gabrielamoraes568847
7,301 views
15 slides
Nov 26, 2013
Slide 1 of 15
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
About This Presentation
No description available for this slideshow.
Size: 362.65 KB
Language: pt
Added: Nov 26, 2013
Slides: 15 pages
Slide Content
Carl G ustav Jung
Nasceu em 26 de julho de 1875, na aldeia de K esswil , Suiça . Filho de Joham Paul Anchilles e Emile PreisWerk . Seu pai era pastor luterano.
Na infância atraia-se por assuntos relacionado a Filosofia e Arqueologia. Jung foi uma criança muito sensível com um grau intelectual notável, porém isso não o livrou de muitos conflitos pessoais, assim como uma infância muito solitária. Alguns nomes que influenciaram a carreira de Jung começando por: Fausto Goethe, Nietzsche e Freud .
Aos 20 anos em 1895 ingressa em Medicina na Universidade da Basiléia, Suíça. 1900 concluiu o curso de medicina e sentiu-se atraído pela psiquiatria, com o estudo das doenças da personalidades . À partir dai Jung começa uma carreira promissora no ramo da psiquiatria. De 1900 à 1915 há um avanço significativo na carreira de Jung incluindo o cargo de Chefe de Clínica Burghölzhi .
A eleição o primeiro Presidente da Associação Internacional de Psicanalítica. Abertura de sua clínica particular. Lança sua primeira obra “Metamorfoses e Símbolos da Libido”(posteriormente editado com o título Símbolos da Transformação). Começa a ser estruturada Psicologia Analítica. Leciona na Faculdade de Medicina de Zurique.
Em 14 de fevereiro de 1903 Carl Jung casou-se com Emma Rauschenbach (1882-1955) com quem teve quatro filhas e um filho.
Gradualmente Jung desenvolve suas teorias influenciado a partir correlação como Alquimia e Pensamentos orientais, Gnose, Mandala , Símbolos, Sonhos. Em 1944 Jung sofre um grave ataque do coração, vivenciou neste período intensas visões. Em 1957 apresentou no Congresso Internacional de Psiquiatria um estudo reverente a esquizofrenia, começa a escrever “Memorias, Sonhos e Reflexões”. Morre Jung no dia 6 de junho de 1961.
Psicologia Analítica : Conceitos principais : Introversão: energia focada em seu interior. Extroversão: energia focada em seu mundo externo. Funções Psíquicas : O Pensamento: É a razão, classifica, julga O Sentimento: Logica da emoção. A Sensação: Mecanismo sensorial, percepção. A Intuição: A informações é processada muito rápida e relacionam com experiências passadas e processos inconsciente.
Estrutura do Aparelho psíquico: Consciente : o “eu”, Ego como núcleo, Sentidos conscientes, memórias e experiências, raciocínio. Inconsciente Pessoal: Surge após ao nascimento, formada pela camada mais superficial do inconsciente. Inconsciente Coletivo : Herança psicológica somada à herança biológica, incluindo heranças da humanidade desde seu surgimento, formado por arquétipos.
Arquétipos : Tratam-se de núcleos instintivos passados de forma psicobiologia de geração a geração, imitindo padrões de comportamento herdados da humanidade, todos arquétipos se originam do inconsciente coletivo . Ego : Um dos maiores arquétipos da personalidade, Fornece o sentido de consciência e direção em nossa vida consciente, Planeja e Analisa conscientemente. A Persona : Papéis Sociais, Nossas “máscaras”, P ossui aspectos positivos e negativos, Nosso caráter.
A Sombra : Centro do inconsciente pessoal, Contém material reprimido da consciência, Aquilo que consideramos inferior em nossa personalidade, Perigosa se não reconhecida, Positivamente podemos dizer que a sombra é instintiva, qualidades positivas e virtudes. Anima : A personificação da natureza feminina do inconsciente masculino. Animus : A personificação da natureza masculina do inconsciente feminino O Self : A junção do individuo como um todo união do consciente e inconsciente, Arquétipo central, Arquétipo da ordem e totalidade da personalidade.
O Processo de Individuação: Trata-se do eixo central da Psicologia Analítica, É a busca do ser pelo seu autoconhecimento, É um processo de desenvolvimento da totalidade psíquica. Etapas do Processo de Individuação : Confronto com a Persona: Reconhecimento do eu da persona, consciência das “máscaras”. Confronto com a Sombra: A pessoa consciência das qualidades positivas e negativas inconscientes. Confronto com a Anima: Personaliza as tendências psicológicas femininas na psique do homem.
Confronto com Animus : Personaliza as tendência psicológicas masculinas na psique da mulher. Confronto com Self: Busca a integração do inconsciente e consciente . Obstáculo: O processo de individuação nem sempre é uma tarefa fácil e agradável , é preciso uma saúde mental estável para dar inicio ao processo. O ego precisa ser forte para aguentar as grandes mudanças.
Terapia: A terapia é um processo que exige esforços de analista e analisado , os dois formam um única unidade dinâmica. Segundo J ung a terapia é uma questão de da interação do inconsciente do analista e o analisado. Jung tentava despertar autonomia no analisado. Jung estabeleceu dois estágios terapêuticos, cada um divide-se em outras duas partes: E stágio analítico : confissão e elucidação E stágio sintético: educação e transformação.