Slides utilizados na aula sobre classificação biológica.
Conteúdos abordados
- Sistemática
- Taxonomia
- Filogenia
- Classificação dos seres vivos
Size: 13.44 MB
Language: pt
Added: Mar 15, 2017
Slides: 29 pages
Slide Content
Classificação Biológica Professora Elisa :D
Sistemática Ramo da biologia que estuda e organiza a biodiversidade. Taxonomia Área da sistemática que trata da classificação e nomenclatura dos seres vivos.
Primeira tentativa de classificação Aristóteles: o pai da zoologia; Animais poderiam ser agrupados de acordo com suas características; Base para uma classificação que dividiu os animais em vertebrados e invertebrados.
John Ray Metade do século XVII Catalogar e dispor sistematicamente todos os organismos do mundo. Primeiro a usar o termo “espécie”. Sistema de classificação artificial: considerava apenas semelhanças anatômicas e não as relações evolutivas.
Século XVIII Sistemas de classificação naturais: Usam critérios que tem origem na morfologia, fisiologia, ecologia e embriologia. Duas vantagens: Os organismos organizados em grupos por semelhanças utilizando critérios biológicos. Organismos divididos com base nas relações evolutivas (filogenia).
Sistema de classificação de Lineu
Carl Von Linné Naturalista, médico e professor. 1735: Systema naturae Seu sistema foi base para o sistema atual de classificação. Estabeleceu categorias taxonômicas hierárquicas: organismos são incluídos de acordo com a quantidade de semelhanças.
Categorias taxonômicas
ReFiCOFaGE
Como classificar o catioríneo?
Espécie Unidade básica da classificação biológica É um grupo de organismos muito semelhantes, com a mesma quantidade de cromossomos e que ao cruzar geram descendência fértil.
Nomenclatura binomial
Regrinhas :D Nomes em latim ou latinizados; Devem estar destacados: itálico, negrito ou sublinhado; Nome da espécie é binomial; Nome do gênero é substantivo, primeira letra MAIÚSCULA; Nome da espécie é adjetivo, primeira letra minúscula;
Regrinhas :D Sube spécie: depois do nome da espécie e com inicial minúscula. Subgênero: entre parênteses e com inicial maiúscula. Nome do autor e data: depois da espécie.
Sistemática moderna
Como é? Leva em consideração os princípios evolutivos; Filogenética ou cladística: método de classificar que considera a evolução e não a semelhança entre os seres vivos;
Como é? Cladrogramas: representam as relações filogenéticas entre os seres vivos; Cladogênese: ruptura com a população original, promove a anagênese (alteração de característica); Eventos cladogenéticos: barreiras geográficas, mutações ou derivas genéticas.
Grupo monofilético Reúne todos os descendentes de um ancestra l comum.
Grupo parafilético Não inclui todos os descendentes de um ancestral comum.
Reinos da Natureza
Robert H. Whittaker Cinco reinos: Monera, Protista, Fungi , Plantae e Animalia ; Critérios: organização celular e formas de nutrição. Organização celular: procarionte ou eucarionte Formas de nutrição: fotossíntese, absorção e ingestão.
Carl Woese 1990 Nova proposta para classificar os seres vivos; Análise do DNA ribossomal
Bacteria e Archea Unicelulares e procariontes; Autótrofos ou heterótrofos; Arqueas : sem glicopeptídeos na parede celular; Eubactérias e cianobactérias: com glicopeptídeos na parede celular.
Proctista Unicelulares e eucariontes; Sem tecidos; Autótrofos e heterótrofos; Algas e protozoários.
Fungi Unicelulares, pluricelulares e eucariontes; Heterótrofos por absorção; Armazenam glicogênio; Estrutura corporal e reprodução lembra a dos vegetais.
Plantae Pluricelulares com tecido; Eucariontes; Autótrofos fotossintetizantes; Armazenam amido.
Animalia Pluricelulares com tecidos; Eucariontes; Heterótrofos por ingestão; Armazenam glicogênio.