BRASIL MONÁRQUICO OU BRASIL IMPÉRIO O Brasil Império compreende o período de 1822 a 1889 quando o país foi governado por uma monarquia constitucional. Esta época teve início com a coroação do Imperador D. Pedro I, em 1822, e se prolongou até a Proclamação da República, em 1889.
O QUE É UMA MONARQUIA ? É UMA FORMA DE GOVERNO EM QUE O PODER É EXERCIDO POR UM REI / RAINHA OU IMPERADOR / IMPERATRIZ. O PODER DO MONARCA(REI) É HEREDITÁRIO E VITALÍCIO . E É A FORMA DE GOVERNO MAIS ANTIGA DO MUNDO.
ATUALMENTE, EXISTEM NO MUNDO 44 PAÍSES QUE ADOTAM A MONARQUIA. Alguns exemplos são: - Reino Unido (engloba Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte) - Suécia Japão Bélgica, Dinamarca , Espanha , Holanda Arábia Saudita, Catar Kuwait ,
QUANTO TEMPO DUROU A MONARQUIA NO BRASIL? O período monárquico brasileiro durou de 1822, ano da independência do país, até 1889, quando foi proclamada a República dos Estados Unidos do Brasil. O BRASIL FOI O ÚNICO PAÍS DAS AMÉRICAS QUE TEVE UM REGIME MONÁRQUICO.
EM QUANTAS FASES SE DIVIDE ESSE PERÍODO? EM TRÊS FASES: 1ª REINADO =O Primeiro Reinado é um período que se estendeu de 1822 e 1831, sendo a fase em que d. Pedro I foi imperador do Brasil. Esse momento de nossa história iniciou-se com a declaração de independência, em 7 de setembro de 1822. A fase de consolidação do Brasil como nação independente durou até 1825, quando Portugal reconheceu a autonomia do nosso território.
"O Período Regencial é como conhecemos o período intermediário que existiu entre o Primeiro e o Segundo Reinado. Estendeu-se de 1831 a 1840 e foi iniciado após o imperador D. Pedro I ter abdicado do trono em favor de seu filho no ano de 1831. Foi encerrado em 1840 com o que ficou conhecido como Golpe da Maioridade, que garantiu a coroação de D. Pedro II como imperador do Brasil." 2ª FASE = PERIODO REGENCIAL
3 ª FASE = SEGUNDO REINADO O Segundo Reinado é o período em que o Brasil foi governado pelo imperador Dom Pedro II, entre os anos de 1840 a 1889. Pedro II foi o governante que mais tempo ficou no poder no Brasil. Ele assumiu o trono brasileiro com apenas 13 anos de idade – logo após o Golpe da Maioridade, que encerrou o PERIODO REGENCIAL – e foi deposto em 15 de novembro de 1889, quando militares proclamaram a República.
QUANDO A MONARQUIA TEVE FIM NO BRASIL? NO DIA 15 DE NOVEMBRO DE 1889 TEVE FIM A MONARQUIA NO BRASIL . A PARTIR DE ENTÃO O BRASIL SE TORNOU UMA REPÚBLICA.
O QUE É UMA REPÚBLICA? É UMA FORMA DE GOVERNO EM QUE O PAIS É GOVERNADO POR UMA PESSOA QUE FOI ELEITA ATRAVÉS DO VOTO DOS CIDADÃOS. E EXERCE O PODER DURANTE UM DETERMINADO TEMPO.
NA HISTÓRIA DA REPÚBLICA, QUANTOS PRESIDENTES O BRASIL JÁ TEVE ? 39 PRESIDENTES. O PRIMEIRO PRESIDENTE FOI O MARECHAL DEODORO DA FONSECA. E O PRESIDENTE QUE GOVERNOU O BRASIL POR MAIS TEMPO FOI GETULIO VARGAS – FICOU 15 ANOS NO PODER.
DIFERENÇA ENTRE MONARQUIA E REPÚBLCIA - NA MONARQUIA O PAÍS É GOVERNADO POR UM REI; UMA CARACTERÍSTICA DA MONARQUIA É QUE O CARGO DO REI É VITALÍCIO E HEREDITÁRIO. - NA REPÚBLICA O PODER É EXERCIDO POR UMA PESSOA ESCOLHIDA DIRETAMENTE PELO POVO, GERALMENTE CHAMADO DE PRESIDENTE.
CURIOSIDADE " O sistema de governo em voga no Vaticano é a monarquia, que tem como autoridade máxima o papa. As funções desempenhadas pelo papa à frente da Cidade do Vaticano são as mesmas de um chefe de Estado, e o seu mandato é vitalício. Após a morte do pontífice, é convocada uma reunião de cardeais para a escolha de um novo papa. Essa reunião recebe o nome de conclave O Vaticano é considerado o menor país do mundo. Ele abriga a sede da Igreja Católica e a residência oficial do papa, além de uma população aproximada de 800 habitantes.