Bioquímica celular (substâncias inorgânicas)

Roo53 1,979 views 6 slides May 04, 2015
Slide 1
Slide 1 of 6
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6

About This Presentation

Água e sais


Slide Content

Bioquímica Celular Por Roberta Almeida

Bioquímica celular A bioquímica celular é responsável por estudar a constituição da célula e os processos químicos ocorridos nela. Água, oxigênio, Sais minerais e gás carbônico são caracterizados como substâncias inorgânicas, pela baixa complexidade e pela pouca quantidade de energia.

Água A água é constituída de duas moléculas de hidrogênio e uma de oxigênio, sendo que sua ligação é do tipo covalente fraca ( permite a fluidez da água). É bipolar ( polo positivo = Hidrogênio/ Polo Negativo= Oxigênio)

Solvente Universal É capaz de dissolver quase todas as substâncias químicas, por estas serem polares ( exceto os lipídeos). Reações químicas A água é capaz de aumentar a rapidez de uma reação química, por que as enzimas atuam em meio aquoso. As reações que apresentam a água como reagente são chamadas hidrólise. Transporte de substâncias O sangue e a seiva bruta dos vegetais são constituídos de água e são responsáveis pelo transporte de substâncias para as células. Controle de Temperatura Por conta do alto calor específico da água (energia), ela é capaz de controlar a temperatura de seres homeotérmicos. Composição dos seres vivos A maior parte da composição de todo ser vivo é de água. Os órgãos com maior composição de água tem suas taxas metabólicas aumentadas.

São encontrados em pequenas quantidades nos seres vivos. Componente estrutural O cálcio compões estruturas como o esqueleto, a carapaça, a casca do ovo, etc. Equilíbrio iônico da célula. Os íons formados pelos sais atuam como reguladores das reações químicas dentro da célula. Isso ajuda, por exemplo, no equilíbrio da pressão arterial. Atividade enzimática Certas enzimas tem sua atividade plena na presença de certos íons ( sais minerais). Sais Minerais

Alguns sais (íons) Sódio e Potássio: Participam da modificação elétrica ocorrida durante os impulsos nervosos, ou seja, atuam no sistema nervoso. Cálcio: Componente estrutural, ajuda na contração muscular e na coagulação sanguínea. Ferro: Presente na hemoglobina, que atua no transporte de O2 e outras substâncias pelo sangue para a célula. Magnésio: Presente na clorofila, cofator de enzimas que atuam no metabolismo energético e sistema nervoso. Fosfato: Participa na formação do ATP(energia celular), além de formar o RNA e o DNA. Iodo: Controla os hormônios da tireoide. A falta de Iodo causa o Bócio Endêmico.