BULLYNING E BRINCADEIRA DE MAL GOSTO

2,907 views 22 slides Aug 21, 2016
Slide 1
Slide 1 of 22
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22

About This Presentation

PALESTRA PARA ADOLECENTES DA IEADSJP DEL REY EM SÃO JOSÉ DOS PINHAIS COM INÍCIO DE UMA DINÂMICA


Slide Content

BULLYING E BRINCADEIRAS DE MAL GOSTO

DINÂMICA CADA PARTICIPANTE DEVE ESCREVER O QUE ELE DESEJA QUE SEU COLEGA DO LADO ESQUERDO REALIZE. O COLEGA NÃO PODE VER O QUE O OUTRO, ESTÁ ESCREVENDO.

FEITIÇO VIRA CONTRA O FEITICEIRO CADA UM VAI REALIZAR O QUE DESEJOU AO SEU COLEGA.

APLICAÇÃO NÃO DEVEMOS FAZER AOS OUTROS AQUILO QUE NÃO QUEREMOS PARA NÓS EM CONTRA PARTIDA DEVEMOS FAZER AOS OUTROS AQUILO QUE DESEJAMOS QUE FAÇAM CONOSCO

DEFINIÇÃO DE BULLYING BULLYING É UM TERMO UTILIZADO PARA DESIGNAR A PRÁTICA DE ATOS AGRESSIVOS ENTRE ESTUDANTES. INTIMIDAÇÃO É A TRADUÇÃO LITERAL DO TERMO.  

APELIDOS; RISADAS; FOFOCAS; EMPURRÕES; ZOAR O COLEGA .  

SÃO BRINCADEIRAS APARENTEMENTE INOFENSIVAS MAS QUE PODEM TRAZER GRAVES CONSEQUÊNCIAS AO DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO, PRINCIPALMENTE DOS ADOLESCENTES.

VIOLÊNCIA CAMUFLADA . SEM DEIXAR SER PERCEBIDO, O ALUNO SE SENTE: HUMILHADO; PERSEGUIDO; INTIMIDADO;

E AS CONSEQUÊNCIAS SÃO : DEPRESSÃO; ANGÚSTIA ; BAIXA AUTOESTIMA ; ESTRESSE ; EVASÃO ESCOLAR; ATITUDES DE AUTOFLAGELAÇÃO; SUICÍDIO .

EXEMPLO: O CASO DO ALUNO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL, EM SÃO PAULO, NOTICIADO PELOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E QUE CHOCOU MUITA GENTE. ELE INVADIU A ESCOLA, COM UM REVÓLVER NA MÃO, FERIU GRAVEMENTE CINCO ALUNOS E, EM SEGUIDA, MATOU-SE. OBESO DESDE A INFÂNCIA, AQUELE ADOLESCENTE ERA MOTIVO DE CONSTANTES PIADAS ENTRE OS COLEGAS.  

ESSA PRÁTICA ESTA SE TORNANDO COMUM TAMBÉM EM CRIANÇAS DOS PRIMEIROS ANOS DE ESCOLARIZAÇÃO E EM TODAS AS CLASSES SOCIAIS. OS MOTIVOS APONTADOS COMO CAUSADORES SÃO OS MAIS VARIADOS: DESESTRUTURA FAMILIAR, RELAÇÕES AFETIVAS DE BAIXA QUALIDADE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA REAL CRIANÇA COLOCADA COMO BODE EXPIATÓRIO AUTORIDADE É IMPOSTA POR VIOLÊNCIA VALORIZAÇÃO DOS BENS MATERIAIS NÃO POSSUIR BENS A VIOLÊNCIA VIVENCIADA

O BULLYING COMEÇOU A SER PESQUISADO QUANDO SE DESCOBRIU O QUE ESTAVA POR TRÁS DE MUITOS SUICÍDIOS ENTRE ADOLESCENTES. POR ACHAR QUE NÃO PASSAVA DE BRINCADEIRA ENTRE COLEGAS, OS PAIS NÃO DAVAM ATENÇÃO ÀS RECLAMAÇÕES DOS FILHOS E MUITO MENOS A ESCOLA O FAZIA. SEM ESSE APOIO, O ADOLESCENTE VIVENCIA DESDE A QUEDA DA AUTO-ESTIMA ATÉ, EM CASOS MAIS EXTREMOS, O SUICÍDIO E OUTRAS TRAGÉDIAS.

DE ACORDO COM DADOS OBTIDOS EM TRABALHOS INTERNACIONAIS, NÃO EXISTE ESCOLA SEM BULLYING. ATÉ O QUE APARENTEMENTE É UMA BRINCADEIRA PODE SER CONSIDERADO BULLYING. ALGUNS ESTUDIOSOS DEFENDEM QUE A PRÁTICA DO BULLYING, TÃO COMUM EM OUTROS PAÍSES, NÃO É O QUE EXISTE NO BRASIL. AQUI, AFIRMAM, É MAIS COMUM A VIOLÊNCIA ESCOLAR E NÃO ATITUDES DE INTIMIDAÇÃO. COM UM NOME OU OUTRO, A VERDADE É QUE ESTE TIPO DE PROCEDIMENTO TEM TRAZIDO GRAVES CONSEQÜÊNCIAS AOS ALUNOS, PRINCIPALMENTE AOS ADOLESCENTES.

SEGUNDO O MÉDICO ARAMIS LOPES NETO, COORDENADOR NO PRIMEIRO ESTUDO FEITO NO BRASIL A RESPEITO DESSE ASSUNTO, O OBJETIVO DO ESTUDO É ENSINAR E DEBATER COM PROFESSORES, PAIS E ALUNOS FORMAS DE EVITAR QUE ESSAS SITUAÇÕES ACONTEÇAM, E DIZ QUE A PESQUISA REALIZADA REVELOU QUE 40,5% DOS 5.870 ALUNOS ENTREVISTADOS ESTAVAM DIRETAMENTE ENVOLVIDOS NESTE TIPO DE VIOLÊNCIA, COMO AUTORES OU VITIMAS DELE .

BULLYING FICAR ATENTO AOS SEGUINTES ASPECTOS: OS ALUNOS-ALVO SÃO CRIANÇAS OU ADOLESCENTES QUE, SISTEMATICAMENTE, SÃO DISCRIMINADOS, HUMILHADOS OU INTIMIDADOS POR OUTROS COLEGAS. GERALMENTE, ELES TEM POUCOS AMIGOS, PROCURAM SE ISOLAR DO GRUPO E SÃO IDENTIFICADOS POR ALGUM TIPO DE DIFERENÇA FÍSICA OU COMPORTAMENTAL. ALÉM DISSO, TEM DIFICULDADES OU INABILIDADES QUE OS IMPEDEM DE BUSCAR AJUDA, NÃO TEM ESPERANÇA QUANTO A SUA ACEITAÇÃO NO GRUPO E TENDEM A UM COMPORTAMENTO INTROVERTIDO”., EXPLICA O MÉDICO ARAMIS.

BRINCADEIRAS DE MAL GOSTO

LIMITES E LIBERDADES DE “ZOAR ” .

O CRISTÃO É POSSUIDOR DE UMA ALEGRIA INDESCRITÍVEL, POIS ELE POSSUI AQUILO QUE MAIS IMPORTA DURANTE O PERCURSO DE QUALQUER SER HUMANO AQUI NA TERRA: A PAZ DE DEUS; A AMIZADE DE DEUS; A SATISFAÇÃO DA JUSTIÇA E IRA DE DEUS; A SALVAÇÃO EM CRISTO JESUS; E A AÇÃO DO ESPIRITO SANTO, POR ISSO ELE TEM OS MOTIVOS MAIS NOBRES E IMPORTANTES PARA SORRIR, BRINCAR, SE DIVERTIR E APROVEITAR A VIDA DA MELHOR FORMA POSSÍVEL. EM TUDO, PORÉM, DEVE FAZER TUDO PARA A GLÓRIA DE DEUS (1 CO 10.31).

O CRISTÃO É POSSUIDOR DE UMA ALEGRIA INDESCRITÍVEL, POIS ELE POSSUI AQUILO QUE MAIS IMPORTA DURANTE O PERCURSO DE QUALQUER SER HUMANO AQUI NA TERRA: A PAZ DE DEUS; A AMIZADE DE DEUS; A SATISFAÇÃO DA JUSTIÇA E IRA DE DEUS; A SALVAÇÃO EM CRISTO JESUS; E A AÇÃO DO ESPIRITO SANTO, POR ISSO ELE TEM OS MOTIVOS MAIS NOBRES E IMPORTANTES PARA SORRIR, BRINCAR, SE DIVERTIR E APROVEITAR A VIDA DA MELHOR FORMA POSSÍVEL. DEVE PORÉM, FAZER TUDO PARA A GLÓRIA DE DEUS (1 CO 10.31).

NOS DIAS ATUAIS, MUITOS CRISTÃOS, MOVIDOS POR ESTA SEGURANÇA E ALEGRIA, NÃO PARAM PARA PENSAR SOBRE ATÉ QUE PONTO VAI A SUA LIBERDADE EM “ZOAR” OU FAZER “BRINCADEIRAS” COM O SEU SEMELHANTE. SERÁ QUE A BÍBLIA TEM ALGO A DIZER SOBRE ESTE ASSUNTO? ABAIXO TRAREMOS ALGUNS PRINCÍPIOS BÍBLICOS PARA NORTEAR O NOSSO COMPORTAMENTO NESTE ASPECTO E ESTABELECER LIMITES À NOSSA TENDÊNCIA PARA O HUMOR MÓRBIDO.

CUIDADO PARA NÃO SER UM ENGANADOR , Provérbios 26:18-19 NÃO OFENDA, ESCANDALIZE, ENFRAQUEÇA OU FAÇA TROPEÇAR ALGUM IRMÃO , A Bíblia nos ensina que possuímos liberdade. Mas essa liberdade só existe até onde não ofendemos, escandalizamos, enfraquecemos ou fazemos tropeçar um irmão. Fazer isso é pecar contra Deus, que é vingador de seu povo (1 Ts 4.6). NÃO BRINQUE COM O NOME DE DEUS , Deus disse “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão” (Êxodo 20:7). NÃO BRINQUE COM O ENGANO NA IGREJA DE CRISTO , Uma das causas que tem levado muitos rirem e brincarem dentre o povo cristão, são os erros e heresias na Igreja de Cristo. FALE UNICAMENTE O QUE FOR PARA A EDIFICAÇÃO , ( Efésios 4:29-32).
Tags