Bos taurus - Melhoramente Genetico

denizecardoso 200 views 6 slides Jul 17, 2019
Slide 1
Slide 1 of 6
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6

About This Presentation

Cards sobre Bos taurus taurus com caracteristicas especificas e exemplos.


Slide Content

Bos taurus taurus Os animais da subespécie  Bos taurus taurus  são chamados de bovinos taurinos ou europeus, por sua origem européia . São animais, geralmente, reconhecidos por sua alta produtividade de carne e leite.  

Bos taurus taurus Bos tauros continentais São principalmente os bois italianos, franceses, alemães, suíços, belgas foram selecionadas originalmente para tração na Europa Continental portanto são animais maiores e com mais dianteiro . Essa seleção com menor ênfase em outras características de produção provocou o aumento da massa muscular e do peso adulto, são conhecidas pelo elevado peso ao nascimento, grande potencial de crescimento (ganho de peso), alto rendimento de carcaça com menor porcentagem de gordura, por isso animais continentais necessitam de mais tempo no cocho no período final de engorda para serem abatidos .

Bos taurus taurus Bos taurus Adaptados São raças com maior adaptação quanto a doenças e carrapatos, mais rústicas e menores, por isso têm exigências nutricionais menores. As raças taurinas adaptadas evoluíram em regiões tropicais quando comparadas com as europeias, essas raças têm maior resistência para calor e carrapatos e ambientes com restrição alimentar. Devido a sua maior rusticidade e características de adaptação, as raças adaptadas tem um potencial de crescimento mais baixo e menores exigências de alimento e de manutenção que outras raças taurinas. Para todas as raças taurinas adaptadas, as características de qualidade de carne, incluindo a maciez, estão mais próximas daquelas das raças europeias do que das raças indianas .

Girolando Origem: Raça sintética, formada no Brasil Características Raciais: Cabeça descarnada, proporcional com a largura e comprimento médio, perfil retilíneo e ligeiramente sub-convexo . A fonte é larga e plana. Chanfro de comprimento médio; é reto mais curto e largo nos machos e mais estreito e comprido nas fêmeas. Os o lhos possuem formato elíptico, são grandes, escuros, protegidos por rugas da pele. Vantagens do MGA : A raça Girolando é uma sintética e resultado do cruzamento dos gados Holandês e Gir , sendo que seu grau sanguíneo é 5/8 e 3/8, respectivamente. Surgiu em consequência dos anseios dos criadores brasileiros, tentando juntar em uma mesma raça as características de rusticidade do Gir e produtividade do Holandês.

Belgian blue Origem: Bélgica central, formado pelo cruzamento do gado nativo da região com o gado de Shorthorn, importado da Inglaterra de 1850 à 1890 . Características Raciais: O Belgian Blue não é um animal de tamanho grande, com esboço arredondado e músculos proeminentes. O ombro, quarto trazeiro , lombo e anca são muito musculosos. A garupa é ampla, a anca levemente inclinada, o rabo é proeminente. Tem membros fortes e caminhar fácil. A pelagem é de coloração composta de branco, azul e às vezes negro. A raça é conhecida por seu temperamento quieto. Algumas fontes declaram ser frequentemente necessária a cesariana no parto de vacas Belgian Blue . Vantagens do MGA: Originalmente, era uma raça mista (leite e carne), e foi dirigido por seleção para a produção de carne. A seleção foi feita no gene carcaça, que provoca posteriores hipertrofia muscular. A corrida é, portanto, um quadro de grande formato. É uma engorda eficaz  (capacidade de dar um monte de carne para uma determinada quantidade de alimento), que produz mais carne por hectare, graças a uma boa ração de conversão da carne. Além disso, o quadro proporciona um grande desempenho de corte (70% e superior) e uma percentagem de cortes magros (grelha) mais elevados.

Guzerá Origem: A ntiga Mesopotâmia, Índia e Paquistão Características Raciais: Apresenta como características raciais, porte grande com pelagem que varia do cinza claro ao cinza escuro, havendo tons pardos e prateados; as fêmeas apresentam pelagem mais clara que os machos ; cabeça é relativamente curta, larga e expressiva, com perfil sub-côncavo a retilíneo ; fronte é moderadamente larga, sub-côncava ou quase plana; os olhos são pretos e elípticos, de órbitas ligeiramente salientes, protegidos nos touros, por rugas na – pele da pálpebra superior; os chifres são grandes e de cor escura, saindo horizontalmente para fora e para cima, em forma de lira, terminando para dentro, ou para trás; as orelhas são médias relativamente largas, pendentes e de pontas arredondadas, com a pele do interior alaranjada e o focinho é preto e as narinas são dilatadas. Vantagens do MGA: A raça Guzerá atualmente é muito utilizada para o melhoramento leiteiro (de vacas), por várias regiões do Brasil, pois é uma raça resistente a climas secos com notáveis resultados positivos na sua produção de leite e corte. Segundo Owens et al. (1995), animais superalimentados atingem a composição corporal adulta rapidamente. Os efeitos nutricionais e os efeitos genéticos alteram o peso adultos dos animais, mas sem modificar a taxa de maturação.