Símbolo pascal O COELHO Marta Teixeira - 6º D (nº17)
Porque é que os coelhinhos são símbolos pascais A Páscoa é uma celebração cristã que lembra a ressurreição de Jesus Cristo. Mas a data tem muitos símbolos que vão além da religião, como o feriado e os tradicionais os ovos de chocolate. Mas existe um outro que remete a esta data mais do que tudo: o coelhinho da Páscoa. Os coelhos são mamíferos roedores que passam boa parte do seu tempo comendo. A alimentação é baseada em vegetais, principalmente cenoura folhas e ração. Como seus dentes não param de crescer, eles costumam morder tudo o que vêem pela frente para mantê-los em um tamanho que consigam fechar a boca. Mas porque eles viraram símbolos da Páscoa? A história conta que o animal foi escolhido para marcar a data por conta da sua facilidade de reprodução, já que esses animais possuem naturalmente uma boa fertilidade e geram ninhadas com um grande número de filhotes. E é exactamente esse sentido de fartura que remete ao renascimento proposto pela Páscoa cristã.
Antigamente, a capacidade de se reproduzir era vista como sinónimo de preservação da espécie. Quanto mais filhos, melhor qualidade de vida a família teria. Por isso, o coelho acabou sendo a representação perfeita. Sem contar o fato de que os bichinhos são muito fofos . Até hoje, muitas pessoas costumam esconder ovos – que também são sinónimos de vida – e escondem pela casa para que os filhos encontrem. Depois, dizem que o responsável pelo feito foi o coelhinho da Páscoa .
Na verdade o coelho é símbolo da Páscoa porque a data da páscoa é um feriado pagão convertido, como vários outros, e esse festival é o da deusa Easter (por isso páscoa em inglês é easterday ). Como se trata de uma deusa da primavera (que é 21 de Março no hemisfério norte) seu símbolo é a ressurreição e o renascimento representados como o coelho, normalmente quando a deusa é representada em imagens ela sempre aparece com um ovo na mão que representa a fertilidade, por isso o ovo de Páscoa .