Clonagem Vegetal A clonagem vegetal, ou micropropagação , é uma técnica do cultivo in vitro; São plantas que abrange áreas de morfologia, fisiologia, bioquímica, fitopatologia, genética, entre outras; E também nos setores agrícolas, como : fruticultura , floricultura, horticultura, como também na área florestal;
A terminologia “cultivo in vitro de plantas” engloba o cultivo de células, tecidos e órgãos de plantas; Dentre as técnicas de cultivo in vitro, a micropropagação é uma das aplicações mais rotineiras e de maior impacto para agricultura, pois permite uma rápida multiplicação das plantas em larga escala, com características agronômicas superiores.
Clonagem em Vegetal
Clonagem Natural Fragmentação: o organismo fragmenta-se espontaneamente ou por acidente e cada fragmento desenvolve-se originando novos seres vivos, como é o caso das estrelas-do-mar e das algas;
Partenogénese: processo através do qual um óvulo se desenvolve originando um novo organismo, sem que tenha havido fecundação prévia. Este processo é comum na abelha, pulgão, formiga, alguns répteis e anfíbios. Bipartição : um indivíduo divide-se em dois com dimensões sensivelmente iguais, desenvolvendo-se a partir de cada fragmento dois seres, como é o caso da ameba , planária e paramécios .
Clonagem em Vitro A clonagem in vivo envolve o uso da tecnologia de DNA recombinante para colocar os fragmentos de DNA dentro de um hospedeiro . O DNA que se deseja clonar é geralmente isolado do seu cromossomo usando enzimas de restrição e é unido ao vetor. Esta união forma a molécula de DNA recombinante que deve ser inserida em células de hospedeiros.