Brasil : distribuição e crescimento da população 7º ano – A Prof. NALVA
FORMAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA Até 1534 não se pode falar em uma organização econômica e social brasileira, uma vez que a economia era essencialmente de subsistência, com cerca de 4 a 8 milhões de índios de diferentes etnias vivendo da roça itinerante, coleta de frutos, raízes, tubérculos, caça e pesca.
Diversidade étnica e miscigenação Três grupos básicos deram origem à população brasileira: Índio Branco Negro No início do século XX, mais um grupo veio integrar a população brasileira: o amarelo, de origem asiática recente, principalmente japoneses e, em menor quantidade, chineses e coreanos.
O crescimento da população brasileira Pode -se distinguir duas causas básicas para o crescimento populacional brasileiro: a contribuição da imigração e o crescimento natural ou vegetativo da população. A Imigração Os europeus, africanos e asiáticos que migraram para o Brasil, além dos indígenas que aqui já viviam, são os formadores da população brasileira.
Entre os imigrantes que entraram no Brasil, devemos distinguir os que vieram de m aneira forçada como os africanos, trazidos como escravos, e os imigrantes livres ou espontâneos. Desse grupo, os que mais se destacaram foram os portugueses, italianos, espanhóis, alemães e japoneses. Entre 1887 e 1930 entraram no Brasil cerca de 3,8 milhões de imigrantes, o que contribuiu de forma significativa para o crescimento populacional do país.
Após 1930, a imigração diminuiu. Entre os fatores que explicam essa queda, destaca-se a Lei de Cotas da Imigração , criada pelo governo brasileiro em 1934. Essa lei restringiu a entrada de imigrantes, pois estabelecia cota anual de 2% do total de imigrantes de cada nacionalidade que tinha imigrado nos últimos 50 anos.
PAÍSES MAIS POPULOSOS DO MUNDO 2 – China: 1,425 bilhão 1 – Índia : 1,428 bilhão 5 – Brasil: 216,4 milhões; 4 – Indonésia : 281,6 milhões 3 – EUA: 334,6 milhões
1 – Brasil: país populoso e pouco povoado. O Brasil é o 5º país mais populoso do planeta . POPULAÇÃO ABSOLUTA : Número total de habitantes . Quando um país possui uma população absoluta maior que 100 milhões de habitantes, trata-se de um país POPULOSO .
POPULAÇÃO RELATIVA OU DENSIDADE DEMOGRÁFICA : É a relação existente entre a população absoluta e o tamanho do território. Corresponde ao número de pessoas por quilômetro quadrado. Quando um país possui uma população relativa maior que 100 habitantes por quilômetro quadrado, trata-se de um país POVOADO .
“Brasil: país populoso e pouco povoado.” O Brasil é populoso pois possui uma população absoluta maior que 100 milhões de habitantes, porém é pouco povoado pois sua população relativa é de cerca de 24 habitantes por quilômetro quadrado.
2 – A distribuição da população pelo território brasileiro . A distribuição da população é influenciada por fatores naturais e econômicos que podem ser permissivos (atrativos) ou restritivos (repulsivos). A população brasileira não está bem distribuída pelo território. A maior parte da população encontra-se na faixa litorânea.
A Região Sudeste é a mais populosa e povoada do Brasil. Essa região se tornou a principal área de atração populacional no decorrer da história de nosso país, devido à atividade mineradora em Minas Gerais (século XVIII), à expansão da cafeicultura no Rio de Janeiro e em São Paulo (séculos XIX e XX) e à industrialização (século XX)
Demografia é a ciência responsável pelo estudo das populações humanas fazendo uso de análises estatísticas e conceitos que auxiliam na compreensão da evolução desses grupos. A demografia é responsável pelo estudo das dinâmicas das populações humanas. O CENSO é levantamento de dados que realiza a contagem da população é. É por meio dele que conhecemos também outras características da população, como a composição por idade, gênero, nível de instrução etc.
O crescimento vegetativo Corresponde à diferença entre a taxa e natalidade e a taxa de mortalidade.
Este fenômeno ocorreu porque o Brasil passou a ser um país urbano- industrial e, nestas condições, as taxas de natalidade são mais baixas em função, entre outros fatores, do elevado custo de criação do indivíduo no meio urbano. TAXA DE NATALIDADE :
TAXA DE MORTALIDADE : corresponde ao número de óbitos para cada mil habitantes
TAXA DE MORTALIDADE INFANTIL : Í ndice que registra o número de crianças que morreram com menos de um ano, a cada mil nascidas vivas. Nos dias atuais , o crescimento vegetativo da população é a principal causa do crescimento quantitativo da população brasileira, ainda que esse crescimento venha diminuindo nas últimas décadas.
Natalidade e fecundidade em queda A partir de 1961, ocorreu uma redução mais acentuada das taxas de natalidade no Brasil. Vários fatores contribuíram para isso : Entrada da mulher no mercado de trabalho. Fim dos casamentos precoces. Altos custos com crianças. Aumento do uso de métodos contraceptivos.
TAXA DE FECUNDIDADE : corresponde ao número médio de filhos, por mulher, em idade fértil. A redução da taxa de fecundidade tem forte impacto na redução da taxa de natalidade.
Redução da mortalidade e aumento da expectativa de vida Há diversos fatores que explicam a redução das taxas de mortalidade no Brasil e no mundo: Os avanços na medicina. As campanhas de vacinação. A melhoria das condições sanitárias (saneamento básico) A maior conscientização da população quanto à prevenção de doenças.
EXPECTATIVA DE VIDA OU ESPERANÇA DE VIDA AO NASCER : corresponde ao número médio de anos que uma pessoa vive, desde o seu nascimento até a sua morte.