Cinética Químicadjdkkskskskskkskkskskkak

BrunaCostaCastello 1 views 4 slides Sep 20, 2025
Slide 1
Slide 1 of 4
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4

About This Presentation

Mmamamamammam


Slide Content

Cinética Química Conceito: É a área da química que estuda a velocidade das reações químicas e dos fatores que alteram a sua velocidade. Nas reações presentes na vida de cada um, observamos que algumas são rápidas ou instantâneas, como a explosão do TNT (dinamite), enquanto outras são lentas ou de grande duração, como o enferrujamento de uma engrenagem de ferro. Como explicar tal diferença? Para isso, será necessário analisar certos fatores que influenciam a rapidez de uma reação química. Velocidade média ou rapidez de uma reação: Consiste na variação da quantidade de substância em um intervalo de tempo.(Em módulo)

3. Condições de ocorrência de uma reação Química: Contato; Afinidade: é a capacidade que uma substância tem de reagir com a outra. Orientação Favorável: gera colisão efetiva. Energia de ativação: energia mínima necessária(absorvida) pelos reagentes para que uma reação aconteça(complexo ativado). A energia de ativação gera o Complexo ativado . Complexo ativado: Complexo ativado é o estado intermediário formado entre reagentes e produtos, em cuja estrutura existem ligações enfraquecidas e formação de novas ligações.(Ponto de transição)

OBS: Quanto maior for o número de colisões efetivas, maior será a velocidade das reações químicas. Colisão eficaz/efetiva: resulta em reação. Colisão não eficaz/não efetiva: não resulta em reação. ΔH = Hp – Hr Como Hp < Hr ⇒ ΔH < 0 Então, a reação é exotérmica. ΔH = Hp – Hr Como Hp> Hr ⇒ ΔH > 0 Então, a reação é endotérmica. Energia de ativação(E a ): E a = E ca - E r E ca : energia do complexo ativado. E r : energia dos reagentes