Campos tropicais

1,578 views 21 slides Jul 22, 2017
Slide 1
Slide 1 of 21
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21

About This Presentation

Informações sobre campos tropicais


Slide Content

CAMPOS TROPICAIS

Definição O termo savana é derivado de sabana , expressão de origem ameríndia . No Brasil, o termo campo é usado, em vez de savana, em referência às formações de campinas abertas (campos cerrados, em sentido amplo); tanto campo como savana são usados na Argentina.

Definição Os campos tropicais ou savanas estão associados com o clima tropical, quente e úmido, mas as comunidades não são típicas desse clima. Estão os campos tropicais mais subordinados ao tipo de solo do que ao clima da região , ou se definem por per turbações ambientais.

Tipos de campos tropicais Existem três tipos de campos tropicais: Edáficos Campo de fogo Campo de pasto

Edáficos Desenvolvem em solos lateríticos (ricos em hidróxido de ferro e alumínio) expostos à atmosfera, impermeáveis à água . Durante a estação chuvosa, a água acumula-se no solo impedindo o desenvolvimento das raízes de plantas arbóreas. Pode-se formar também sobre solos de areias de quartzo ou vulcânicas, como nas savanas da América Central e do Serengeti , na África. Ou ainda, sobre solos muito pobres e ácidos, como no cerrado do Brasil.

Campos de fogo O corre queima frequente e periódica , de origem antrópica ou natural . As savanas do sul da Ásia tem uma origem antrópica. O fogo seleciona palmeiras com troncos espessos que protegem o sistema condutor ,e gramíneas perenes que possuem caules subterrâneos.

CAMPOS DE PASTO Grandes mamíferos, como elefantes que abrem as matas derrubando as árvores, o que permite a invasão por gramíneas, que vão atrair uma variedade de animais pastadores , como zebras, gnus e vários antílopes . Esses animais comem as plântulas de árvores , impedindo seu crescimento . Somente conseguem proliferar as acácias (por terem espinhos) As savanas do leste africano são tipicamente savanas de acácias.

Vegetação A vegetação  predominante são as  gramíneas (capim), com árvores esparsas e arbustos isolados ou em pequenos grupos.

FAUNA

fauna O domínio da savana é de grandes herbívoros. Exibem a maior diversidade de ungulados (mais de 40 espécies diferentes são encontradas nas savanas africanas), todos com patas longas .

fauna Os antílopes são bastante variados: elandes , impalas , gazelas orix , kudu . Outros herbívoros são os búfalos, gnus , zebras, rinocerontes, girafas, elefantes, javalis, babuínos,avestruz,todos na África.

fauna Várias espécies de herbívoros coexistem na mesma área. Esses herbívoros servem de alimento a um conjunto de carnívoros,como os felinos ( leões,leopardos,chitas,cervais ) e canídeos (chacais, cães selvagens) e hienas.

fauna Outros animais: Os cangurus australianos aves de rapina Os termitas são abundantes e são importantes na formação do solo e os termiteiros ainda propiciam abrigo para outros animais.

Outras Informações Em muitas partes das savanas da África as pessoas começaram a usá-las para pasteio de cabras e bodes. Mas como estes animais não se locomovem, logo a região começa a apresentar pasteio intensivo e as gramíneas são completamente comidas. Sem a vegetação, a savana torna-se um deserto. Muitas áreas da savana africana são perdidas todos os anos para o deserto do Saara de vido a este pastoreio excessivo.

FLORA

Flora Nas savanas não existem muitas árvores . As maiores árvores são palmeiras e acácias, sempre esparsas.

Flora Existem algumas árvores de frutas silvestres , mas a grande maioria é de gramíneas perenes, às vezes com alturas de 1 a 2 metros. Existem mais de 10.000 espécies de gramíneas nas savanas, cada uma adaptada a viver em uma dada condição ambiental.

Flora As savanas podem ser classificadas pelo grupo vegetal dominante: savanas e palmeiras, de pinheiros, de acácias . As savanas de acácias umbeliformes são típicas da África. Essas plantas são importantes para muitos animais por fornecerem alimento e sombra.

CERRADO BRASILEIRO Cerrado é o nome dado às savanas brasileiras caracterizadas por árvores baixas, arbustos espaçados e gramíneas. Presente nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Bahia, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Goiás o cerrado cobre cerca de 197 milhões de hectares do território brasileiro sendo o segundo bioma mais produtivo do país.

CERRADO BRASILEIRO A principal marca do bioma cerrado são seus arbustos de galhos retorcidos e o clima bem definido, com uma estação chuvosa e outra seca . Os solos nestas regiões são geralmente muito profundos, antigos e com poucos nutrientes, exigindo uma adaptação da flora que possui

CERRADO BRASILEIRO Acredita-se que o cerrado brasileiro seja o tipo de savana mais rico em biodiversidade do planeta com mais de 4.400 espécies vegetais endêmicas (de um total de 10.000 espécies), 837 espécies de aves e 161 espécies de mamíferos . A despeito de toda a riqueza natural do cerrado e de seu povoamento tardio, hoje ele conserva apenas 20% de sua área total. Diversas tentativas no sentido de preservá-lo vêm sendo tomadas, mas até então, apenas cerca de 6,5% de sua área natural está protegida pela lei sob a forma de Unidades de Conservação (UC).