A interpretação dos solos na paisagem pode ajudar a conhecer, usar e manejar melhor o solo, por isso, iniciaremos este curso com um conjunto de fichas, cuidadosamente preparadas por Mauro Resende, um professor da Universidade Federal de Viçosa já aposentado, e que muito contribuiu e contribui pa...
A interpretação dos solos na paisagem pode ajudar a conhecer, usar e manejar melhor o solo, por isso, iniciaremos este curso com um conjunto de fichas, cuidadosamente preparadas por Mauro Resende, um professor da Universidade Federal de Viçosa já aposentado, e que muito contribuiu e contribui para a formação do pensamento agroecológico no Brasil. A metodologia das fichas pressupõe responder questões sucessivas, em que a questão seguinte ajuda a responder a anterior. Então, tente responder uma questão, se não conseguir, passe para seguinte e volte na anterior e assim sucessivamente.
Size: 287.25 KB
Language: pt
Added: Jun 23, 2016
Slides: 4 pages
Slide Content
Pranchetas O solo na Paisagem
Côncavo e Convexo Objetiva analisar as implicações das formas básicas, convexa e côncava, na paisagem.
Em qual dessas duas situações a drenagem é melhor? E em qual a erosão está sendo mais intensa, em termos de remoção de nutrientes do sistema? Qual lhe parece mais afim a clima mais seco? Onde você preveria dissecamento ? E aplainamento? Onde você preveria, do jeito que está, uma maior taxa de pedogênese ? Por que de sua resposta?
Côncavo e Convexo A drenagem é melhor em (b) que, pela forma da encosta próxima ao talvegue, indica que está havendo aprofundamento. Mesmo que o clima se umidifique , a pedogênese em (a) será lenta, pela drenagem deficiente (não há organização da drenagem).