Ácidos e Bases - Aspectos históricos e aplicações.pptx

geysonbnrt 0 views 63 slides Oct 07, 2025
Slide 1
Slide 1 of 63
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30
Slide 31
31
Slide 32
32
Slide 33
33
Slide 34
34
Slide 35
35
Slide 36
36
Slide 37
37
Slide 38
38
Slide 39
39
Slide 40
40
Slide 41
41
Slide 42
42
Slide 43
43
Slide 44
44
Slide 45
45
Slide 46
46
Slide 47
47
Slide 48
48
Slide 49
49
Slide 50
50
Slide 51
51
Slide 52
52
Slide 53
53
Slide 54
54
Slide 55
55
Slide 56
56
Slide 57
57
Slide 58
58
Slide 59
59
Slide 60
60
Slide 61
61
Slide 62
62
Slide 63
63

About This Presentation

Apresentação de introdução ao estudo de ácidos e bases com aspectos históricos e aplicações.


Slide Content

Ácidos - 2º Ano Aspectos históricos e aplicações @geisonbrown

Quando ouve a palavra ácido, o que vem a sua mente? Você já deve ter ouvido que ácidos são perigosos, corrosivos e que podem queimar a pele. Muitos associam ácidos as frutas cítricas. Outros lembram de DNA e RNA. Há também quem lembre das inimigas.

1. Nesta aula O que você vai aprender com essa aula Aspectos históricos Origem da palavra, como foram descobertos Ácidos mais comuns Diversos ácidos estão nos nosso alimentos e no nosso corpo Aplicações Alguns são muito importante pra indústria.

Vários ácidos são conhecidos há muito tempo, principalmente os presentes na nossa alimentação, em frutas azedas. Na pré-história Mesmo na pré-história é possível imaginar caçadores-coletores consumindo frutas e se deparando com um sabor azedo.

A palavra ácido significa azedo . Primeiramente, a palavra acidez deriva do latim acetum que significa azedo. E esse é um dos cincos sabores essenciais que conseguimos distinguir, assim como: salgado, amargo, doce e umani. O azedo das frutas Frutas maduras apresentam maior pH, são menos azedas e mais fáceis de consumir. Inclusive o sabor foi usado por muito tempo para classificar as substâncias.

Um pouco sobre pH . Quando você chupa uma laranja sente um sabor ácido mas bem menor do que sente quando prova uma tamarina. A escala que é usada para medir isso é chamada de escala de pH e na tabela a seguir você pode ver uma lista de frutas com seus intervalos de pH: Falaremos sobre essa escala de pH de maneira mais aprofundada em posteriores.

Esse sabor azedo é reconhecido desde os povos antigos . Esse sabor foi reconhecido ácidos carboxílicos, como os presentes no leite coalhado (ácido lático), os sucos de frutas cítricas (ácido cítrico), vinho (ácido tartárico), café (esse que contém mais de 30 ácidos) e o vinagre (ácido acético). Ácido estava relacionado ao sabor do alimentos Esses são alguns exemplos de ácidos que conhecemos desde de a antiguidade

Uma sessão especial para o vinagre. Apesar de todos esses ácidos serem empiricamente conhecidos o que marcou profundamente a história de povos antigos com certeza foi o vinagre, pois ele é obtido pela fermentação de bebidas há pelo menos 6000 anos a.C. O vinagre tem sido muito utilizado como condimento, conservante de alimentos, bebida, material de limpeza, tratamento médico.

Uma sessão especial para o vinagre. O vinagre em si possui cerca de 4 a 8% de teor de ácido acético e o mais conhecido é o de vinho (tinto ou branco) daí deriva seu nome que vem do latim vinho + agre . Mas na verdade o ácido acético é produzido a partir da oxidação de qualquer bebida alcoólica, inclusive do próprio etanol, que conhecemos como álcool comum, por isso é comum você ver no rótulo do recipiente escrito “vinagre de álcool”.

Outro muito importante para os alquimistas foi o ácido sulfúrico. O ácido sulfúrico foi supostamente descoberto por volta do ano 900 pelo médico persa Rhazes que conseguiu obtê-lo pela queima e sua posterior destilação de minerais contendo enxofre como FeSO 4 e CuSO 4 . No entanto, a obtenção desse ácido só se disseminou a partir do século XI com a tradução dos manuscritos dos alquimistas para o latim. Por causa do poder de reação e dissolução, este ácido ampliou o número de experiências nessa época e marcou uma nova era para a Química e para a Ciência. Quanto mais ácido sulfúrico, mais rico Hoje em dia a produção e o uso do ácido sulfúrico é um indicativo do grau de desenvolvimento de um país.

Principais ácidos e seus usos Ácidos vulcãnicos Vários ácidos são liberados pelas chaminés dos vulcões, alguns são usados em tratamentos estéticos.

Ácido clorídrico (HCl) . Sua solução dissolvida na água é conhecida comercialmente como ácido muriático. Este ácido é muito usado para limpeza de pisos, superfícies metálicas, formação de haletos orgânicos. Este ácido, em sua forma mais pura, reage fortemente com metais e produz gás hidrogênio, o que poderia ser uma boa alternativa para produção deste gás. Esse ácido também faz parte do suco gástrico.

Ácido nítrico (HNO 3 ) . Utilizado na fabricação de explosivos (TNT, pólvora negra e outros) e fabricação do salitre, que é usado como fertilizante agrícola.

Ácido fluorídrico (HF). Aplicado na gravação de cristais e vidros. Uma curiosidade: em um episódio da série Breaking Bad, um dos personagens usa esse ácido para fazer a dissolução do corpo de um adversário para acabar com pistas.

Ácido fosfórico (H 3 P O 4 ). Utilizando em refrigerantes a base de cola, na fabricação de fertilizantes, em indústrias de vidro e tinturaria.

Ácido sulfúrico (H 2 S O 4 ). Um dos mais utilizado no mundo. Presente em soluções de baterias, em indústrias de tinta e papéis e no refino de açúcar.

Obrigado Na próxima aula estudaremos as bases

Bases - 2º Ano Aspectos históricos e aplicações Professor Geison Brown

Quando ouve a palavra bases, o que vem a sua mente? Família. Base de passar no rosto (maquiagem) - Esse talvez seja o resultado mais encontrado se você procurar no Google. Conhecimento fundamental para aprender algo. Construção civil: sustentação de algo. Você sabe o que é uma base no sentido Químico?

1. Nesta aula O que você vai aprender com essa aula Aspectos históricos Origem da palavra,base e como foram descobertas as primeiras Bases mais comuns Diversos bases estão nos nosso alimentos e no nosso corpo Aplicações Alguns são muito importante pra indústria.

Não são famosas como os ácidos Ao contrário dos ácidos, não temos uma função organoléptica específica que possamos identificá-las. Pois o sabor amargo que as vezes é associado a elas pode ser também por causa dos tatinos (substâncias usadas pelas plantas para inibir ataques de herbívoros).

O nome alcalino deriva do árabe Al-Qili Esse termo significa “cinzas calcinadas”, pois eram historicamente obtidas a partir da lavagem e fervura dessas cinzas. Hidróxido de sódio ou potásssio + gordura = Sabão

O termo “base” que usamos hoje foi introduzido a partir do séc. XVIII. Esse termo era aplicados aos metais não nobres e por isso chamados de básicos. Não nobres Metais não nobres eram chamados assim porque reagiam fácil e perdiam o brilho, além de oxidarem, como Fe e Pb.

As bases mais comuns são de metais alcalinos e metais alcalinos terrosos KOH - Hidróxido de potásssio NaOH - Hidróxido de sódio Ca(OH) 2 - Hidróxido de cálcio Mg(OH) 2 - Hidróxido de magnésio

Principais bases e seus usos Produtos de limpeza Várias bases são usadas em produtos de limpeza como sabões, sabonetes e detergentes.

Hidróxido de sódio (NaOH) . Conhecido comercialmente como soda cáustica é muito utilizada em limpeza doméstica, em indústria de papel, celulose e corantes.

Hidróxido de magnésio - Mg(OH) 2 . Uma das utilizações é como laxante, para o tratamento da constipação ocasional, e como antiácido, para alívio de azia, má digestão, hiperacidez gástrica e flatulênci a.

Hidróxido de amônio - NH 4 OH . Empregado na produção de fertilizantes, explosivos, em produtos para remover crostas de gorduras, em produtos farmacêuticos e na revelação de filmes fotográficos. .

Hidróxido de alumínio - Al(OH) 3 . Utilizado como antiácido estomacal.

Hidróxido de cálcio - Ca(OH) 2 . Formado pela dissolução de cal em água, é utilizado na preparação de argamassa e caiação.

Obrigado!! Na próxima aula estudaremos a fundo as classificações de ácidos e bases de Arrhenius, Bronsted-Lowry e Lewis. Dica Aproveite pra já ir pesquisando sobre o assunto, pesquisando, vendo vídeos no YouTube ou lendo no seu livro didático.

Ácidos e Bases - 2º Ano Teorias Ácido-Base Professor Geison Brown

As principais teorias de Ácidos e Bases Teoria de Arrhenius (1884) Teoria de Bronsted-Lowry (1923) Teoria de Lewis (1923)

Teoria da Dissociação Iônica - Arrhenius Arrhenius realizou experimentos relacionados à passagem de corrente elétrica em soluções aquosas. Determinadas substâncias, quando dissolvidas em água, são capazes de originar íons positivos (cátions) e íons negativos (ânions).

Representação macroscópica da dissociação e da ionização

Ácido é toda substância que, em água, libera íons hidrogênio (H+). Base é toda substância que, em água, libera íons hidroxila (OH–). Conceito de Arrhenius Svante Arrhenius - Suécia 1859 - 1927

Na ionização dos ácidos a água é um reagente O ácido é ionizado porque o Cl - é muito eletronegativo e puxa muito o par de elétrons para ele. Com isso o O da água pode puxá-lo.

Equações de ionização de ácidos

Classificação dos ácidos Presença de oxigênio na estrutura Quantidade de H+ ionizáveis

Força - grau de ionização

Equações de dissociação de Bases

Ácidos e Bases - 2º Ano Teorias Ácido-Base Professor Geison Brown

Teoria de Ácidos e Bases de Bronsted-Lowry Esta teoria é mais abrangente que a de Arrhenius e não se limita a soluções aquosas. Johannes Nicolaus Brønsted - Thomas Martin Lowry O dinamarquês Bronsted e o inglês Lowry .propuseram uma nova teoria de ácido-base em 1923 simultaneamente e de forma independente.

Ácidos são espécies doadoras de prótons H+ Bases são espécies receptoras de prótons H+ Nessa reação, o átomo de hidrogênio do HCl é transferido para a molécula de água, formando o íon hidrônio . Portanto, podemos dizer que o HCl doou um próton, o íon H+, para a água. Então, segundo Brönsted-Lowry, o HCl é um ácido e a água é uma base.

Par conjugado

Teoria de Lewis No mesmo ano em que Brönsted e Lowry apresentaram suas teorias sobre ácidos e bases, o químico estadunidense Gilbert Newton Lewis [1875-1946] propôs uma teoria sobre ligações químicas que também apresenta definições para ácidos e bases Gilbert Newton Lewis (1875-1946) É um dos cientistas químicos mais importantes da história. Seus estudos contribuíram com as teorias das ligações químicas, ácidos e bases e muitas outras coisas. Apesar disso, nunca ganhou prêmio Nobel.

HCl + H 2 O → H 3 O + + Cl -

Obrigado!! Nas próxima aulas estudaremos conceitos relacionados aos indicadores de ácido-base e a escala de pH. Dica Aproveite pra já ir pesquisando sobre o assunto, pesquisando, vendo vídeos no YouTube ou lendo no seu livro didático.

Ácidos e Bases - 2º Ano Indicadores de ácidos e bases e escala de pH Professor Geison Brown

Indicadores de ácidos e bases Desde a época dos alquimistas pessoas perceberam que algumas substâncias mudavam de cor ao entrar em contato com outras.

Indicadores de ácidos e bases A forma mais simples de identificar se a substância é um ácidos ou uma base é utilizando substâncias denominadas indicadores de ácido e base , como o extrato de repolho-roxo ou indicadores comerciais produzidos por indústrias químicas. Além disso, os químicos contam com equipamentos que fornecem resultados mais precisos.

Indicadores de ácidos e bases Assim pode dizer que indicadores são substâncias naturais ou sintéticas que possuem a capacidade de mudar de cor de acordo com o pH do meio. Isso significa que quando esses indicadores de pH são colocados em contato com uma solução ácida, eles adquirem determinada cor, mas quando são colocados em meio básico, apresentam outra coloração

Indicadores de ácidos e bases Hoje em dia podemos usar determinados equipamentos como um pHmetro que dá medidas mais precisas do nivel de acidez e basicidade de um meio.

A escala de pH A escala de pH está relacionada à concentração de íons hidrogênio (H+ ou H 3 O+) presentes na solução. Essa escala varia de 0 a 14, embora algumas soluções possam apresentar valores fora dela. Para uma solução aquosa, a 25 °C e 1 atm, o pH está relacionado à acidez, como mostra a tabela ao lado.

A medida do pH nas diversas partes do corpo pode indicar problemas de saúde . Se o pH do sangue sair dessa faixa, o indivíduo morre.

Obrigado!! Você que brilha!!