Cidadania é o conjunto de direitos e liberdades sociais e econômicas reconhecidas ou não por um povo, país ou nação.
A cidadania, tem origem na Grécia clássica, sendo usada para designar os direitos relativos ao cidadão, ou seja, ao indivíduo, no referente aos negócios e as decisões políticas.
A cidadania moderna tem suas origens também após a segunda guerra mundial (1945), com o aumento substancial dos direitos sociais com a criação do Estado de Bem Estar Social (Welfare State).
Por muito Tempo, após a Grécia Antiga, a cidadania ficou estagnada e esquecida, voltando a tona após a segunda Guerra Mundial com a criação da ONU e da declaração Universal dos Direitos Humanos a partir de 1948, possibilitando que em muitos países ela viesse a ser buscada, e suprimindo os governos totalitários, assegurando por meio das constituições de muitos países os direitos de democracia, “isegoria” e isonomia.
Embora existam leis que visam reparar injustiças , tais como: “Maria da Penha” e “Afonso Arinos”, como no caso do Brasil, a cidadania que etimologicamente significa cidadão( ou aquele que vive na cidade), não basta estar na cidade e ser um indivíduo contemplativo, omisso e absorvido por si e para si. É necessário agir, porque a cidadania é vista no cidadão em ação porque os problemas da cidade dizem respeito a todos os cidadãos.
Por isso hoje no Brasil, o exercício da cidadania assegurado pela constituição. Contudo, o que ocorre é um tanto utópico, pois segundo o historiador José Murilo de Carvalho: “...a cidadania ideal é naturalizada pelo cotidiano das pessoas, como um bem ou valor pessoal, individual e, portanto, intransferível.”
Ainda, percebemos as mazelas e a pouca vergonha praticada pelos políticos que temos em nosso país. E o povo de modo geral está preocupado com futebol e carnaval.
No mundo, a cidadania naturalizada é a liberdade, como estabelecida no artigo III da Declaração Universal dos Direitos humanos, nos moldes dos Ideais da Revolução Francesa: “Toda pessoa tem o direito à vida, à liberdade, e à segurança pessoal.”