Capitalismo e espaço geográficoooooo.pptx

638 views 34 slides Aug 07, 2024
Slide 1
Slide 1 of 34
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30
Slide 31
31
Slide 32
32
Slide 33
33
Slide 34
34

About This Presentation

Slide voltado para a disciplina de Geografia - 3º ano do Ensino Médio


Slide Content

Capitalismo e espaço geográfico

O trabalho e a técnica

O sistema político-econômico capitalista

Características do capitalismo As características centrais do capitalismo são  a propriedade privada e a acumulação de capital . O sistema capitalista tem como vantagens importantes a liberdade econômica, a inovação tecnológica e a livre concorrência. Porém, também apresenta pontos bastante negativos, como a ampla desigualdade social.

Fases do capitalismo

Capitalismo Comercial ou Mercantil  No Capitalismo Comercial, a  manufatura , sistema de produção em que o trabalho é feito de forma artesanal e fragmentada, tornou-se meio de trabalho. Muitas fábricas e estabelecimentos comerciais do período contratavam os trabalhadores para realizar serviços da manufatura.  Principais características do Capitalismo Comercial ou Mercantil: • Monopólio comercial; • Protecionismo; • Balança comercial favorável;  • Metalismo; • Controle estatal da economia.

Capitalismo Industrial ou Industrialismo  O Capitalismo Industrial ganhou força com a  Revolução Industrial  na Inglaterra. Dentre as fases do capitalismo, essa foi a que apresentou mudanças significativas para a época no setor da indústria e economia.  Adotou-se o liberalismo econômico de  Adam Smith , deixando para trás o controle estatal da economia.  A Revolução Industrial do século XVIII trouxe a máquina movida à vapor e, como resultado, levou as indústrias ao crescimento. Os produtos da manufatura (artesanais) deram lugar aos produtos industrializados. A busca por trabalho se tornou mais intensa, já que as máquinas substituíram a força de trabalho humana.  Nesse período também predominou o  excedente de produção ,  saturação dos mercados  e a  precarização do trabalho .

Capitalismo Financeiro ou Monopolista 

Capitalismo informacional O  capitalismo informacional ,  cognitivo  ou do  conhecimento  corresponde a quarta fase de desenvolvimento do capitalismo. Esse termo foi utilizado primeiramente pelo sociólogo espanhol Manuel Castells, em sua obra “ A Sociedade em Rede ”, escrita em 1996 e publicada em 2006. As principais características do Capitalismo Informacional são: Terceira Revolução Industrial (Revolução Técnico-científica) Desenvolvimento acelerado do capitalismo financeiro Especialização e qualificação da mão-de-obra Mercantilização da informação Desenvolvimento de softwares e aplicativos

NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE

Relembrando o mundo bipolar...

Relembrando o contexto bipolar Com a desagregação do mundo socialista e fim da guerra fria houve a necessidade de se enquadrar os novos países de economia de mercado. Surge então a divisão norte-sul , onde o norte representa basicamente os países desenvolvidos, incluindo as economias mais industrializadas do ex-mundo socialista, e o sul se refere aos países subdesenvolvidos

O MUNDO MULTIPOLAR Com o fim da União Soviética e a fragmentação do mundo socialista, o mundo considerado bipolar deixou de existir, fazendo com que os Estados Unidos passassem a exercer uma hegemonia política sem precedentes desde a emergência do sistema capitalista no mundo; Ao mesmo tempo, outros países capitalistas também se consolidaram como os protagonistas do sistema-mundo, que abandonou o foco no poderio militar; Assim, os países da União Europeia (principalmente Alemanha, França e Inglaterra) , o Japão e, mais tarde, a China passaram a dividir com os norte-americanos o protagonismo geopolítico. Surgiu, assim, o  mundo multipolar .

ECONÔMICA Aprofundamento do desenvolvimento do capitalismo, pois estamos diante de uma nova fase do capitalismo, que apresenta novas característica produtiva. Globalização que é a fase atual o capitalismo onde se verifica uma interdependência entre os estados nações. Aparecimento de organizações entre países que ficaram conhecidas como blocos de poder, como é o caso a União Europeia (EU) e do NAFTA.

Divisão Norte-Sul A divisão Norte-Sul é delimitada por uma linha sinuosa. Os países desenvolvidos estão situados de um lado da linha, a maior parte ao norte, e os subdesenvolvidos encontram-se ao sul.

Características da nova ordem mundial As alianças entre nações são feitas agora pelo grau de afinidade econômico-comercial existente entre um e outro país. Deixando de lado a questão ideológica o que impera agora é a questão mercadológica . O nível de poder de um país agora é medido pelo seu desenvolvimento científico e tecnológico , com destaque para o conhecimento cientifico na áreas de informática e biotecnologia.

Características da nova ordem mundial Surgimento de novos organismos internacionais como o G7 , que engloba os setes países mais industrializados do mundo e a Rússia por isso e conhecido também como G8. Proliferação de blocos de poder, na América, Ásia, África, Europa, enfim todos os continentes. Aparecimento de uma ordem monopolar, no que diz respeito a questão militar, pois só existe uma superpotência militar nos dias atuais que é os EUA.

Maiores Economias

Para não esquecer...

Características da nova ordem mundial Aparecimento de novos centros de poder econômico (Japão e Alemanha) um no extremo oriente e outro dentro da Europa. China como um polo de poder emergente da nova ordem mundial.

Introdução ao Liberalismo O  liberalismo   é uma doutrina econômica liberal surgida no século XVIII que se estendeu até 1929. Dentre seus teóricos se destaca Adam Smith (1723-1790), essa doutrina correspondia às expectativas do capitalismo industrial e seu princípios eram: Liberdade individual; Direito à propriedade privada; Respeito à livre iniciativa e à livre concorrência .

Neoliberalismo O neoliberalismo (novo liberalismo) é do século XX, por volta de 1970 o modelo do Keynesiano começa a dar lugar as antigas ideias do liberalismo. O objetivo principal do Neoliberalismo era promover o aumento da circulação de mercadoria no mundo. Seus principais incentivadores foram Margaret Thatcher e Ronald Reagan. Seus princípio básicos são: Estado mínimo, o Estado deve interferir o mínimo possível na economia, de preferência como regulador; Políticas de privatizações; Abertura econômica.