Classificação biológica

3,524 views 29 slides Mar 15, 2017
Slide 1
Slide 1 of 29
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29

About This Presentation

Slides utilizados na aula sobre classificação biológica.
Conteúdos abordados
- Sistemática
- Taxonomia
- Filogenia
- Classificação dos seres vivos


Slide Content

Classificação Biológica Professora Elisa :D

Sistemática Ramo da biologia que estuda e organiza a biodiversidade. Taxonomia Área da sistemática que trata da classificação e nomenclatura dos seres vivos.

Primeira tentativa de classificação Aristóteles: o pai da zoologia; Animais poderiam ser agrupados de acordo com suas características; Base para uma classificação que dividiu os animais em vertebrados e invertebrados.

John Ray Metade do século XVII Catalogar e dispor sistematicamente todos os organismos do mundo. Primeiro a usar o termo “espécie”. Sistema de classificação artificial: considerava apenas semelhanças anatômicas e não as relações evolutivas.

Século XVIII Sistemas de classificação naturais: Usam critérios que tem origem na morfologia, fisiologia, ecologia e embriologia. Duas vantagens: Os organismos organizados em grupos por semelhanças utilizando critérios biológicos. Organismos divididos com base nas relações evolutivas (filogenia).

Sistema de classificação de Lineu

Carl Von Linné Naturalista, médico e professor. 1735: Systema naturae Seu sistema foi base para o sistema atual de classificação. Estabeleceu categorias taxonômicas hierárquicas: organismos são incluídos de acordo com a quantidade de semelhanças.

Categorias taxonômicas

ReFiCOFaGE

Como classificar o catioríneo?

Espécie Unidade básica da classificação biológica É um grupo de organismos muito semelhantes, com a mesma quantidade de cromossomos e que ao cruzar geram descendência fértil.

Nomenclatura binomial

Regrinhas :D Nomes em latim ou latinizados; Devem estar destacados: itálico, negrito ou sublinhado; Nome da espécie é binomial; Nome do gênero é substantivo, primeira letra MAIÚSCULA; Nome da espécie é adjetivo, primeira letra minúscula;

Regrinhas :D Sube spécie: depois do nome da espécie e com inicial minúscula. Subgênero: entre parênteses e com inicial maiúscula. Nome do autor e data: depois da espécie.

Sistemática moderna

Como é? Leva em consideração os princípios evolutivos; Filogenética ou cladística: método de classificar que considera a evolução e não a semelhança entre os seres vivos;

Como é? Cladrogramas: representam as relações filogenéticas entre os seres vivos; Cladogênese: ruptura com a população original, promove a anagênese (alteração de característica); Eventos cladogenéticos: barreiras geográficas, mutações ou derivas genéticas.

Grupo monofilético Reúne todos os descendentes de um ancestra l comum.

Grupo parafilético Não inclui todos os descendentes de um ancestral comum.

Reinos da Natureza

Robert H. Whittaker Cinco reinos: Monera, Protista, Fungi , Plantae e Animalia ; Critérios: organização celular e formas de nutrição. Organização celular: procarionte ou eucarionte Formas de nutrição: fotossíntese, absorção e ingestão.

Carl Woese 1990 Nova proposta para classificar os seres vivos; Análise do DNA ribossomal

Bacteria e Archea Unicelulares e procariontes; Autótrofos ou heterótrofos; Arqueas : sem glicopeptídeos na parede celular; Eubactérias e cianobactérias: com glicopeptídeos na parede celular.

Proctista Unicelulares e eucariontes; Sem tecidos; Autótrofos e heterótrofos; Algas e protozoários.

Fungi Unicelulares, pluricelulares e eucariontes; Heterótrofos por absorção; Armazenam glicogênio; Estrutura corporal e reprodução lembra a dos vegetais.

Plantae Pluricelulares com tecido; Eucariontes; Autótrofos fotossintetizantes; Armazenam amido.

Animalia Pluricelulares com tecidos; Eucariontes; Heterótrofos por ingestão; Armazenam glicogênio.