Formação Inicial das Equipes Escolares Guia de Ensino e Aprendizagem 2024 Secretaria de Estado da Educação - SEDUC Secretaria Adjunta de Educação Profissional e Integral - SAEPI Supervisão dos Centros de Educação em Tempo Integral - SUPCETI Coordenação Pedagógica
COMBINADOS
Bloco 3 Bloco 8 GUIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Conceito de Guia de Ensino e de Aprendizagem Por que usar o Guia de Ensino e de Aprendizagem? Como se organizam os Gui as de Ensino e de Aprendizagem ( O MODUS OPERANDI) Passo a passo para elaboração do Guia de Ensino e de Aprendizagem O que é e o que não é Oficina Pedagógica Referências Temas
É um recurso metodológico que se destina a orientar processos de planejamento e acompanhamento pedagógico de maneira objetiva em três âmbitos distintos: Conceito Professores Estudantes Famílias
Planejamento e desenvolvimento de atividades pedagógicas. R egulação da aprendizagem. Apoiar as famílias ao acompanhamento do roteiro de ensino/aprendizagem dos estudantes. Professor Estudantes Junto aos Pais e Responsáveis Os três âmbitos
Para apoiar a gestão dos processos pedagógicos na obtenção dos resultados pretendidos na formação dos estudantes. Por que usar o Guia de Ensino e Aprendizagem?
Elaborados no início de cada período (bimestre) por Componente Curricular de cada professor; Publicados nos murais de cada sala de aula; Articulados e validados pela Gestão Pedagógica e PCIs; Acompanhados pelos PCIs e executados pelos professores; Devem ser objetivos, claros, simples e práticos. O MODUS OPERANDI Como se organizam os Guias de Ensino e Aprendizagem?
O Guia de Ensino e Aprendizagem Indica os valores do Plano de Ação e Projeto de Vida; Solicita uma breve Justificativa; Pontua as Competências e Habilidades ligadas aos Objetos de Conhecimento; Indica as competências da BNCC a serem desenvolvidas; Articula os DESCRITORES às ações metodológicas; Desenvolve atividades (prévia, didático-cooperativas e complementares); Atenção aos Espaços Educativos; Descreve as Estratégias de Avaliação; Aponta as F ontes de Referência e de Pesquisa. Anote aí!
Objetos de conhecimento no tripé Conceitos e os objetos de conhecimento que serão desenvolvidos durante o período/bimestre; Procedimentos necessários à apreensão dos objetos de conhecimentos (estratégias, métodos e técnicas de estudo), fontes de consulta, atividades prévias, cooperativas e complementares; Atitudes observáveis esperadas e resultantes das estratégias, métodos e técnicas aplicadas durante o processo de ensino-aprendizagem.
Planejamento Escolar CONTÉM (Base Legal) Documento Curricular Território Maranhense C urrículo Priorizado atende as especificidades da Educação de Tempo Integra l Plano de Ensino ( Modelo) Guia de Ensino e Aprendizagem
Documento Curricular Território Maranhense Currículo Priorizado atende às especificidades da Educação de Tempo Integra l Planejamento Escolar
Passo a passo para a elaboração do Guia de Ensino e de Aprendizagem
Conheça-me!!!
Dados gerais Descrever a importância dos objetos de conhecimentos e temas a serem desenvolvidos no período. Descrição das habilidades (coerentes com os Planos de Ensino) a serem desenvolvidas durante o período. Descrição dos conteúdos (coerentes com os Planos de Ensino) a serem desenvolvidos durante o período .
Alinhar os descritores dos Guias de Aprendizagens com os do Plano de Recomposição das Aprendizagens (e vice-versa). Descrição das atividades orais e escritas que compõem as situações didáticas de mobilização dos conhecimentos prévios dos estudantes. Descrição das atividades em dupla, em trios, de equipe, coletivas a serem prescritas. Descrição das atividades que complementam o conteúdo de forma clara e explícita.
Prévias Didático-Cooperativas Complementares - Problematização dos conteúdos na sala de aula. - Avaliação diagnóstica. - Sondagem diagnóstica do período anterior. - Pesquisar e revisar conhecimentos anteriores. - Assistir um vídeo aula // Documentários; - Pesquisar os conteúdos relacionados à temática em questão. - Leitura dos materiais disponíveis no Padlet da turma. - Discussão de textos e situações problemas. - Verificação do domínio dos conceitos básicos. Seminários, debates. Grupos Interativos. Dramatizações. Trabalho em grupo. Painel integrado. Festival de Poesia. Construção de jogos. Atividades de oficinas. - Atividades de fixação. - Resolução de questões do livro e impressas. - Testes de vestibular, questões do Enem. - Produção de textos. - Leitura de textos diversos relacionados aos temas abordados. - Aulões com questões de vestibular e Enem. - Assistir a uma videoaula e Documentários.
Espaços, além das salas de aula, a serem utilizados para realização das atividades e práticas pedagógicas. Descrição das estratégias, dos recursos e dos objetos de conhecimento de avaliação a serem utilizados . Descrição das fontes de referência a serem utilizadas pelo professor e aquelas recomendadas para os estudantes. (ABNT)
O que é e O que não é EDUCA MAIS
Guia de Ensino e Aprendizagem ‹#› O QUE É… O Guia é orientação objetiva do processo ensino-aprendizagem de cada componente curricular; É instrumento que apresenta atividades de docência, atividades de grupo e estudos individuais; Considera as necessidades, os interesses e os propósitos dos estudantes. O QUE NÃO É… Não é um Planejamento anual; Não substitui o planejamento do professor.
OFICINA PEDAGÓGICA (Elaborando um Guia de Ensino e de Aprendizagem)
R oteiro da Oficina Divisão dos participantes em grupos por área de conhecimento ; Distribuição do template do Guia de Aprendizagem; Preenchimento do Guia de Aprendizagem passo a passo; Tempo de atividade dos grupos: 25 min; Apresentação de template : 5 min para cada grupo.
DESCRITORES FRAGILIZADOS Língua Portuguesa Matemática D14 : Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato. D21 : Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema. D06 : Identificar o tema de um texto. D13 : Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto. D03 : Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. D14 : Resolver problema envolvendo noções de volume. D10 : Utilizar relações métricas do triângulo retângulo para resolver problemas significativos. D25 : Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação). D36 : Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos. D30 : Calcular o valor numérico de uma expressão algébrica.
Referências As Referências utilizadas para a construção desse material podem ser encontradas no Caderno Inovações em Conteúdos, Métodos e Gestão - (Gestão do Ensino e da Aprendizagem).