDIR 75MM DE COMPRIMENTO POR 25MM DE LARGURA AO FINAL DO SEU DESENVOLVIMENTO DE 45 A 70 DIAS.

FASE PUPA A FORMAÇÃO DE PUPA QUE MEDE CERCA DE 70 A 90 MM DE COMPRIMENTO, ABRIGANDO-SE DENTRO DE UM CASULO DE FIBRAS DA PRÓPRIA PLANTA QUE DURA DE 25 A 45 DIAS. APÓS ESSE PERÍODO, O ADULTO FAZ UM FURO COM O ROSTRO NA PARTE ANTERIOR DO CASULO, E SAI À PROCURA DE OUTRAS PLANTAS HOSPEDEIRAS PARA COMEÇAR NOVO CICLO. A

FASE ADULTA É UM BESOURO DE COR NEGRA DE 45 A 60MM DE COMPRIMENTO, CABEÇA PEQUENA E ALONGADA PARA A FRENTE EM FORMA DE ROSTRO E DESENVOLVIDO, MEDINDO 10 A 12MM DE COMPRIMENTO E RECURVADO, TEM O ROSTRO(BICO) RECURVADO E FORTE COM 10MM A 12MM DE COMPRIMENTO, ANTENAS EM FORMA DE COTOVELO E ENCAIXADAS EM SULCOS LONGITUDINAIS NA BASE DO ROSTRO, O ESCAPO É LONGO - METADE DO TAMANHO TOTAL DA ANTENA - COM FUNÍCULO DE SEIS SEGMENTOSS E CLAVA, ANTENAL TRIANGULAR ESPONJOSA. OS ÉLITROS SÃO CURTOS, DEIXANDO EXPOSTA A PARTE TERMINAL DO ABDOMEN, POSSUEM OITO SULCOS (ESTRIAS) LONGITUDINAIS, CINCO DAS QUAIS SÃO SUPERFICIAIS E CONFUSAS. A PARTE POSTERIOR DO ABDOMEN É LIGERAMENTE CURVA E TERMINA COM UMA FRANJA DE PÊLOS PRETOS NA EXTREMIDADE. OS MACHOS DIFEREM DAS FÊMEAS POR POSSUÍREM PÊLOS RÍGIDOS EM FORMA DE ESCOVA, NA PARTE SUPERIOR DO ROSTRO.

REPRODUÇÃO

ANEL VERMELHO DO COQUEIRO

Armadilhas para Insetos Definição: Processo mecânico, físico, químico ou biológico que captura o inseto alvo. Objetivo: Controlar e monitorar os insetos alvos ou capturar para estudos; Finalidade: Evitar danos econômicos e ambientais nas plantações ou para estudos biológicos dos insetos capturados.

Dispositivos de Atração: Captura de Insetos Vivos Captura de Insetos Mortos Luminoso Alimentar Feromônio Dispositivos de Captura: Constituição: Dispositivos de atração + Dispositivo de captura.

Armadilhas para R. palmarum : Monitoramento e Controle

TECHLURE PALMARUM RINCOFOROL RMD-1 Feromônios Vendidos no Brasil

Atrativos Alimentares Cana-de-açúcar Abacaxi Melaço Palmito Casca de Coco Verde

Disposição das Armadilhas no coqueiral (RINCOFOROL)

Uso incorreto de armadilhas Captura de seres indesejáveis

Manutenção das Armadilhas

$ Comércio Perdas Palmeiras Produção de Palmeira ( Arecales : Arecaceae ) Fotos: Imagens da Internet. Doença anel-vermelho na palmeira

+ Armadilha de caçamba amarela Método de controle do R. palmarum Combinação de ferôminio de agregação + inseticida Muito desvantajoso Fotos: Imagens da Internet. (4S,2E)-6- Metil -2- hepten -4- ol

Mar. - Jun. Jul. - Out. Nov. - Fev. Vera Cruz Armadilha-isca foram giradas semanalmente. 4 ≠ armadilhas Local onde diferentes sp . de palmeiras são cultivadas 4 $Policulturas – 4ha DBC Clima é quente e úmido, com temperatura média anual de 20° C e precipitação de 2199 mm. 4 x 4 Fotos: Imagens da Internet. Instalação do experimento Vale Tuxpango 4 blocos de 1ha: 600 - 1.600 plantas 4 ≠ combinações iscas (1:1) + +

Instalação do experimento Nome Científico Nome Popular Archontophoenix alexandrae Palmeira-real-australiana Bismarckia nobilis Palmeira-azul Chamaedorea elegans Camedórea-elegante Dypsis decaryi Palmeira Triângulo Dypsis lutescens Areca-bambu Howea forsteriana Palmeira-de-kentia Hyophorbe lagenicaulis Palmeira-garrafa Livistona australis Palma-dracena Phoenix canariensis Palmeira-das-canárias Phoenix roebelenii Palmeira-anã Rhapis excelsa Palmeira-dama Roystonea regia Palmeira-real-de-cuba Syagrus romanzoffiana Jerivá Washingtonia robusta Palmeira-mexicana

Armadilhas Balde branco (19 L) Φ 5 cm Φ 6 mm Φ 6 mm Garra PET incolor (3 L) 4x4 cm θ 45 o

Armadilhas Garra PET Verde (3 L) Φ 6 mm Armadilha de caçamba amarela 4x4 cm θ 45 o 5 cm Φ 6 mm

Resultados e discussão

Resultados e discussão + + Fotos: Imagens da Internet.

CONCLUSÃO A implementação de armadilhas e iscas acessíveis para a captura de R. palmarum representa uma ferramenta eficaz para o monitoramento de populações do inseto. Em particular, a armadilha de garrafa PET transparente com uma mistura de banana + abacaxi + cana-de-açúcar + melaço de cana-de-açúcar pode ser útil para os produtores de palmeiras. Devido à recente importância econômica das culturas ornamentais na região estudada, o uso de uma nova e economicamente viável combinação isca-armadilha pode trazer grandes benefícios para os produtores que fazem uso das ferramentas do MIP.

P N OBRIGADO!! K UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA “PRODUÇÃO VEGETAL”