[Bloco 8.1] Oficina Guia de Aprendizagem.pptx

LinoReisLino 175 views 25 slides Apr 18, 2024
Slide 1
Slide 1 of 25
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25

About This Presentation

Aulão integral


Slide Content

Formação Inicial das Equipes Escolares Guia de Ensino e Aprendizagem 2024 Secretaria de Estado da Educação - SEDUC Secretaria Adjunta de Educação Profissional e Integral - SAEPI Supervisão dos Centros de Educação em Tempo Integral - SUPCETI Coordenação Pedagógica

COMBINADOS  

Bloco 3 Bloco 8 GUIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Conceito de Guia de Ensino e de Aprendizagem Por que usar o Guia de Ensino e de Aprendizagem? Como se organizam os Gui as de Ensino e de Aprendizagem ( O MODUS OPERANDI) Passo a passo para elaboração do Guia de Ensino e de Aprendizagem O que é e o que não é Oficina Pedagógica Referências Temas

É um recurso metodológico que se destina a orientar processos de planejamento e acompanhamento pedagógico de maneira objetiva em três âmbitos distintos: Conceito Professores Estudantes Famílias

Planejamento e desenvolvimento de atividades pedagógicas. R egulação da aprendizagem. Apoiar as famílias ao acompanhamento do roteiro de ensino/aprendizagem dos estudantes. Professor Estudantes Junto aos Pais e Responsáveis Os três âmbitos

Para apoiar a gestão dos processos pedagógicos na obtenção dos resultados pretendidos na formação dos estudantes. Por que usar o Guia de Ensino e Aprendizagem?

Elaborados no início de cada período (bimestre) por Componente Curricular de cada professor; Publicados nos murais de cada sala de aula; Articulados e validados pela Gestão Pedagógica e PCIs; Acompanhados pelos PCIs e executados pelos professores; Devem ser objetivos, claros, simples e práticos. O MODUS OPERANDI Como se organizam os Guias de Ensino e Aprendizagem?

O Guia de Ensino e Aprendizagem Indica os valores do Plano de Ação e Projeto de Vida; Solicita uma breve Justificativa; Pontua as Competências e Habilidades ligadas aos Objetos de Conhecimento; Indica as competências da BNCC a serem desenvolvidas; Articula os DESCRITORES às ações metodológicas; Desenvolve atividades (prévia, didático-cooperativas e complementares); Atenção aos Espaços Educativos; Descreve as Estratégias de Avaliação; Aponta as F ontes de Referência e de Pesquisa. Anote aí!

Objetos de conhecimento no tripé Conceitos e os objetos de conhecimento que serão desenvolvidos durante o período/bimestre; Procedimentos necessários à apreensão dos objetos de conhecimentos (estratégias, métodos e técnicas de estudo), fontes de consulta, atividades prévias, cooperativas e complementares; Atitudes observáveis esperadas e resultantes das estratégias, métodos e técnicas aplicadas durante o processo de ensino-aprendizagem.

Planejamento Escolar CONTÉM (Base Legal) Documento Curricular Território Maranhense C urrículo Priorizado atende as especificidades da Educação de Tempo Integra l Plano de Ensino ( Modelo) Guia de Ensino e Aprendizagem

Documento Curricular Território Maranhense Currículo Priorizado atende às especificidades da Educação de Tempo Integra l Planejamento Escolar

Passo a passo para a elaboração do Guia de Ensino e de Aprendizagem

Conheça-me!!!

Dados gerais Descrever a importância dos objetos de conhecimentos e temas a serem desenvolvidos no período. Descrição das habilidades (coerentes com os Planos de Ensino) a serem desenvolvidas durante o período. Descrição dos conteúdos (coerentes com os Planos de Ensino) a serem desenvolvidos durante o período .

Alinhar os descritores dos Guias de Aprendizagens com os do Plano de Recomposição das Aprendizagens (e vice-versa). Descrição das atividades orais e escritas que compõem as situações didáticas de mobilização dos conhecimentos prévios dos estudantes. Descrição das atividades em dupla, em trios, de equipe, coletivas a serem prescritas. Descrição das atividades que complementam o conteúdo de forma clara e explícita.

Prévias Didático-Cooperativas Complementares - Problematização dos conteúdos na sala de aula. - Avaliação diagnóstica. - Sondagem diagnóstica do período anterior. - Pesquisar e revisar conhecimentos anteriores. - Assistir um vídeo aula // Documentários; - Pesquisar os conteúdos relacionados à temática em questão. - Leitura dos materiais disponíveis no Padlet da turma. - Discussão de textos e situações problemas. - Verificação do domínio dos conceitos básicos. Seminários, debates. Grupos Interativos. Dramatizações. Trabalho em grupo. Painel integrado. Festival de Poesia. Construção de jogos. Atividades de oficinas. - Atividades de fixação. - Resolução de questões do livro e impressas. - Testes de vestibular, questões do Enem. - Produção de textos. - Leitura de textos diversos relacionados aos temas abordados. - Aulões com questões de vestibular e Enem. - Assistir a uma videoaula e Documentários.

Espaços, além das salas de aula, a serem utilizados para realização das atividades e práticas pedagógicas. Descrição das estratégias, dos recursos e dos objetos de conhecimento de avaliação a serem utilizados . Descrição das fontes de referência a serem utilizadas pelo professor e aquelas recomendadas para os estudantes. (ABNT)

O que é e O que não é EDUCA MAIS

Guia de Ensino e Aprendizagem ‹#› O QUE É… O Guia é orientação objetiva do processo ensino-aprendizagem de cada componente curricular; É instrumento que apresenta atividades de docência, atividades de grupo e estudos individuais; Considera as necessidades, os interesses e os propósitos dos estudantes. O QUE NÃO É… Não é um Planejamento anual; Não substitui o planejamento do professor.

OFICINA PEDAGÓGICA (Elaborando um Guia de Ensino e de Aprendizagem)

R oteiro da Oficina Divisão dos participantes em grupos por área de conhecimento ; Distribuição do template do Guia de Aprendizagem; Preenchimento do Guia de Aprendizagem passo a passo; Tempo de atividade dos grupos: 25 min; Apresentação de template : 5 min para cada grupo.

DESCRITORES FRAGILIZADOS Língua Portuguesa Matemática D14 : Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato. D21 : Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema. D06 : Identificar o tema de um texto. D13 : Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto. D03 : Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. D14 : Resolver problema envolvendo noções de volume. D10 : Utilizar relações métricas do triângulo retângulo para resolver problemas significativos. D25 : Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação). D36 : Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos. D30 : Calcular o valor numérico de uma expressão algébrica.

Referências As Referências utilizadas para a construção desse material podem ser encontradas no Caderno Inovações em Conteúdos, Métodos e Gestão - (Gestão do Ensino e da Aprendizagem).

‹#› Os 100 dias.