Capitalismo Financeiro

ivanilsonlima 8,174 views 24 slides Mar 07, 2016
Slide 1
Slide 1 of 24
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24

About This Presentation

Capitalismo Financeiro;
Imperialismo/Neocolonialismo;
Divisão Internacional do Trabalho;
Corporações;
Segunda Revolução Industrial;
Crise de 1929;
Keynesianismo


Slide Content

Capitalismo Financeiro Prof. Ivanilson Lima Geografia – 2ª série EMI

Imperialismo/Neocolonialismo; Divisão Internacional do Trabalho; Corporações; Inovações da Segunda Revolução Industrial.

Vamos revisar? Vídeo: História - Imperialismo / Neocolonialismo

Imperialismo/Neocolonialismo “... o Imperialismo do século XIX consistiu num tipo de política expansionista das principais nações europeias, que tinha por objetivo a busca de mercado consumidor, de mão de obra barata e de matérias-primas para o desenvolvimento das indústrias . “ Fonte: http:// historiadomundo.uol.com.br/idade-contemporanea/imperialismo.htm

Imperialismo/Neocolonialismo

Características/Consequências Foi uma nova fase de expansão colonialista entre 1850 a 1945, vinculado a transição entre Capitalismo Industrial e Financeiro; Buscou-se novos domínios coloniais, em especial na África e Ásia; Provocou uma nova Divisão Internacional do Trabalho: i. países industriais e países agrários; ii . países de centro e países periféricos/emergentes; Crescimento da rivalidade entre as potências europeias e com as potências que vão surgir com a Segunda Revolução Industrial; Intensificou o desequilíbrio mundial entre os países industrializados; Provocou mudanças nas estruturas étnicas africanas de forma significativa.

Imperialismo na África

Imperialismo na Ásia

Divisão Internacional do Trabalho – DIT Vídeo: Divisão Internacional do Trabalho DIT

Corporações

Corporações “Corporação (do latim corporis e actio , corpo e ação), é um grupo de pessoas que agem como se fossem um só corpo, uma só pessoa, buscando a consecução de objetivos em comum. Num sentido amplo é um grupo de pessoas submetidas às mesmas regras ou estatutos, e neste sentido é sinônimo de agremiação, associação ou ainda empresa. Num sentido mais estrito é uma pessoa jurídica (diferente de pessoa física) que possui direitos similares a uma pessoa física, mas sem se confundir com a natureza desta última. “ Fonte: https:// pt.wikipedia.org/wiki/Corpora%C3%A7%C3%A3o

Monopólios/Oligopólios Monopólio é a exploração sem concorrente de um negócio ou indústria, em virtude de um privilégio. É a posse ou o direito em caráter exclusivo. Ter o monopólio é possuir ou desfrutar da exploração de maneira abusiva, é vender um produto ou serviço sem concorrente, por altos preços. Do grego monos, que significa "um" e polein que significa "vender ". Oligopólio é um sistema que faz parte da economia política que caracteriza um mercado onde existem poucos vendedores para muitos compradores .

Trustes, Cartéis, Conglomerados e Holdings Trustes: controlam todas as etapas da produção, desde a extração da matéria ‑ prima, sua transformação em produtos, até a distribuição das mercadorias. Cartel: estabelecimento de acordos entre trustes ou empresas de menor porte, com preços comuns, dividindo os mercados e inviabilizando a concorrência. Conglomerados: resultou da ampliação de capitais e diversificação dos negócios, visando a dominação de determinados produtos ou serviços. Holding: surgiu com avanço das Bolsas de Valores, seria o acionista majoritário (pessoa, família, fundação ou banco), controlando as ações de um grupo de pequenos investidores (em geral pequenas empresas).

A ilusão da escolha

Segunda Revolução Industrial Final do século XIX até meados do século XX; Países pioneiros: Estados Unidos, Alemanha e Japão; Inovações tecnológicas: motor de combustão interna e dínamo; Fontes de energia: petróleo e eletricidade; Transporte: rodoviário e aéreo; Indústrias de base: metalúrgica e petroquímica; Bens de consumo inovadores: automóvel, telefone, rádio e televisão; Bancos investindo e controlando empresas gerando capitais financeiros e as Bolsas de Valores.

Segunda Revolução Industrial Curiosidade: Primeiro carro a gasolina é fabricado na Alemanha em 1886. Patenteado Karl Friedrich Michael Benz.

Segunda Revolução Industrial Vídeo: Modelos de produção na indústria: fordismo e toyotismo

Capitalismo Financeiro

Contexto Histórico da doutrina econômica Contexto: “O mercado passou a ser dominado por grandes corporações . Portanto, o liberalismo permanecia muito mais como ideologia capitalista, porque, na prática, a livre concorrência, característica da etapa industrial do capitalismo , era bastante limitada. O Estado, por sua vez, passou a intervir na economia como agente produtor ou empresário , mas, sobretudo, como planejador e coordenador. Essa atuação intensificou ‑se após a crise econômica de 1929 "( MOREIRA, pág. 22).

Crise de 1929 Primeira Guerra Mundial (desestabilização europeia e crescimento estadunidense); Expansão de crédito, valorizando o consumismo e criando a primeira sociedade de consumo industrial; Reestruturação paulatina europeia, diminuindo as importações; Superprodução passou a não ser absorvida; Bolha inflacionária desvalorizando o dinheiro; Queda das ações e Quebra da Bolsa de Valores de Nova York; Desemprego em massa e fechamento de empresas e bancos; No Brasil: crise dos latifúndios cafeicultores.

Doutrina Econômica Keynesianismo Política de intervenção estatal, no qual o Estado age como empresário-produtor e, principalmente, como planejador e coordenador econômico. Foi iniciado por Franklin Rossevelt e defendido por John Keynes, com o New Deal , um plano que consistia num conjunto de obras públicas e estímulo a produção, reduzindo o desemprego. Com a superação da crise, entram em cena, com mais vigor, os grandes conglomerados capitalistas.

Capitalismo Financeiro - características Controle da economia pelos bancos e grandes corporações Surgimento de empresas globais: transnacionais ou multinacionais; Aumento da concorrência internacional; Monopólio, oligopólio e crescimento econômico; Especulação e expansão do mercado financeiro; Produtos financeiros (ações, moedas, empréstimos, financiamentos, etc .);

Capitalismo Financeiro - características Bolsa de Valores (negociação de capitais, ações e títulos financeiros ); Ampliação do mercado internacional e mundialização da economia; Expansão da Globalização e do Imperialismo; Avanços tecnológicos (era das tecnologias da informação) e científicos; Revolução da comunicação e dos transportes; Cartel, Truste e Holding.

Referências Bibliográficas Canal Aula De. Youtube . História - Imperialismo / Neocolonialismo . Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=a5gWLE2AuDk> no dia 29 de fevereiro de 2016. Canal AulaOnline . Youtube . Divisão Internacional do Trabalho DIT . Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Fr08gnKbbyU> no dia 29 de fevereiro de 2016. Canal Evolucional. Youtube . Modelos de produção na indústria: fordismo e toyotismo . Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=i4703cGgY7s> no dia 29 de fevereiro de 2016. DIEGO, J. Slideshare . 2ª Revolucion Industrial e Imperialismo . Disponível em: <http://pt.slideshare.net/juandi/2-revolucion-industrial-e-imperialismo> no dia 29 de fevereiro de 2016. FERNANDES, C . Imperialismo . Disponível em: <http://historiadomundo.uol.com.br/idade-contemporanea/imperialismo.htm> no dia 29 de fevereiro de 2016. Wikipédia. Corporação . Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Corpora%C3%A7%C3%A3o> no dia 01 de março de 2016. Significados . Monopólio . Disponível em: <http://www.significados.com.br/monopolio/> no dia 01 de março de 2016. Significados. Oligopólio . Disponível em: <http://www.significados.com.br/oligopolio/> no dia 01 de março de 2016. JUNIOR, M. Crise de 1929 – Resumo das causas . Disponível em: <http://www.estudopratico.com.br/crise-de-1929-resumo-das-causas/> no dia 01 de março de 2016. FERNANDES, C. Crise de 1929 . Disponível em: <http://historiadomundo.uol.com.br/idade-contemporanea/crisede29.htm> no dia 02 de março de 2016. Toda Matéria. Capitalismo Financeiro . Disponível em: <http://www.todamateria.com.br/capitalismo-financeiro/> no dia 02 de março de 2016. MOREIRA, J. C. SENE, E. Geografia Geral e do Brasil : espaço geográfico e globalização. 2ª Ed. Refor . Vol. 2. São Paulo: Scipione, 2013.