Slide voltado para a disciplina de Geografia - 3º ano do Ensino Médio
Size: 24.73 MB
Language: pt
Added: Aug 07, 2024
Slides: 34 pages
Slide Content
Capitalismo e espaço geográfico
O trabalho e a técnica
O sistema político-econômico capitalista
Características do capitalismo As características centrais do capitalismo são a propriedade privada e a acumulação de capital . O sistema capitalista tem como vantagens importantes a liberdade econômica, a inovação tecnológica e a livre concorrência. Porém, também apresenta pontos bastante negativos, como a ampla desigualdade social.
Fases do capitalismo
Capitalismo Comercial ou Mercantil No Capitalismo Comercial, a manufatura , sistema de produção em que o trabalho é feito de forma artesanal e fragmentada, tornou-se meio de trabalho. Muitas fábricas e estabelecimentos comerciais do período contratavam os trabalhadores para realizar serviços da manufatura. Principais características do Capitalismo Comercial ou Mercantil: • Monopólio comercial; • Protecionismo; • Balança comercial favorável; • Metalismo; • Controle estatal da economia.
Capitalismo Industrial ou Industrialismo O Capitalismo Industrial ganhou força com a Revolução Industrial na Inglaterra. Dentre as fases do capitalismo, essa foi a que apresentou mudanças significativas para a época no setor da indústria e economia. Adotou-se o liberalismo econômico de Adam Smith , deixando para trás o controle estatal da economia. A Revolução Industrial do século XVIII trouxe a máquina movida à vapor e, como resultado, levou as indústrias ao crescimento. Os produtos da manufatura (artesanais) deram lugar aos produtos industrializados. A busca por trabalho se tornou mais intensa, já que as máquinas substituíram a força de trabalho humana. Nesse período também predominou o excedente de produção , saturação dos mercados e a precarização do trabalho .
Capitalismo Financeiro ou Monopolista
Capitalismo informacional O capitalismo informacional , cognitivo ou do conhecimento corresponde a quarta fase de desenvolvimento do capitalismo. Esse termo foi utilizado primeiramente pelo sociólogo espanhol Manuel Castells, em sua obra “ A Sociedade em Rede ”, escrita em 1996 e publicada em 2006. As principais características do Capitalismo Informacional são: Terceira Revolução Industrial (Revolução Técnico-científica) Desenvolvimento acelerado do capitalismo financeiro Especialização e qualificação da mão-de-obra Mercantilização da informação Desenvolvimento de softwares e aplicativos
NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE
Relembrando o mundo bipolar...
Relembrando o contexto bipolar Com a desagregação do mundo socialista e fim da guerra fria houve a necessidade de se enquadrar os novos países de economia de mercado. Surge então a divisão norte-sul , onde o norte representa basicamente os países desenvolvidos, incluindo as economias mais industrializadas do ex-mundo socialista, e o sul se refere aos países subdesenvolvidos
O MUNDO MULTIPOLAR Com o fim da União Soviética e a fragmentação do mundo socialista, o mundo considerado bipolar deixou de existir, fazendo com que os Estados Unidos passassem a exercer uma hegemonia política sem precedentes desde a emergência do sistema capitalista no mundo; Ao mesmo tempo, outros países capitalistas também se consolidaram como os protagonistas do sistema-mundo, que abandonou o foco no poderio militar; Assim, os países da União Europeia (principalmente Alemanha, França e Inglaterra) , o Japão e, mais tarde, a China passaram a dividir com os norte-americanos o protagonismo geopolítico. Surgiu, assim, o mundo multipolar .
ECONÔMICA Aprofundamento do desenvolvimento do capitalismo, pois estamos diante de uma nova fase do capitalismo, que apresenta novas característica produtiva. Globalização que é a fase atual o capitalismo onde se verifica uma interdependência entre os estados nações. Aparecimento de organizações entre países que ficaram conhecidas como blocos de poder, como é o caso a União Europeia (EU) e do NAFTA.
Divisão Norte-Sul A divisão Norte-Sul é delimitada por uma linha sinuosa. Os países desenvolvidos estão situados de um lado da linha, a maior parte ao norte, e os subdesenvolvidos encontram-se ao sul.
Características da nova ordem mundial As alianças entre nações são feitas agora pelo grau de afinidade econômico-comercial existente entre um e outro país. Deixando de lado a questão ideológica o que impera agora é a questão mercadológica . O nível de poder de um país agora é medido pelo seu desenvolvimento científico e tecnológico , com destaque para o conhecimento cientifico na áreas de informática e biotecnologia.
Características da nova ordem mundial Surgimento de novos organismos internacionais como o G7 , que engloba os setes países mais industrializados do mundo e a Rússia por isso e conhecido também como G8. Proliferação de blocos de poder, na América, Ásia, África, Europa, enfim todos os continentes. Aparecimento de uma ordem monopolar, no que diz respeito a questão militar, pois só existe uma superpotência militar nos dias atuais que é os EUA.
Maiores Economias
Para não esquecer...
Características da nova ordem mundial Aparecimento de novos centros de poder econômico (Japão e Alemanha) um no extremo oriente e outro dentro da Europa. China como um polo de poder emergente da nova ordem mundial.
Introdução ao Liberalismo O liberalismo é uma doutrina econômica liberal surgida no século XVIII que se estendeu até 1929. Dentre seus teóricos se destaca Adam Smith (1723-1790), essa doutrina correspondia às expectativas do capitalismo industrial e seu princípios eram: Liberdade individual; Direito à propriedade privada; Respeito à livre iniciativa e à livre concorrência .
Neoliberalismo O neoliberalismo (novo liberalismo) é do século XX, por volta de 1970 o modelo do Keynesiano começa a dar lugar as antigas ideias do liberalismo. O objetivo principal do Neoliberalismo era promover o aumento da circulação de mercadoria no mundo. Seus principais incentivadores foram Margaret Thatcher e Ronald Reagan. Seus princípio básicos são: Estado mínimo, o Estado deve interferir o mínimo possível na economia, de preferência como regulador; Políticas de privatizações; Abertura econômica.