Celula procarionte

4,933 views 17 slides May 29, 2018
Slide 1
Slide 1 of 17
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17

About This Presentation

trabalho biologia


Slide Content

Célula Procarionte

Definição As  células procariontes  são  células  que não possuem núcleo, a carioteca . O DNA dessas  células  possui um formato anelar e fica disperso pela membrana. Essas células  também não possuem Complexo de Golgi, retículo endoplasmático, mitocôndrias e cariomembrana. Os organismos constituídos por essas  células  são unicelulares.

Classificação As células procariontes podem ser bactérias ou Archaea . Estas protobactérias ou protocélulas (Bactérias, Cianofitas e Micoplasmas ) podem assumir a forma: espirilos (seres alongados e helicoidais); cocos, coccus e cocci (organismos relativamente esféricos); bacilos, bacillus e bacilli (levemente alongados); vibriões (dobrados em forma de arco ou de vírgula)

Principais Características Exceto pelos micoplasmas , as  bactérias  possuem uma parede celular e sua característica mais peculiar é a falta de carioteca para subdividir o núcleo celular . Dizemos que elas não possuem um núcleo verdadeiro, pois este é formado por algumas membranas que constituem o “ nucleoide ”, ou seja, um núcleo não separado . As células procariontes são caracterizadas pela pobreza de membranas. Ao contrário dos eucariontes, não possuem uma membrana (também conhecida como carioteca ) envolvendo o material genético.

Estrutura Na célula procarionte a estrutura é qualquer componente celular. Já a função é o papel desempenhado por cada uma das estruturas que constituem a célula. Por sua simplicidade estrutural e rapidez na multiplicação, a célula Escherichia coli é a célula procarionte mais bem estudada.

Parede Celular Estrutura localizada no exterior da membrana celular. Confere rigidez e determina a forma da célula. Protege e controla as trocas de substâncias com o meio ambiente. A função primordial dessa estrutura é conferir resistência e proteção celular, impedindo a lise osmótica em meio hipotônico.  

Gram positiva e G ram negativa As bactérias gram-positivas possuem uma parede espessa e homogénea, ligada e encostada directamente à face externa da membrana plasmática. Nestes casos, não existe espaço periplasmático . A espessura destas paredes pode atingir 100 nm e representar até 30% do peso seco da célula. Pelo contrário, a parede das bactérias gram-negativas é formada por dois folhetos : folheto interno, constituído por uma delgada camada do complexo de peptidoglicano (não excedendo 20 nm de espessura) e não encostado à membrana plasmática; o folheto externo, também designado por membrana externa dada a sua estrutura ser semelhante à de uma membrana unitária (constituída por liposacáridos e lipoproteínas).

Membrana Celular Camada lipoproteica que separa o conteúdo citoplasmático do meio em que ela se encontra e controla as trocas de substâncias com o meio ambiente . tem três  funções  principais: revestimento, proteção e permeabilidade seletiva, sendo esta última sua  função  mais comum

CITOPLASMA Espaço no interior da membrana plasmática preenchido por uma matéria coloidal e semifluida, onde se encontram substâncias importantes à célula e as organelas ficam suspensas. O citosol ainda confere consistência à célula.

Nucleotídeos Está na região onde se concentra o material genético da célula . Na formação da estrutura do DNA, temos as bases nitrogenadas Adenina, Guanina, Timina e Citosina, e na composição do RNA temos a Adenina, Guanina, Uracila e Citosina. Desta forma, os nucleotídeos que originam os ácidos nucleicos são diferentes, podendo assim se constituir como um elemento para sua caracterização.

Plasmídeos Os plasmídeos (ou plasmídios ) são moléculas extracromossômicas circulares de DNA bacteriano. Essas moléculas destacam-se por sua capacidade de duplicação independente, ou seja, são capazes de se replicar independentemente do DNA cromossomal .

Material genético Material genético (DNA circular): o material genético das células procarióticas constitui o DNA circular, molécula localizada no hialoplasma que é responsável pela reprodução e atua na divisão celular mantendo as informações genéticas da célula.

Ribossomos São organelas não-membranosas que ficam dispersas no citoplasma e atuam na síntese proteica, decodificando os comando enviados pelo DNA.

Cílios( Pilus ) e os flagelos Os cílios e os flagelos são estruturas citoplasmáticas anexas à membrana plasmática das células, tendo origem a partir do prolongamento dos centríolos, constituídos de proteínas motoras ( dineínas ) formando um conjunto de microtúbulos . A função desempenhada pelos cílios e os flagelos é basicamente locomotora, a exemplo dos organismos unicelulares protistas e espermatozóide . Contudo, os cílios também estão presentes em tecidos do trato respiratório (na traquéia ), onde realizam função de defesa (retenção e eliminação de partículas e microorganismos ).

Cápsula A cápsula bacteriana é uma estrutura grande presente em algumas células procariotas. É uma camada rígida com bordas bem definidas, formada por uma série de polímeros orgânicos. Ela se deposita no exterior da parede celular bacteriana. Geralmente contém glicoproteínas e um grande número de polissacáridos diferentes, incluindo poliálcoois e aminoaçúcares .

Osmose Osmose é a passagem de água de um meio menos concentrado (hipotônico) para outro mais concentrado (hipertônico), através de uma membrana semipermeável. O processo de osmose tem como finalidade igualar as concentrações entre uma solução hipotônica e outra hipertônica, até que se atinja um equilíbrio. Osmose Reversa Osmose e Difusão
Tags