InaiaraBragante
1,124 views
15 slides
May 07, 2014
Slide 1 of 15
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
About This Presentation
No description available for this slideshow.
Size: 98.41 KB
Language: pt
Added: May 07, 2014
Slides: 15 pages
Slide Content
CAGE DETECÇÃO DO USO ABUSIVO DE ÁLCOOL
A dependência de álcool acomete de 10% a 12% da população mundial e 11,2% dos brasileiros que vivem nas 107 maiores idades do país, segundo levantamento domiciliar sobre o uso de drogas Os dados citados acima estão em consonância com pesquisas conduzidas no Brasil: o álcool é responsável por cerca de 60% dos acidentes de trânsito e aparece em 70% dos laudos cadavéricos das mortes violentas10 Dados da Associação Brasileira de Psiquiatria (AMB e CFM) ÁLCOOL
É um questionário que serve como ferramenta do médico de família para triagem para a presença do uso nocivo ou de risco. É um questionário curto e de fácil aplicação. Sua sigla é composta por palavras chave de cada pergunta do teste e duas ou mais respostas positivas indicam uso abusivo de álcool Cage
Alguma vez você sentiu que deveria diminuir ( cut down ) a quantidade de bebida ou parar de beber? C UT DOWN
As pessoas o(a) aborrecem ( annoyed ) ao criticar o seu modo de beber? A NNOYED
Você sente-se culpado (a)/ chateado (a) ( guilty ) pela maneira como costuma beber? G UILTY
Você costuma beber pela manhã ( eye-opener ) para diminuir o nervosismo ou a ressaca? E YE - OPENER
Começamos com duplas e praticamos várias vezes. Trocamos de dupla para treinar com outra pessoa. Grupos de 4 para que 2 treinem e outros 2 observem e comentem. Grupos maiores. Lembrem-se: Toda ferramenta deve ser treinada várias vezes, até ser fácil de usá-la. Vamos treinar?
Não!!! Lembrem-se, o CAGE é uma ferramenta fácil e simples para rastreio de problemas com álcoool . Não necessariamente alcoolismo. Existem também outras ferramentas para rastreio, igualmente boas, mas não tão simples quanto o CAGE – AUDIT, AUDIT-C e T-ACE. Então, se eu fiz o CAGE e deu positivo o teste, posso fechar o diagnóstico de alcoolismo?
abuso de álcool - espectro de comportamentos, incluindo o uso de risco ou perigoso uso arriscado ou perigoso de álcool beber mais do que o recomendado diariamente, semanalmente ou quantidade por ocasião resultando em aumento do risco de consequências para a saúde para os homens,> 14 bebidas por semana ou> 4 doses por ocasião para as mulheres,> 7 bebidas por semana ou> 3 doses por ocasião abuso de álcool - beber continuamente apesar das conseqüências adversas indivíduo que bebe e comete grandes falhas recorrentemente em casa, trabalho, escola ou responsabilidades o uso de álcool em situações perigosas (como operar máquinas pesadas, do tipo Motocicletas e Automóveis) P roblemas legais ou sociais relacionados ao álcool Como é o espectro dos problemas com álcool?
Dependência de álcool (alcoolismo ) – 3 ou mais nos últimos 12 meses. Necessidade de quantidades cada vez maiores para alcançar a intoxicação desejada. Desenvolve síndrome de abstinência quando interrompe o uso. Deseja e tenta diminuir ou parar de usar, mas sempre sem sucesso. Estreitamento social – passa cada vez mais tempo dedicando-se a beber, buscar bebida e curar-se da ressaca do que com atividades da normais da vida. Persistência em beber, apesar de saber dos danos causados no seu corpo e na sua vida por conta do álcool. Consideramos dependência física somada à psíquica quando temos evidências de tolerância (tem que beber cada vez mais ) ou de síndrome de abstinência . Como é o espectro dos problemas com álcool?
http:// www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/1929025 http:// www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15019008? dopt =Abstract 2 pontos ou mais tem uma sensibilidade e especificidade de 74 % and 91%. As razões de verossimilhança (likelihood ratios) para a pontuação de 0 a 4 foi 0.14 , 1.5, 4.5, 13 e 100 , respectivamente . Afinal, de que vale fazer o CAGE? Qual a evidência desse exame?
Probabilidade pré teste – Qual era mesmo? Coloco-a na coluna da esquerda. Acho a pontuação do CAGE Acho a respectiva razão de verossimilhança. Encontro o valor na coluna do meio. Traço uma linha unindo minha probabilidade pré teste e a razão de verossimilhança à probabilidade pós teste. Por onde eu começo?