O trabalho a seguir trata-se sobre Fungos, conteudo estudado no segundo ano do ensino médio.
Size: 3.57 MB
Language: pt
Added: Aug 31, 2015
Slides: 12 pages
Slide Content
ESCOLA EVANGÉLICA MISSIONARIO GUNNAR VINGREN REINO FUNGI Aluno: Fábio Gabriel Profº: Hérica Ano: 2º Do Ensino Médio
Índice >Classificação. >Características. >Estrutura Morfologica. >Físiologia. >Tipo de respiração e produção. >Pontos benéficos e maléficos. >Doenças do fungo.
Classificação
Q uitridiomicetos Formado por 790 espécies. Vivem em meio áquatico. Se alimentam de matéria orgânica (por meio de absorção decompositória).
Z igomicetos Formado por cerca de 1.000 espécies. São destribuidos no ambiente, atuando como decompositores e parasitas de animais. Contém um fungo famoso, denominado-se ‘’ Rhizobux stolonifer’’. Causador de bolores em doces, pães e frutas.
A scomicetos Formado por 32.000 espécies. Fungos que produzem seus esporos em esporângios específicos chamados ascos . Sua forma é composta por seres anamórficos, de leveduras e formas liquenizadas.
B asidiomicetos Apresenta cerca de 22.000 espécies. Reproduzem estruturas sexuadas, denominas de basídios. Formada por cogumelos, orelhas-de-pau, ferrugens e carvão.
Características Os fungos não possuem clorofila ( pigmentos fotossintéticos ). Podem se reproduzir de forma sexuada ou assexuada . A reprodução através de esporos também é muito comum em várias espécies de fungos . Possuem a capacidade de armazenar material energético. Se desenvolvem, principalmente, em locais com grande presença de material orgânico e umidade.
A morfologia dos fungos A estrutura metodológica dos fungos é idêntica ao das plantas, a diferença é que os fungos nunca irão fazer fotossíntese. A estrutura dos fungos é representada pela hifa que forma um conjunto denominado micélio.
A físiologia dos fungos O mentabolismo dos fungos também é parecido com o das plantas, porém, não fazem fotossíntese. P odem metabolizar uma grande variedade de fontes de carbono, incluindo açúcares e óleos. Depois de se alimentar, as substâncias são ingeridas por absorção depois de parcialmente digeridas no exterior das paredes celulares por enzimas produzidas pelos próprios fungos . Suas aredes celulares na maior parte dos fungos não são constituídas por celulose como as das algas e plantas
Reprodução e respiração dos fungos. Os fungos se reproduzem de forma assexuada, sendo elas: >Fragmento: onde um micélio se fragmenta originando muitos outros . >Brotamento: onde os brotos se separam do genitor formando cadeias de células. >Esporulação: Onde o esporângios produzem os esporos. Muito fungos são aeróbios, isto é, realizam a respiração, mas alguns são anaeróbios e realizam a fermentação. Na fermentação os organismos retiram energia das mais diversas moléculas orgânicas.