Classificação e Composição das Resinas Compostas - Concurso Odontologia - Questão Comentada
1,417 views
17 slides
Apr 16, 2021
Slide 1 of 17
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
About This Presentation
As resinas compostas podem ser classificadas de diferentes maneiras, de acordo com o tamanho das partículas inorgânicas, de acordo com o sistema de ativação e de acordo com a viscosidade.
A classificação de acordo com o tamanho das partículas divide as resinas compostas em:
Macroparticuladas...
As resinas compostas podem ser classificadas de diferentes maneiras, de acordo com o tamanho das partículas inorgânicas, de acordo com o sistema de ativação e de acordo com a viscosidade.
A classificação de acordo com o tamanho das partículas divide as resinas compostas em:
Macroparticuladas
Microparticuladas
Híbridas
Microhíbridas
Nanoparticuladas
Nanohíbridas
Já a classificação de acordo com a viscosidade divide as resinas compostas em:
Baixa Viscosidade:
Média Viscosidade
Alta Viscosidade
E, por último, a classificação de acordo com o sistema de ativação divide as resinas compostas em:
Quimicamente Ativadas
Fotoativadas
Além disso, vale destacar que as resinas compostas possuem três componentes principais, que envolvem uma matriz orgânica, matriz inorgânica e agente de união.
Na matriz orgânica é onde estão os monômeros, que fornecem as características de físicas e de manipulação desejadas ao material. Como exemplo de monômeros, temos o BIS-GMA, UDMA, TEGDMA e EGDMA
Além disso, estão presentes na matriz orgânica o inibidor de polimerização (Hidroquinona), modificadores de cor e o sistema ativador/iniciador (Cânforoquinona)
Já a matriz inorgânica é responsável pelas propriedades mecânicas da resina composta e é formada por partículas de quartzo, sílica e/ou vidro.
E, o agente de união, por sua vez, é caracterizado por um Silano, que une a matriz orgânica à matriz inorgânica.
Size: 745.36 KB
Language: pt
Added: Apr 16, 2021
Slides: 17 pages
Slide Content
Resina Composta – Composição e Classificação
Confira o Ebook! 101 Questões Comentadas de Periodontia, Endodontia e Dentística Mais de 250 páginas Escrito por um dentista que já atua no sistema público Autor disponível para discussão das questões Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta Compra 100% segura Link para Download: https://bit.ly/2KgFa0C 2
4 Resina Composta – Classificação. A resina composta pode ser classificada de acordo com o tamanho das partículas, com a sua viscosidade e com o sistema de ativação A classificação de acordo com o tamanho das partículas divide as resinas compostas em: Macroparticuladas Microparticuladas Híbridas Microhíbridas Nanoparticuladas Nanohíbridas Link para download dos slides na descrição!
5 Resina Composta – Classificação. A classificação de acordo com a viscosidade divide as resinas compostas em: Baixa Viscosidade: Média Viscosidade Alta Viscosidade A classificação de acordo com o sistema de ativação divide as resinas compostas em : Quimicamente Ativadas Fotoativadas Link para download dos slides na descrição!
6 Resinas Macroparticuladas . Foram uma das primeiras a serem comercializadas Possuem partículas de 15 a 100 micrômetros Atualmente estão em desuso, devido a sua alta rugosidade superficial (que favorecia o acúmulo de placa) e estética deficiente. No entanto, estas resinas eram utilizadas em dentes posteriores devido a sua alta resistência mecânica. Link para download dos slides na descrição!
7 Resinas Microparticuladas . Surgiram após as resinas Macroparticuladas para suprir a “necessidade estética” presente no mercado odontológico Possuem grande quantidade de matriz orgânica e partículas com tamanho de 0,01 a 0,06 micrômetros Estas resinas possuem boa estética e lisura superficial, no entanto, a resistência deste material é deficiente e, por isso, o seu uso é indicado apenas para áreas onde não incidem forças mastigatórias como no caso de cavidades Classe III de Black Link para download dos slides na descrição!
8 Resinas Híbridas. Envolve uma mistura entre as resinas de macro e microparticuladas , o que proporciona uma boa resistência mecânica e lisura superficial satisfatória São resinas universais, utilizadas tanto em dentes posteriores, quanto anteriores O tamanho das partículas varia entre 0,6 a 3,0 micrômetros Link para download dos slides na descrição! Resinas Nanohíbridas . São provenientes da adição de nanopartículas às resinas microhíbridas e, por isso, possuem propriedades bastante semelhantes com estas Tamanho das partículas varia entre 0,4 e 3,0 micrômetros
9 Resinas Microhíbridas . São resinas com partículas de 0,4 a 1,0 micrômetros Estas resinas também possuem boa resistência e uso universal Possuem lisura superficial/manutenção de polimento maior do que as resinas híbridas Possuem partículas com tamanho 5 a 70 nanômetros e que, assim, são cerca de dez vezes menores do que as partículas presentes nas resinas Microparticuladas Possuem ótimas propriedades estéticas e mecânicas Link para download dos slides na descrição! Resinas Nanoparticuladas .
10 Resinas de Baixa Viscosidade. São conhecidas como resina flow Estes materiais possuem menor quantidade de carga (e consequentemente menor resistência), menor módulo de elasticidade, maior quantidade de monômeros diluentes e maior contração de polimerização As resinas flow não são indicadas para restaurações extensas ou em áreas de alta tensão mastigatória, no entanto, o seu uso pode ser feito para o selamento de cicatrículas e fissuras e para restaurações Classe III ou V de Black Link para download dos slides na descrição!
11 Resinas de Média Viscosidade. São as resinas compostas convencionais, cujo as propriedades dependem dos componentes utilizados e da quantidade destes Conhecidas como resinas compactáveis Surgiram para reproduzir pontos de contato e contornos proximais, e facilitar a manipulação das resinas, auxiliando na aderência da resina nas espátulas de inserção Estas resinas possuem alta quantidade de carga inorgânica (e consequentemente maior resistência), no entanto, trazem como desvantagens a baixa lisura superficial e estética deficiente Link para download dos slides na descrição! Resinas de Alta Viscosidade.
12 Resinas Quimicamente Ativadas. O material é preparado antes da sua inserção na cavidade a partir da mistura de duas pastas A presa ocorre através da formação de radicais livres, provenientes da mistura de uma Amina Terciária com o Peróxido de Benzoila O processo de polimerização ocorre de forma uniforme em todo o material Como desvantagens, estas resinas trazem: Necessidade de mistura Descontrole do tempo de presa Instabilidade de cor Manchamento marginal Porosidade interna Link para download dos slides na descrição!
13 Resinas Fotoativadas . Foram criadas com o objetivo evitar as desvantagens das resinas quimicamente ativadas Nestas resinas o processo de polimerização inicia por absorção de luz numa faixa especifica de comprimento de onda, através da canforoquinona , que uma vez ativada, reage com uma amina alifática para produzir os radicais livres e gerar as cadeias poliméricas Link para download dos slides na descrição!
14 Resina Composta – Composição. Basicamente a resina composta possui três componentes: Matriz Orgânica Matriz Inorgânica Agente de União Matriz Orgânica: É onde estão os monômeros, que fornecem as características de físicas e de manipulação desejadas ao material Como exemplo de monômeros, temos o BIS-GMA, UDMA, TEGDMA e EGDMA Além disso, estão presentes na matriz orgânica o inibidor de polimerização ( Hidroquinona ), modificadores de cor e o sistema ativador/iniciador ( Cânforoquinona ) Link para download dos slides na descrição!
15 Resina Composta – Composição. Matriz Inorgânica: É responsável pelas propriedades mecânicas da resina composta Como componentes, podemos citar partículas de sílica, quartzo e vidro Agente de União: É um Silano , o qual tem a função de unir a Matriz Orgânica à Matriz Inorgânica. Esta adesão não é direta como sugere a Alternativa D da questão. Link para download dos slides na descrição!