Capitalismo Industrial

ivanilsonlima 6,023 views 14 slides Feb 22, 2016
Slide 1
Slide 1 of 14
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14

About This Presentation

Revolução Industrial;
Pioneirismo industrial inglês;
Princípios do liberalismo econômico;
Características do Capitalismo Industrial


Slide Content

Capitalismo Industrial Prof. Ivanilson Lima Geografia – 2ª série EMI

Primeira Revolução Industrial – revisão.

Vamos revisar? Fonte : História - Revolução Industrial

Revolução Industrial Conjunto de mudanças estruturais de produção de mercadorias que ocorreu na Europa entre os séculos XVIII e XIX, visando aumentar a produção de mercadorias para satisfazer o crescente mercado herdado da expansão marítima europeia, através do uso de máquinas nessa produção. Até século XVIII a produção europeia era basicamente artesanal, com destaque apenas para as manufaturas que ocorriam de forma mais acentuada na França e Inglaterra.

O Pioneirismo Industrial Inglês Instauração do Parlamentarismo, contribuindo então, em momento posterior para a mudança do sistema econômico; Uma grande acumulação de capital durante o século XVIII por conta do mercantilismo, constituindo uma rica burguesia urbana, por conta das grandes manufaturas; Introdução de pensamentos diferenciados por conta do protestantismo; O êxodo rural por conta dos grandes latifúndios e diminuição das taxas de mortalidade, constituindo uma grande mão-de-obra barata; Posição privilegiada junto ao mar e uma forte zona livre de comércio ultramarino, constituindo uma frota naval forte e eficiente; Abundantes jazidas de ferro e carvão mineral.

Expansão Ferroviária Europeia

Consequências da 1ª Fase da Revolução Coexistência de variadas formas de produção: industrial (em ascens ão); manufaturado e artesanal (em processo de extinção) ; Surgimento dos fornecedores de matéria-prima; Objetivo da produção passou a ser o mercado, principalmente externo; Início da divisão social do trabalho; Uso intenso das máquinas hidráulicas e a vapor; Uso dos trens a vapor para o transporte, gerando uma intensa malha ferroviária; Avanço das técnicas de siderurgia; Crescimento das cidades e consequentemente de problemas ambientais; Surgimento da classe proletária assalariada, com péssimas condições de trabalho e salário, assim como dos Sindicatos que buscavam melhorias dessas.

Capitalismo Industrial

Doutrina Econômica Liberalismo: "... o indivíduo contra o poder do Estado e acreditava que cada um, ao buscar seu próprio interesse econômico, contribuiria para o interesse coletivo de modo mais eficiente . Por isso era contrário à intervenção do Estado na economia e defendia a “mão invisível” do mercado. "( MOREIRA, pág. 19).

Liberalismo – França Principal teórico: François de Quesnay Toda riqueza deriva da terra Os fenômenos econômicos, por serem naturais, são regidos por leis próprias, impostas por Deus. Por isso, a economia deveria ficar livre das regulamentações estatais. (Laissez-faire)

Liberalismo – Inglaterra Principal teórico: Adam Smith (defendeu a lei da oferta e da procura e a divisão do trabalho, como forma de aumentar a produtividade); Livre concorrência; Liberdade de contrato entre os indivíduos; A origem da riqueza está no trabalho e não nas atividades agrárias.

Capitalismo Industrial – resumo Estendeu-se de meados do século XVIII até aproximadamente final do século XIX; Marcado pela Primeira Fase da Revolução Industrial iniciada na Inglaterra ; Expansão dos transportes terrestres pelo uso de ferrovias e dos transportes marítimos, ambos pelo uso dos motores a vapor; A produção passa a ser o principal foco de concentração de esforços; Substituição do trabalho escravo pelo trabalho assalariado, visando garantir maiores lucros de produção e consumo; Evolução significativa de novas técnicas de produção e descoberta de novas fontes de energia, aumentando a produção; Aumento gradativo da divisão do trabalho, necessitando cada vez mais da especiliazação do trabalhador em determinada tarefa.

Revolução Industrial no Mundo

Referências Bibliográficas Só História. Revolução Industrial . Disponível em : <http :// www.sohistoria.com.br/resumos/revolucaoindustrial.php> no dia 18 de fevereiro de 2016. Canal Hexag Medicina Youtube . História – Revolução Industrial . Disponível em : <https://www.youtube.com/watch?v=pZy_3jMLbIo> no dia 18 de fevereiro de 2016. Toda Matéria. Revolução Industrial Inglesa . Disponível em: <http://www.todamateria.com.br/revolucao-industrial-inglesa/> no dia 17 de fevereiro de 2016. ALBUQUERQUE, C. Resumo sobre Revolução Industrial. Disponível em : <http://www.estudopratico.com.br/resumo-sobre-a-revolucao-industrial/> no dia 18 de fevereiro de 2016 . PAIVA, L. C. B. As Origens do Parlamentarismo e sua Manifestação no Brasil. Disponível em: <http ://www.infoescola.com/formas-de-governo/as-origens-do-parlamentarismo-e-sua-manifestacao-no-brasil /> no dia 19 de fevereiro de 2016. MOREIRA, J. C. SENE, E. Geografia Geral e do Brasil : espaço geográfico e globalização. 2ª Ed. Refor . Vol. 2. São Paulo: Scipione, 2013 . MELO, P. Fases do Capitalismo. Disponível em: <http://www.estudopratico.com.br/fases-do-capitalismo-comercial-industrial-e-financeiro/> no dia 11 de fevereiro de 2016 . Consciência Política. Liberalismo. Disponível em: <http ://www.portalconscienciapolitica.com.br/economia-politica/liberalismo /> no dia 18 de fevereiro de 2016.